UFRGS e a Covid-19

UFRGS capacita estudantes de Enfermagem e Medicina para atuarem na campanha vacinação de covid-19 e influenza

< Voltar

Nesta semana, 82 estudantes participaram da ação de extensão que visa disponibilizar profissionais capacitados para atuarem em colaboração com a Rede Municipal de Saúde, em Porto Alegre

Capacitação de estudantes para atuarem como vacinadores. Foto: Deise Riquinho/Divulgação.

Todos os anos a UFRGS colabora na Campanha Nacional de Imunização contra a influenza, e em 2021 não seria diferente. A diferença nesta vez está na adição de mais uma vacina: a contra a covid-19. Para que os estudantes estejam aptos a atender às demandas da Rede Municipal de Saúde, em Porto Alegre, a Escola de Enfermagem em parceria com a Faculdade de Medicina, capacitou essa semana 82 estudantes de diferentes fases desses dois cursos como forma de fornecer mão-de-obra capacitada às etapas de vacinação, tanto da influenza como da covid-19.

A ação de Extensão ‘Imunização contra covid-19 e influenza 2021’ é um projeto da UFRGS e conta com a participação de diversos profissionais de saúde vinculados à Universidade.

Deise Riquinho, professora da Escola de Enfermagem da UFRGS, revela que a atividade busca antecipar a necessidade da Rede Municipal de Saúde por vacinadores aptos a aplicarem as doses durante todo o ano. “O objetivo é que esses estudantes tenham a capacitação adequada para vacinar contra a covid-19 e a influenza de acordo com o calendário nacional. Acreditamos que teremos trabalho o ano todo, uma vez que as remessas de vacina contra a covid-19 têm chegado pontualmente ao Estado”.

A partir deste sábado, 30, e domingo, 31, esses alunos reforçarão o quadro de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde, em Porto Alegre, e atuarão na vacinação da população-alvo do grupo 1, definida pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a covid-19: pessoas de 60 anos ou mais e indivíduos com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, população indígena aldeada e trabalhadores da saúde.

“Essa força extra de trabalho, formada pelos nossos alunos, reforça o papel da Universidade em apoiar as demandas e as necessidades que a sociedade está tendo neste momento de pandemia. Eles vão compor as equipes do município e terão a supervisão dos enfermeiros da Rede Municipal de Saúde”, explica Deise. Assim, será a Secretaria Municipal de Saúde quem definirá o roteiro de local de aplicação e o público-alvo.

A ação de capacitação

Neste primeiro momento, o curso é voltado para os estudantes de Enfermagem e Medicina da UFRGS. Porém, existe a expectativa de ampliar a oferta para alunos de outros cursos da área da saúde.

O objetivo da atividade é proporcionar que todos os estudantes tenham o conhecimento técnico das diretrizes lançados pelo Ministério da Saúde, em relação à vacinação contra a covid-19. “No curso eles têm contato com o conhecimento técnico e prático referente à aplicação da vacina, podendo simular a administração da vacina que usa a técnica intramuscular e exige a conservação semelhante as outras vacinas (2 a 8oC)”, diz a professora Deise.

Os estudantes ainda têm à disposição material de apoio no Moodle e encontros virtuais para que se sintam seguros e tenham um aprendizado teórico e prático em relação a vacinação contra a covid-19.

A ação de extensão tem carga horária mínima de 100 horas por aluno e será realizada durante todo o ano, uma vez que as vacinas contra a covid-19 têm chegado aos poucos no Rio Grande do Sul. Segundo Deise, até o momento o RS vacinou apenas 1% da população-alvo, sendo que a meta é vacinar 90% desse público. “Teremos trabalho ao longo do ano, com certeza”, diz ela.

Saiba mais em:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/entenda-a-ordem-de-vacinacao-contra-a-covid-19-entre-os-grupos-prioritarios.

https://coronavirus.saude.gov.br/

Notícias relacionadas

‘Drive-Thru’ da vacinação acontece nesta quarta-feira no Campus Saúde

2 mil doses de vacina da gripe serão aplicadas no Campus Saúde

Tags:
Previous Cartilha foca na comunicação acessível e lúdica na proteção da covid-19 entre pacientes com doenças raras
Next UFRGS tem 27 projetos aprovados no edital PPSUS da Fapergs
Sumário