Na próxima quinta-feira (09), às 19h, o Tela Virtual vai ao ar pelo YouTube, no canal da Difusão Cultural, para exibir o curta ‘O que pode um corpo?’, de Victor Di Marco e Márcio Picoli. A conversa realizada após o filme contará com Denise Schaun Brose, Marcio Pizarro Noronha e Rafaela Kijner, do grupo Múltiplos, Adriana Maria Arioli, coordenadora do Incluir – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS e o diretor Victor Di Marco. A mediação é do bolsista da Sala Redenção, Nicolas Collar.

Através da exploração do próprio corpo como uma tela em branco, o artista e diretor do filme, Victor, revisita momentos da sua vida e as conecta com os desafios e estigmas atribuídos às pessoas com deficiência. ‘O que pode um corpo?’ carrega já no título o caráter de questionamento a respeito do que é ser deficiente ou eficiente, capaz ou incapaz. Ao longo dos seus 15 minutos, o curta traz diversas reflexões acerca do capacitismo, o preconceito com pessoas com deficiência que está constantemente presente nas relações cotidianas, tensionando atitudes e julgamentos.

 

O QUE PODE UM CORPO?

(Dir. Victor Di Marco e Márcio Picoli | Brasil | 2020 | 15 min)

Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

TELA VIRTUAL

O Tela Virtual, projeto da Sala Redenção para 2021, ocorre às quintas-feiras, a cada duas semanas. Realizando sessões online, onde um filme é exibido seguido de um debate com pessoas que o realizaram e que possuem pesquisas relacionadas, além da mediação de um dos bolsistas da Sala. O chat da chamada fica aberto para interações e dúvidas do público e o vídeo segue disponível no Youtube após a sessão. No canal do DDC  você pode conferir todas as atividades do cinema universitário da UFRGS.

Deixe uma resposta

X