Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

Conhecendo a Maratona

A Maratona de Empreendedorismo da UFRGS é um curso de extensão promovido anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS – SEDETEC, transversal a todas as áreas de conhecimento e voltado as comunidades interna e externa à Universidade, atendendo estudantes, profissionais e empresários que tenham uma ideia de startup. O curso tem como objetivo desenvolver o potencial dos empreendedores, capacitando no planejamento, construção e desenvolvimento de suas startups.

O currículo da Maratona de Empreendedorismo contempla uma abordagem multidisciplinar com objetivo de desenvolver o potencial dos empreendedores através da troca e construção de conhecimento colaborativo, da analise de conceitos relacionados ao desenvolvimento de empreendimentos, de desafios práticos para que os alunos testem as hipóteses e a viabilidade de suas ideias e da ampliação do networking. O curso o visa contribuir para que o aluno tenha condições de desenvolver um projeto que contemple questões básicas do modelo de negócio de sua startup.

Histórico da Maratona

A Maratona de Empreendedorismo da UFRGS teve início no âmbito da incubadora do Centro de Empreendimentos do Instituto de Informática da UFRGS – CEI. A 1ª edição da Maratona ocorreu no ano de 2000 e, a partir de 2004, passou a fazer parte do Programa de Empreendedorismo e Inovação da SEDETEC, ampliando seu público-alvo e abrangendo todas as áreas de conhecimento.

Nas primeiras edições, o curso tinha como finalidade desenvolver o empreendedorismo na comunidade universitária, incentivando a vocação profissional no sentido da geração de novos empreendimentos para as incubadoras da UFRGS e para o mercado em geral. A partir de 2004, a Maratona passou a ser oferecida tanto à comunidade interna quanto externa à Instituição e, desta forma, a heterogeneidade do público-alvo assegurou que o objetivo geral do curso fosse alcançado, que era expandir e facilitar o acesso ao conhecimento empreendedor na região metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul, estimulando e fornecendo ferramentas adequadas ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores.

Através de processos de planejamento, avaliação e feedback, as ações desenvolvidas foram e estão sendo aprimoradas, a fim de alcançar, de forma cada vez mais inovadora, os objetivos específicos do curso, que são:

  • Proporcionar o conhecimento integrado do processo empreendedor e da geração de novos negócios;
  • Capacitar o aluno empreendedor, para que este desenvolva seu plano de negócios e alcance a excelência na implantação do seu negócio;
  • Incentivar a vocação profissional e a geração de empreendimentos inovadores no sentido de desenvolver um fluxo de demanda para o processo de criação e/ou ampliação de empresas inovadoras, novas tecnologias e modos de gestão;
  • Estimular bons projetos para as Incubadoras de Empresas da UFRGS e do Estado e para o mercado em geral;
  • Cumprir com o papel social da UFRGS, frente às diversas comunidades.

A Maratona de Empreendedorismo da UFRGS foi sendo reestruturada ao longo das 15 edições já realizadas, devido, principalmente, à ampliação da disseminação da cultura empreendedora na Universidade, ao desenvolvimento de novas metodologias na área da educação empreendedora e ao incentivo do governo e de outras organizações à criação de empresas inovadoras.

Em 2014 a Maratona atingiu a sua décima quinta edição, a metodologia do curso sofreu algumas alterações. O foco do curso foi para o desenvolvimento de projetos de startup, que é definida como uma organização temporária criada para procurar um modelo de negócio escalável. Durante as atividades presenciais e a distância, os participantes planejaram e desenvolveram suas ideias de startup, com base nos conceitos Lean Startup, Customer Development, Business Model Canvas e Design Thinking.

Acesse o site da Maratona e faça sua inscrição

Maratona-banner-oficial