GRAFITE

DE GIZ

O Centro Cultural assume como desafio ser um espaço de provocação e desacomodação, onde a arte possa questionar os sistemas vigentes e pavimentar o caminho para um maior entendimento da nossa temporalidade. A fim de dar voz a essa inquietação, foi criado um grande quadro para que artistas saiam de seus suportes tradicionais e sejam desafiados a explorar as potencialidades de uma ferramenta pouco habitual em seus trabalhos: o giz.

Junto à sua instalação, convidamos Laura Castilhos, professora do Instituto de Artes, a inaugurar este espaço com um trabalho realizado pela artista e os alunos de seu curso de aquarela. Dessa parceria, resultou a obra Casas, onde cada um dos espectadores se via representado, encontrando nas diferentes casas a sua casa, dentro deste novo espaço de convivência através da arte na Universidade.

Para a continuidade desta ação, Laura Castilhos faz a curadoria deste espaço provocativo, chamando artistas da UFRGS e da cidade para ousarem e explorarem este novo suporte e interagirem neste espaço.

O projeto Grafite de Giz, com curadoria de Laura Castilhos, tem na sua programação do ano de 2019 nove ilustrações feitas com giz em um quadro negro de 6m x 3m, no Centro Cultural da UFRGS. A proposta conta com a participação de artistas oriundos do Instituto de Artes: Caju Galon, Kelvin Koubik, Teresa Poester, Téti Waldraff, Adriane Hernandez, Jéssica Becker, Marilice Corona, Lilian Maus e Helena Kanaan. Confira abaixo a programação de 2019: 

12/03 a 29/04: Téti Waldraff
30/04 a 11/06: Adriane Hernandez e Kaue Nery
12/06 a 29/07: Jéssica Becker
31/07 a 16/09: Marilice Corona
18/09 a 29/10: Claudia Zanatta
30/10 a 14/11: Lilian Maus
18/11 a 27/12: Helena Kanaan 

DESTAQUE