Use o botão abaixo para reportar erros ou dar sugestões.

Cálculo Numérico - Versão Python

Capítulo 3
Solução de equações de uma variável


Neste capítulo, construiremos aproximações numéricas para a solução de equações algébricas em uma única variável real. Observamos que obter uma solução para uma dada equação é equivalente a encontrar um zero de uma função real apropriada. Com isso, iniciamos este capítulo discutindo condições de existência e unicidade de raízes de funções de uma variável real. Então, apresentamos o método da bisseção como uma primeira abordagem numérica para a solução de tais equações.

Em seguida, exploramos outra abordagem via iteração do ponto fixo. Desta, obtemos o método de Newton1 , para o qual estudamos aplicações e critérios de convergência. Por fim, apresentamos o método das secantes como uma das possíveis variações do método de Newton.

Ao longo do capítulo, apresentamos algumas computações com Python. Nestas, assumiremos o que os seguintes módulos estão carregados:

>>> from __future__ import division  
>>> import numpy as np  
>>> import matplotlib.pyplot as plt  
>>> import scipy as sci  
>>> from scipy import optimize

A segunda instrução carrega a biblioteca de computação científica numpy e a terceira carrega a biblioteca gráfica matplotlib.

Creative Commons License Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC-BY-SA 3.0). Página gerada em 15/5/2019 às 15:24:50.

Informe erros ou edite você mesmo!