Casa E – Um novo mundo começa em casa

Uma casa-conceito experimental e demonstrativa, em evolução, para o avanço científico-tecnológico inovador e cultural em Energias e Recursos Renováveis.

 

Panorama da tecnologia

Muitas têm sido as abordagens para conservação de energia e uso da radiação solar, geralmente para o aquecimento de edificações em regiões de inverno rigoroso, ou com noites frias à baixa umidade. Para regiões de clima ameno, tropical ou subtropical, simulações detalhadas e estudos de casos sobre o ambiente construído têm sido relatados, visando atender às necessidades de conforto térmico com minimização do consumo elétrico por condicionadores de ar. Entretanto, avanços experimentais no clima (sub)tropical úmido são dificultados quando há pouca variação de temperatura no ciclo dia-noite.

 

Solução proposta

Casa experimental, do tipo envelope house, a partir de energias e recursos renováveis presentes na natureza, com aplicação da ciência de maneira simples.

 

Simplifísica – Casa E (continuação) [parte II]

Diferenciais da tecnologia

Uso racional de energia ou de energias renováveis: radiação do sol, água da chuva e do solo, tratamento anaeróbico, sombreamento vegetal e fitomassa reciclável, movimentação do ar, inércia térmica das rochas e da terra.

 

Sistemas

 

Aplicação Industrial

Indústria de construção sustentável.

 

Status da Tecnologia

Em constante evolução. As ações propostas são de projetar, realizar e testar conceitos inovadores; desenvolver e demonstrar tecnologias viáveis e não-agressivas ao ambiente; estabelecer parcerias para introdução efetiva de Energias e Recursos Renováveis em atividades humanas sócio-econômicas sustentáveis.

 

Estágio de desenvolvimento: 

 

Contato: 3308-6514 (Eng. Roberto)

Coordenação e parcerias: Prof. Flavio Horowitz – (051)3308-6491 – flavio.horowitz@ufrgs.br

Saiba mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *