Parcerias

Universidades

O Setor de suínos desenvolve parcerias com inúmeras Universidades e Instituições de pesquisa como a EMBRAPA-CNPSA; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de São Paulo.

Internacionalmente o Setor de Suínos desenvolve várias ações com a Stiftung Tierärztliche Hochschule Hannover (TiHo-Hannover); Kansas State University; University of Minnesota; University of Alberta; University of Wageningen; University of Illinois, University of Nebraska e Iowa State University.

Indústria

A integração com a indústria é uma forte característica do Setor de Suínos – FAVET UFRGS. Desde os anos 90 são desenvolvidos projetos de pesquisa que geram valores e novas oportunidades ao setor produtivo de suínos, envolvendo basicamente a realização de pesquisas relacionadas a projetos de mestrado e doutorado em granjas comerciais e de pesquisa de entidades comerciais como integrações ou cooperativas ligadas à suinocultura.

Essas pesquisas geram valor para indústria. Principalmente em ações que promovem melhoras nos índices de desempenho reprodutivo aumentando o número de leitões produzidos por fêmea ao ano. Da mesma forma, existem ações que focam diretamente na melhoria do desempenho zootécnico, redução da mortalidade e melhoria do bem-estar animal. Essas ações são resultados das pesquisas integradas nas áreas de sanidade, reprodução e manejo de suínos. As informações geradas com essas parcerias são transferidas diretamente às indústrias parceiras e posteriormente disseminadas com as ações de extensão descritas e através da divulgação de material científico.