Quais são as ferramentas que podem auxiliar na produção do trabalho acadêmico?

Quando você estiver elaborando seu trabalho acadêmico, utilize ferramentas que podem facilitar essa tarefa. São elas: os gerenciadores de referências, o More, a coleção digital de normas (Target), o Sistema para Elaboração de Ficha Catalográfica e os identificadores de Plágio.

Gerenciadores

O texto acadêmico deve ser elaborado de modo efetivo e ético e, para tanto, é fundamental citar as fontes de pesquisa utilizadas. Existem muitas normas, como as da ABNT e Vancouver, que definem a forma das citações e referências para TCCs, artigos, dissertações e teses. É possível inserir as citações e referências de forma manual ou utilizar ferramentas como o Mendeley e o Zotero para fazer esse trabalho de forma automática.

Principais funções:

-Inserir citações e gerar a lista de referências automaticamente;
-Fazer anotações em PDFs e fichamento;
-Reunir e organizar referências bibliográficas a partir de bases de dados em um único lugar.
O Sistema de Bibliotecas oferece capacitações e dá suporte para dois gerenciadores, o Mendeley e o Zotero. Veja um comparativo das duas ferramentas:
IMAGEM

Mendeley

Pontos fortes:

1 Espaço de 2G;
2 Interface simples;
3 Leitor de PDFs incorporado à ferramenta;
4 Colaboração fácil com outros pesquisadores on-line através de rede social própria;
5 Sugestão de artigos relevantes com base no que você estiver lendo;
6 Possui aplicativo próprio para smartphones e tablets;
7 Funciona com os editores de texto Word e Libre Office.

Primeiros passos:

1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse mendeley.com/
2 Você vai precisar criar uma conta para começar a usar o Mendeley. O Mendeley é um produto da Editora Elsevier que possui uma versão gratuita. Além disso, você poderá utilizar outras ferramentas da Elsevier com a mesma conta, como por exemplo as fontes de pesquisa Scopus e Science Direct.
3 Após a criação da conta, faça o download do Mendeley Desktop no seu computador.
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Abra o aplicativo utilizando os dados da nova conta.

Plugins

MS Word Plugin ou Libre Office Plugin: fazem a ligação com os editores de textos Word ou Libre Office. Para instalar, abra o Mendeley Desktop, clique em Tools>Install MS Word Plugin ou Libre Office.
Certifique-se de que o seu editor esteja fechado durante a instalação. O plugin fica instalado na aba Referências do Word e em nova aba no Libre Office.
Mendeley Web Importer: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet. Para instalar, clique em Tools>Install Web Importer. O ícone do Plugin vai aparecer no canto superior direito dos navegadores de Internet.

Canais de comunicação do Mendeley

Facebook Mendeley Brasil
Facebook Mendeley
Mendeley Support Center
Blog

Quer fazer uma pergunta sobre o Mendeley?

Os bibliotecários e bibliotecárias da UFRGS também podem ajudar. Envie sua dúvida através do formulário disponível aqui.

Dúvidas frequentes

 

 

Capacitações

Zotero

Pontos Fortes:

1 Espaço de 300 MB, porém com opções de armazenamento externo de PDFs;
2 Menus em Português;
3 Opções de instalação de plugins com funcionalidades extras;
4 Funciona bem com fontes eletrônicas não tradicionais.
5 Código aberto e bom suporte da comunidade de usuários no zotero.org (em inglês);
6 Funciona com o Google Docs;
7 Possui aplicativo para smartphones e tablets;
8 Funciona com os editores de texto Word e Libre Office.

Primeiros passos

1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse Zotero.org/
2 Opcionalmente, crie uma conta no Zotero.org usando seu endereço de e-mail.
3 Faça o download do Zotero no seu computador;
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Certifique-se de que o seu editor de texto esteja fechado durante a instalação.
6 Abra o aplicativo Zotero no seu computador.
7 Caso queira utilizar a sincronização, vá em Editar> Preferências e, na guia Sincronizar, adicione seu nome de usuário e senha.

Plugins:

Zotero Connector: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet. Para instalar acesse a página do Zotero.
Zotero word processor plugins: fazem a ligação com os editores de texto Word ou o Libre Office. São instalados automaticamente na primeira vez que o Zotero for executado. O plugin fica instalado em nova aba no Word e no Libre Office.

Quer fazer uma pergunta sobre o Zotero?

Preencha o formulário disponível aqui.

Dúvidas frequentes
Capacitações

Normas

Alunos e pessoas com vínculo com a UFRGS tem acesso à coleção de normas da ABNT através da TARGET GEDWEB – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. Para visualizar as normas é necessário informar o e-mail no primeiro acesso. Crie um cadastro caso queira fazer a impressão parcial de normas (opção meu perfil). Usuários fora do campus devem, primeiramente, configurar o acesso fora do campus (Proxy).

Acesso às normas


Capacitações

Ficha catalográfica

Ficha para trabalhos acadêmicos

A ficha catalográfica é obrigatória em trabalhos acadêmicos como TCCs, dissertações e teses de acordo com a NBR 14724/2014.

Geração automática de ficha catalográfica

Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica é uma ferramenta que permite que o próprio aluno gere a ficha de seu trabalho acadêmico, bastando apenas preencher campos de um formulário. O programa gera um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão.
Esse Sistema foi gentilmente cedido para a UFRGS pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.

Elaborar ficha
Tutoriais

Ficha para livros, anais de eventos e periódicos

Para livros, anais de eventos e periódicos publicados por técnicos e docentes da UFRGS, os bibliotecários elaboram as fichas mediante solicitação, de acordo com a unidade à qual o solicitante está vinculado. Clique aqui para mais informações.

Plágio

Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu conteúdo intelectual produzido por outra pessoa ou grupo. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) e é qualificado como crime de violação de direito autoral no Brasil. São consideradas como plágio as seguintes atitudes:

1 Usar as ideias de outra pessoa sem indicar a autoria;
2 Utilizar o texto de outra pessoa, alterando algumas das palavras, ou a ordem das palavras, sem a devida citação da fonte;
3 Usar as ideias de outra pessoa, sem referência ao autor;
4 Recortar e colar da Internet sem a devida citação da fonte.

Há várias ferramentas que analisam documentos em busca de suspeitas de plágio, entre elas: Google, Plagium, Plagiarism checker.

Capacitações

MORE

More é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências no formato ABNT. Para isso, basta preencher os campos próprios de cada tipo de documento. A ferramenta produz referências para quinze (15) tipos de documentos, nos formatos impresso e eletrônico, entre os quais:
1 Livros;
2 Dicionários;
3 Enciclopédias;
4 Teses e dissertações;
5 Artigos de revistas;
6 Artigos de jornais;

O MORE é ideal quando a quantidade de referências é pequena, caso contrário, a ferramenta recomendada para uso são os gerenciadores de referências Mendeley ou Zotero.

Acesso ao More
Tutorial