Apresentação

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais – Modalidade a Distância é destinado a pessoas portadoras do certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio (equivalente ao antigo 2º grau) e que desejam atuar como docentes nas áreas das Ciências Sociais no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental (Graduados em outras áreas também podem cursar a Licenciatura em Ciências Sociais- Modalidade a Distância).

O curso é ofertado pela UFRGS, Campus Litoral, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Consiste em um curso de GRADUAÇÃO PÚBLICO E GRATUITO. A oferta se dará por meio do Programa Especial de Graduação (PEG-UFRGS). Esta modalidade tem como objetivo formar pessoas em áreas que a Universidade percebeu que há demanda por parte da sociedade e  que, ao mesmo tempo, há uma carência de profissionais qualificados.

O Curso de Ciências Sociais EaD da UFRGS terá 300 vagas, será ofertado em 6 polos, sendo que em cada um deles serão ofertadas 50 vagas.

O curso terá duração de 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres. Cabe ressaltar que, como a a Licenciatura em Ciências Sociais é um curso oferecido por meio do Programa Especial de Graduação (PEG-UFRGS), a princípio será ofertado apenas uma vez.

De acordo com a Legislação vigente, as disciplinas ofertadas pelos cursos de graduação EaD devem contar com avaliação presencial. Assim, de modo geral, cada disciplina aplica uma avaliação presencial. No início de cada disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Sociais EaD, o docente deverá informar previamente o calendário de atividades, onde também consta a indicação da data da avaliação presencial.

Ademais, na abertura e/ou fechamento dos semestres, geralmente, há alguma atividade presencial de participação obrigatória ofertada pelo curso (não por cada disciplina), como uma palestra, webconferência, etc., quando os estudantes devem se deslocar aos polos para a participação.

Tais atividades podem ser ministradas aos sábados ou durante a semana. Caso  sejam agendadas para dias de semana, as atividades serão ministradas no período noturno. Tais atividades presenciais acontecem no polo para o qual o estudante está inscrito e matriculado.