Quais são as ferramentas que podem auxiliar na produção do trabalho acadêmico?

Quando você estiver elaborando seu trabalho acadêmico, utilize ferramentas que podem facilitar essa tarefa. São elas: os gerenciadores de referências, o More, a coleção digital de normas (Target), o Sistema para Elaboração de Ficha Catalográfica e os identificadores de Plágio.

Gerenciadores

O texto acadêmico deve ser elaborado de modo efetivo e ético e, para tanto, é fundamental citar as fontes de pesquisa utilizadas. Existem muitas normas, como as da ABNT e Vancouver, que definem a forma das citações e referências para TCCs, artigos, dissertações e teses. É possível inserir as citações e referências de forma manual ou utilizar ferramentas como o Mendeley e o Zotero para fazer esse trabalho de forma automática.

Principais funções:

-Inserir citações e gerar a lista de referências automaticamente;
-Fazer anotações em PDFs e fichamento;
-Reunir e organizar referências bibliográficas a partir de bases de dados em um único lugar.
O Sistema de Bibliotecas oferece capacitações e dá suporte para dois gerenciadores, o Mendeley e o Zotero. Veja um comparativo das duas ferramentas:
IMAGEM

Mendeley

Pontos fortes:

1 Espaço de 2G;
2 Interface simples;
3 Leitor de PDFs incorporado à ferramenta;
4 Colaboração fácil com outros pesquisadores on-line através de rede social própria;
5 Sugestão de artigos relevantes com base no que você estiver lendo;
6 Possui aplicativo próprio para smartphones e tablets;
7 Funciona com os editores de texto Word e Libre Office.

Primeiros passos:

1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse mendeley.com/
2 Você vai precisar criar uma conta para começar a usar o Mendeley.
3 Após a criação da conta, faça o download do Mendeley Desktop no seu computador.
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Abra o aplicativo utilizando os dados da nova conta.

Plugins

MS Word Plugin ou Libre Office Plugin: fazem a ligação com os editores de textos Word ou Libre Office. Para instalar, abra o Mendeley Desktop, clique em Tools>Install MS Word Plugin ou Libre Office.
Certifique-se de que o seu editor esteja fechado durante a instalação. O plugin fica instalado na aba Referências do Word e em nova aba no Libre Office.
Mendeley Web Importer: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet. Para instalar, clique em Tools>Install Web Importer. O ícone do Plugin vai aparecer no canto superior direito dos navegadores de Internet.

Quer fazer uma pergunta sobre o Mendeley?

Preencha o formulário disponível aqui.

Dúvidas frequentes

 

 

Capacitações

Zotero

Pontos Fortes:

1 Espaço de 300 MB, porém com opções de armazenamento externo de PDFs;
2 Menus em Português;
3 Opções de instalação de plugins com funcionalidades extras;
4 Funciona bem com fontes eletrônicas não tradicionais.
5 Código aberto e bom suporte da comunidade de usuários no zotero.org (em inglês);
6 Funciona com o Google Docs;
7 Possui aplicativo para smartphones e tablets;
8 Funciona com os editores de texto Word e Libre Office.

Primeiros passos

1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse Zotero.org/
2 Opcionalmente, crie uma conta no Zotero.org usando seu endereço de e-mail.
3 Faça o download do Zotero no seu computador;
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Certifique-se de que o seu editor de texto esteja fechado durante a instalação.
6 Abra o aplicativo Zotero no seu computador.
7 Caso queira utilizar a sincronização, vá em Editar> Preferências e, na guia Sincronizar, adicione seu nome de usuário e senha.

Plugins:

Zotero Connector: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet. Para instalar acesse a página do Zotero.
Zotero word processor plugins: fazem a ligação com os editores de texto Word ou o Libre Office. São instalados automaticamente na primeira vez que o Zotero for executado. O plugin fica instalado em nova aba no Word e no Libre Office.

Quer fazer uma pergunta sobre o Zotero?

Preencha o formulário disponível aqui.

Dúvidas frequentes
Capacitações

Normas

Alunos e pessoas com vínculo com a UFRGS tem acesso à coleção de normas da ABNT através da TARGET GEDWEB – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. Para visualizar as normas é necessário informar o e-mail no primeiro acesso. Crie um cadastro caso queira fazer a impressão parcial de normas (opção meu perfil). Usuários fora do campus devem, primeiramente, configurar o acesso fora do campus (Proxy).

Acesso às normas


Capacitações

Ficha catalográfica

Ficha para trabalhos acadêmicos

A ficha catalográfica é obrigatória em trabalhos acadêmicos como TCCs, dissertações e teses de acordo com a NBR 14724/2014.

Geração automática de ficha catalográfica

Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica é uma ferramenta que permite que o próprio aluno gere a ficha de seu trabalho acadêmico, bastando apenas preencher campos de um formulário. O programa gera um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão.
Esse Sistema foi gentilmente cedido para a UFRGS pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.

Elaborar ficha
Tutoriais

Ficha para livros, anais de eventos e periódicos

Para livros, anais de eventos e periódicos publicados por técnicos e docentes da UFRGS, os bibliotecários elaboram as fichas mediante solicitação, de acordo com a unidade à qual o solicitante está vinculado. Clique aqui para mais informações.

Plágio

Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu conteúdo intelectual produzido por outra pessoa ou grupo. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) e é qualificado como crime de violação de direito autoral no Brasil. São consideradas como plágio as seguintes atitudes:

1 Usar as ideias de outra pessoa sem indicar a autoria;
2 Utilizar o texto de outra pessoa, alterando algumas das palavras, ou a ordem das palavras, sem a devida citação da fonte;
3 Usar as ideias de outra pessoa, sem referência ao autor;
4 Recortar e colar da Internet sem a devida citação da fonte.

Há várias ferramentas que analisam documentos em busca de suspeitas de plágio, entre elas: Google, Plagium, Plagiarism checker.

Capacitações

MORE

More é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências no formato ABNT. Para isso, basta preencher os campos próprios de cada tipo de documento. A ferramenta produz referências para quinze (15) tipos de documentos, nos formatos impresso e eletrônico, entre os quais:
1 Livros;
2 Dicionários;
3 Enciclopédias;
4 Teses e dissertações;
5 Artigos de revistas;
6 Artigos de jornais;

O MORE é ideal quando a quantidade de referências é pequena, caso contrário, a ferramenta recomendada para uso são os gerenciadores de referências Mendeley ou Zotero.

Acesso ao More
Tutorial