Programa Tutores

Coordenação: Professor Dr. Alan Alves Brito

Descrição Geral

O Programa de Tutores do Departamento de Astronomia foi implantado experimentalmente em 25 de abril de 2014. Trata-se de um Programa de Interação Acadêmica envolvendo tutores (professores, pós-docs, estudantes de pós-graduação) e pupilos (estudantes de graduação e de pós-graduação em Astrofísica) do Departamento de Astronomia. Notar que os estudantes de pós-graduação podem atuar como tutores e pupilos dentro do programa.

Objetivo Principal

Servir de suporte ao desenvolvimento da carreira dos estudantes de pós-graduação e, sobretudo, dos estudantes de graduação do curso de Bacharelado em Astrofísica, discutindo os potenciais (valores, habilidades, preferências) dos estudantes; os desafios do mundo profissional; os objetivos e aspirações da carreira em Astrofísica, centrados principalmente na realidade do estudante ingressante (medos, ansiedades, dificuldades de adaptação, disciplina nos estudos, orientação sobre os cursos e sobre a pluralidade de oportunidades que a UFRGS e a vida universitária oferecem). Com essa iniciativa, o Departamento de Astronomia abre aos seus estudantes um canal direto de comunicação tutor-pupilo.

Resultados Esperados

  • Desenvolvimento de habilidades (avaliação, comunicação) dos/entre tutores e pupilos
  • Potencialização de oportunidades
  • Aprofundamento na vida e na dinâmica de todas as atividades do Departamento de Astronomia
  • Contribuição na formação de futuros líderes não apenas na UFRGS mas também no município, estado, país e no mundo
  • Diminuição do desinteresse e da evasão
  • Satisfação pessoal e profissional dos envolvidos
  • Espera-se que os estudantes de graduação sintam-se sobretudo ouvidos, amparados e orientados principalmente nos primeiros anos do curso que são os mais críticos

Como Funciona na Prática

Os estudantes devem procurar no sítio web do Departamento de Astronomia seus prováveis tutores. Devem entrar em contacto direto com o tutor, não havendo limite, ou seja, o estudante poderá, em princípio, ter mais de um tutor além de poder mudar de tutor ao longo de sua trajetória universitária.

Avaliação

A cada semestre letivo será realizada uma atividade acadêmica onde tutores e pupilos serão convidados a participar e a dividir experiências.