Apresentação

Sou a Biblioteca FAMED/HCPA, também já chamada de "Bibliotheca da Faculdade de Medicina". Já não sou mais tão jovem, mas continuo sempre alinhada ao tempo e às novidades que ele traz. São 120 anos comemorados neste 21 de junho de 2020. Nesse tempo tenho presenciado incontáveis situações, tanto ligadas à área da saúde, que sempre foi meu maior foco e interesse, como da sociedade em geral, até porque são as pessoas que fazem tudo movimentar-se, contribuindo assim para o avanço da ciência nas mais diversas áreas do conhecimento.

Sempre estive ligada à Faculdade de Medicina; inicialmente vinculada à Faculdade de Medicina de Porto Alegre, e posteriormente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nos meus espaços, abriguei pessoas em busca do conhecimento, procurando sempre ser um local acolhedor. Nas minhas dependências, circularam médicos, alunos e demais pesquisadores da área da saúde e áreas afins. São diversas gerações que ali se encontraram ao longo dos anos.

Nos meus espaços, também procurei trazer respostas às mais diversas questões de quem ali entrava. A partir de um acervo bastante significativo da área da saúde, sempre contribuí para colocar a informação da forma mais acessível para quem a buscasse. Seja em livros, teses, periódicos, bibliografias (hoje bases de dados!), a informação sempre foi meu maior tesouro a ser compartilhado.

Mas é importante destacar que todos estes verbos acima continuam sendo conjugados no Tempo Presente.

Ao longo desses 120 anos, inúmeras mudanças e muitas descobertas aconteceram. A área da saúde foi uma das que mais evoluiu neste período. Aliada à tecnologia, essa área cresceu grandemente. E eu continuo acompanhando tudo isso.

A Biblioteca FAMED/HCPA continua ativa!

Atualmente temos vivido dias "cinzentos" em virtude desta pandemia (COVID-19) que nos atinge enquanto sociedade em geral. Mas continuamos...firmes neste propósito de ser referência em informação na área da saúde, contribuindo para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão em nossa Universidade, bem como na sociedade em geral.

Ambientes

Aqui abriguei estudantes, professores, pesquisadores e recebi eventos ao longo destes 120 anos.

*Clique nas imagens para mais informações.

 

Acervo

Aquilo que conservo no meu interior, mas amo compartilhar!

*Clique nas imagens para mais informações.

Clique aqui para consultar as biografias dos primeiros médicos diplomados pela FAMED/UFRGS. Documento de autoria de Dr. Nicolau Laitano e Dr. Genaro Laitano.

 

Pessoas

Aqueles que teceram minha história e preservam minha memória.

*Clique nas imagens para mais informações.