UFRGS e a Covid-19

Fórum EAD discute experiência da FCE no ensino a distância

< Voltar
Sumário
Foto: Gustavo Diehl/UFRGS – Arquivo

Ocorre na próxima sexta-feira, 15 de maio, das 9h30 às 11h30, a terceira edição do Fórum EAD, promovido pela Secretaria de Educação a Distância da UFRGS. No evento, que será totalmente virtual, será discutida a experiência da Faculdade de Ciências Econômicas no ensino a distância, com o projeto EADERI.

O palestrante será o professor da FCE Fabian Domingues, que apresentará o EADERI, projeto que vem sendo desenvolvido desde 2015 na Unidade. A iniciativa é uma experiência coletiva de aprendizado entre docentes da FCE na elaboração de disciplinas de graduação na modalidade a distância. O projeto já abrangeu mais de 3.500 estudantes, 4 disciplinas massivas desenvolvidas no formato a distância no Moodle e mais de 10 professores envolvidos na sua execução. Fabian falará sobre banco de questões, gamificação de atividades, captação e edição de vídeos, fóruns, monitores, segurança de dados e outras atividades típicas da modalidade a distância.

Servidores da UFRGS podem se inscrever para participar pelo evento via Portal do Servidor (em Serviços > Agendamento > Inscrições em capacitações/treinamentos), até a quarta-feira, 13 de maio. Para esse público, a transmissão do evento será via Mconf, na comunidade do Fórum EAD (link https://bit.ly/MconfFórumEaD). Para docentes da UFRGS em estágio probatório, a participação será válida para o módulo III do Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico para Docentes em Estágio Probatório (PAAP). Para técnicos, será válido para progressão funcional por capacitação. A comunidade em geral também pode assistir à atividade, sem necessidade de inscrição prévia, pelo link https://bit.ly/AoVivoRedeMultivídeos.

O objetivo do fórum é compartilhar práticas de ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais desenvolvidas pelos professores da UFRGS. O evento ocorre semanalmente, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PGIE), a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS) e o Observatório de Inovação Pedagógica com Tecnologia.

Tags: