Extensão

Historicamente o Setor de Suínos tem uma forte ação de extensão dando suporte técnico às ações vinculadas à suinocultura nacional. Essas atividades estão vinculadas a cursos, palestras, conferências e visitas técnicas. Além disso, foram organizados vários eventos técnicos, muitos vinculados a ABRAVES (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos) como inúmeros eventos regionais e a organização do X Congresso Nacional da ABRAVES, realizado em Porto Alegre no ano de 2001. O Setor de Suínos organiza toda a parte científica do Simpósio Internacional de Suinocultura (SINSUI).

Desde 2017, está sendo organizado um novo projeto, o Swine Day, onde são apresentados todos os projetos desenvolvidos com suínos na UFRGS. O Swine Day integra não somente a pesquisa realizada no Setor de Suínos, mas também de vários departamentos e laboratórios da UFRGS. Além disso, ao longo desses anos foram publicados inúmeros livros, como 5 edições de “Doenças de Suínos” e os 5 volumes da série “Suinocultura em Ação”.

Na área laboratorial, são prestados serviços de avaliação e monitoramento de doses de sêmen suíno. São oferecidos serviços de avaliação qualitativa e quantitativa das doses de sêmen com o emprego de sistema computadorizado de análise espermática e citometria de fluxo.