O Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DDC-UFRGS) lança no final de novembro o livro Percurso do artista – Teresa Poester – Até que meus dedos sangrem. O e-book, bilíngue (português, francês), com 268 páginas em cores, documenta a mais recente exposição de Teresa Poester e, ao mesmo tempo, revisa a extensa trajetória da artista. Após o lançamento, a publicação estará disponível aqui.

As seções iniciais abordam a mostra individual que a UFRGS apresentou entre setembro de 2019 e março de 2020, na Sala João Fahrion, no prédio da Reitoria, em Porto Alegre, com desenhos, fotografias, vídeos e animações de feitura recente. As seções seguintes somam um minucioso portfólio, com imagens de obras que Teresa vem realizando desde os anos 1980, uma entrevista com a artista, artigo dela própria, sobre a atuação com o Grupo D43, e uma cronologia que recupera momentos marcantes de seu percurso, desde o nascimento em Bagé, em 1954.

O lançamento está agendado para o dia 27 de novembro, sábado, às 11h, com uma live que será transmitida pelo canal do DDC-UFRGS no YouTube. A artista vai conversar com o organizador do livro, Eduardo Veras, que também foi curador da exposição na Reitoria da UFRGS.

Percurso do artista – Teresa Poester – Até que meus dedos sangrem assinala o lançamento do selo Arte & Cultura_DDC, dedicado às publicações relacionadas a ações concebidas e produzidas pelo DDC-UFRGS, na Editora da UFRGS

SOBRE TERESA POESTER

Teresa Poester é nome de referência na produção artística contemporânea. O desenho gestual combinado a outras linguagens ocupa o centro de seu trabalho. Desde a década de 1980, realiza individuais no Brasil, na Argentina, na Espanha, na Bélgica e na França. Foi professora na UFRGS por mais de 20 anos. Atualmente, vive e trabalha em Eragny-sur-Epte, na região da Normandia, na França, e em Porto Alegre.

Depois que a visitação à exposição Até que meus dedos sangrem no projeto Percurso do Artista, na Reitoria da UFRGS, precisou ser interrompida em março de 2020, em função da pandemia de COVID-19, uma série de atividades paralelas que seriam realizadas por Teresa Poester presencialmente acabaram sendo disponibilizadas online, em formato de vídeo. São aulas de desenho, conversas, performances e uma visita guiada. Acesse a playlist!

Deixe uma Resposta

X