A preocupação com os resíduos da atividade humana vem se tornando cada vez mais intensa, sendo que o vidro ocupa um lugar de destaque nessa questão, já que este não se decompõe na natureza. Da mesma forma, existe uma preocupação crescente com relação ao consumo energético para a obtenção do conforto térmico nas construções.
O vidro sodo-cálcico é o vidro comercial mais comum e o mais barato, e responde por 90% da produção. É usado principalmente em embalagens, como garrafas, potes e frascos, e também para produção de copos, vidro de janela, na indústria automobilística e em eletrodomésticos.
Descrição
Produto e método para produção de pastilha vítrea cerâmica com propriedades térmicas e acústicas diferenciadas, com alta resistência à compressão, cisalhamento e torção, resultando num produto ambientalmente interessante, por utilizar material de rejeitos de vidro sodo-cálcico e cinza de casca de arroz.
Vantagens/ Diferenciais
Melhora do conforto térmico e acústico nas construções.
Uso de rejeitos de vidro e casca de arroz para produção de pastilha vítrea.
O vidro sodocálcico é o material com maior relevância na formulação, podendo variar de 70% até 90%.
Problema que a tecnologia resolve
Descarte indiscriminado dos rejeitos, principalmente do vidro, no ambiente.
Alto consumo de energia para obtenção de conforto térmico nas construções.
Aplicação Industrial
Pode ser utilizada em paredes de fechamento interno de ambientes e fachadas externas de residências, condomínios residenciais e comerciais, que recebem a incidência do sol, proporcionando melhor conforto térmico e acústico.
Status da Tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI
Inventores
FERNANDO ANTONIO DA SILVA FERNANDES
ERVIM FRANCISCO TOCHTROP JUNIOR
Oportunidade
Estamos procurando parceiros para licenciamento ou P&D conjunto
Nível de Maturidade da Tecnologia (Technology Readiness Level – TRL)

Visite o Laboratório de Materiais Cerâmicos (clique no logo):

