
Neste ano, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea do Sul (BIENALSUR) chega a sua 4ª edição, promovendo atividades em mais de 70 cidades, de 28 países, nos 5 continentes. Em Porto Alegre, a BIENALSUR apresenta uma mostra de vídeos de artistas latinoamericanos, intitulada “Ways of Vanishing” (Modos de Desaparecer). Realizada na Sala Redenção – Cinema Universitário, a mostra conta com três sessões, que acontecem nos dias 02, 03, 05 e 06 de outubro, às 16h e às 19h.
Com a curadoria da argentina Florencia Incarbone, a mostra “Ways of Vanishing” reúne produções de artistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador e México. Em suas três sessões, a mostra propõe uma investigação estética acerca do processo de desaparecimento. Uma cultura, um ecossistema, uma nação, um povo e até mesmo um edifício podem desaparecer ao longo do tempo ou em um instante, mas sempre há maneiras de ressurgimento. A arte oferece a possibilidade de “rematerialização” através do seu potencial expressivo, e fornece indícios de como lidar com processos radicais de destruição e transformação.
Todas as sessões têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Atenção: a programação foi alterada pela produção da BIENALSUR. Confira abaixo.
PROGRAMAÇÃO:
SESSÃO 1
SCENARIOS II
(dir. Maya Watanabe | Peru | 2014 | 15 min)
Na paisagem desolada em ruínas, tudo que permanece são vestígios do passado. O movimento circular e o tempo suspenso sugerem que a memória nacional é um problema silencioso ainda não resolvido.
+ ESPACIO SAGRADO
(dir. Felipe Esparza | Peru | 2016 | 22 min)
O sagrado que aparece de maneira polimórfica e onipresente, que é alcançado nesse caso através do som defasado, do tempo rarefeito e da transfiguração de formas.
+ THE ISLAND OF THE IMMORTALS (A LEGEND FROM THE TIME OF HO-CHI)
(dir. Rafael Hastings | Peru | 1974 | 8 min)
Este trabalho narra parte de uma lenda oriental que retrata a dificuldade e a impossibilidade de conseguir alcançar as três montanhas sagradas, rodeadas pelas extensas paisagens áridas da Baía de Paracas, um espaço que relembra a antiga geologia planetária.
+ SHRINES
(dir. Los Ingrávidos | México | 2019 | 4 min)
Feito pelo coletivo mexicano Los Ingrávidos, o filme se apresenta como um altar audiovisual composto de pequenos templos em meio à natureza que contém imagens de deuses antigos.
02 de outubro | segunda-feira | 16h
02 de outubro | segunda-feira | 19h
06 de outubro | sexta-feira | 16h
SESSÃO 2
CORRIENTE
(dir. Julio Fermepin | Argentina | 2016 | 6 min)
Um olhar fascinado sobre a exuberância da província argentina de Corrientes vaga pelos Esteros del Iberá e as costas de Empedrado. Em sua passagem, deposita sua atenção na profusão de vida que circunda tudo.
+ DARK PARADISE: HUMANS IN GALAPAGOS
(dir. Los Ingrávidos | México | 2019 | 4 min)
O filme une arqueologia histórica e narrativa mitológica para desenvolver uma metáfora sobre uma resistente espécie aquática e seu aparente aspecto paradisíaco.
+ VERTIERRES I II III
(dir. Louise Botkay | Brasil | 2014 | 10 min)
Vertières é o nome da vizinhança na cidade de Cap-Haïtien onde, em 1803, ocorreu a grande batalha que culminou na expulsão do exército de Napoleão do Haiti, o primeiro país no mundo a conquistar sua independência dos poderes coloniais.
+ ÑORES (SIN SEÑALAR)
(dir. Annalisa D. Quagliata | México | 2016 | 3 min)
O foco central é o multi-homicídio do fotojornalista Rubén Espinosa e das ativistas Nadia Vera, Alejandra Negrete, Yesenia Quiroz e Mile Virginia, um evento icônico que exemplifica a violência crescente no estado de Veracruz.
+ AMÉRIKA: BAY OF ARROWS
(dir. Ana Vaz | Brasil | 2016 | 9 min)
É falado que, no ano de 1492, o primeiro barco europeu liderado por Cristóvão Colombo desembarcou na costa de Samaná, hoje República Dominicana, e foi recebido com uma chuva de flechas tramada pelos taínos caribenhos.
03 de outubro | terça-feira | 16h
03 de outubro | terça-feira | 19h
06 de outubro | sexta-feira | 19h
SESSÃO 3
UNSTABLE LAN
(dir. Tiziana Panizza | Chile | 2015 | 30 min)
É uma jornada através do perímetro de um epicentro na busca do humano sísmico, um tipo de nação espalhada ao redor do mundo que vive na beira de placas tectônicas e carece de um nome.
+ AEQUADOR
(dir. Laura Huertas Millán | Colombia, France | 2012 | 20 min)
Uma viagem muda ao longo do Rio Amazonas através de uma paisagem dotada de construções modernistas abandonadas, ruínas ou lembranças de uma utopia passada engolida pela natureza.
+ FOSSIL PLACE
(dir. Florencia Levy | Argentina | 2019 | 15 min)
O filme cria um cenário de narrativa distópica, baseado nos diferentes testemunhos sobre fenômenos econômicos dos últimos 40 anos em diferentes cidades da China, induzindo um estímulo para pensar que algo urgente está acontecendo.
+ THE CLOCKS
(dir. Ecem Arslanay & Yiğit Tanel Kaçar | Itália/Turquia | 2021 | 5 min)
É uma mistura visual de filmagens de diretores, diversas obras de arte de diferentes períodos e imagens publicitárias de diversos produtos de consumo. Trata da crise climática através do conceito de tempo e funciona como um alerta poético.
05 de outubro | quinta-feira | 16h
05 de outubro | quinta-feira | 19h