.

A PROIR – Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, promove a Winter School – edição 2021, evento que ajuda a transformar pesquisas acadêmicas em modelos de negócios.


Conheça os projetos apresentados no pitch da Winter School UFRGS – ed.2021

No dia 30/07 ocorreu o Pitch da Winter School UFRGS, evento virtual que apresentou 11 projetos inovadores que participaram da edição 2021 da Winter.

Conheça os projetos destaque da Winter School UFRGS – ed. 2021, aqui.


O que é?

A Winter School é uma atividade de imersão de uma semana que busca transformar pesquisas acadêmicas de todos os cursos de pós-graduação e de docentes da UFRGS em potenciais produtos, serviços ou processos para o mercado.

É uma semana para estimular o olhar empreendedor e aproximar a pesquisa universitária do mercado, proporcionando uma imersão de novas experiências para todos os participantes.

Quando acontece?

De 26 a 30 de julho de 2021.

Onde?

Online, via Plataforma Zoom, Google Drive e grupos no Whatsapp.

Para quem?

A participação na Winter School é dividida em:

Como acontece?

Imersão de 1 semana, sendo realizadas palestras, bate-papos, mentorias e muita mão-na-massa. As etapas envolvem: 

..


Leia o regulamento da Winter School AQUI

Inscrições até 27 de junho de 2021

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 4 DE JULHO


Como participar?

Há duas formas de participar:

1) Pesquisadores: para quem tiver vínculo ativo na UFRGS, como pós-graduando, pós-doutor ou docente, e quer inscrever projetos baseados em suas pesquisas científicas e/ou tecnológicas, buscando transformá-las em potenciais negócios para o mercado. Os projetos passam por uma análise e seleção para participarem da imersão. Os selecionados serão informados por e-mail.

A inscrição para pesquisadores é gratuita. Após a seleção, o custo por pesquisador é de R$ 19,90. O pagamento da taxa será via depósito, e os dados da conta bancária serão enviados por e-mail. Link para inscrição de projetos AQUI

2) Comunidade em geral: para quem tem interesse em fazer parte de um projeto e queira desenvolver conhecimentos e habilidades relacionados ao desenvolvimento de negócios.

A confirmação de participação ocorrerá mediante preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 19,90 por participante. O pagamento da taxa será via depósito, e os dados da conta bancária são disponibilizados na ficha de inscrição. Link para inscrição de participantes AQUI


Datas importantes:


FAQ:

Você pode inscrever a ideia como projeto se: (i) for aluno da UFRGS e (ii) a ideia estiver relacionada com sua dissertação, tese e/ou pesquisa científica e/ou tecnológica que desenvolveu ou está desenvolvendo na Universidade.
Sim. A Winter School é aberta às comunidades interna e externa da UFRGS. Porém, para as pessoas sem vínculo com a UFRGS, é possível se inscrever apenas para fazer parte de algum projeto (comunidade em geral). Caso você tenha alguma ideia de negócio, convidamos para conferir os outros eventos organizados pela Sedetec, em especial a Maratona de Empreendedorismo que estará com inscrições abertas a partir do final de junho.
Como o vídeo é curto (até 2 minutos) e será usado na formação dos times, caso o seu projeto seja selecionado, o principal está em deixar claro a proposta da pesquisa, além de fazer uma breve apresentação do pesquisador.   Para além das dicas e buscando inspirar os pesquisadores, compartilhamos 5 vídeos de pesquisas selecionadas para a edição de 2020 da Winter School:
A proposta é que o pesquisador não compartilhe informações sigilosas sobre a sua pesquisa, até porque pode envolver questões de propriedade intelectual. Porém, por se tratar de uma imersão voltada ao desenvolvimento de modelos de negócios, a ideia é que sejam compartilhadas informações necessárias sobre o projeto de pesquisa para que todos os integrantes do time possam entender a proposta e construir, de forma cooperativa, um modelo de negócio.
Durante a imersão, o comprometimento de todos os participantes será essencial para o desenvolvimento do modelo de negócio. Todos estarão aprendendo e construindo juntos, contribuindo no processo do início ao fim. Após o término da Winter, questões relacionadas com o desenvolvimento e continuidade do projeto vão depender do interesse do pesquisador, que detém a tecnologia, e da possibilidade de eventuais aprofundamentos na tecnologia visando um fim comercial.
As palestras e bate-papos serão gravados e disponibilizados para acesso posterior, via canal do YouTube da PROIR/UFRGS. Porém, como serão realizadas várias atividades práticas em equipe, o ideal é combinar a sua participação com os demais membros do seu time.
Ocorrerá de forma virtual, na semana anterior ao início das atividades. Os vídeos de apresentação dos projetos selecionados estarão disponíveis no Padlet (mural digital) para que os participantes assistam e escolham aquele de maior interesse. A formação dos times será por ordem de chegada, tendo um número máximo determinado de participantes a compor cada grupo.
Serão criados grupos no Whatsapp com os integrantes de cada grupo e membros da organização. Além disso, nas atividades síncronas a comunicação ocorrerá via plataforma Zoom.
Através do Google Drive. Será criada uma pasta geral com todos os materiais e links das palestras realizadas de forma síncrona.
Assista as apresentações das propostas de negócios desenvolvidas na Winter School UFRGS – ed. 2020. Nesta edição, quase 90 participantes, trabalhando em 16 equipes, transformaram pesquisas científicas da UFRGS em modelos de negócios. . ONDE: Canal da PROIR no Youtube 👉 https://bit.ly/pitch_winterufrgs

Publicações:

1) Pesquisas aprovadas: acesse a lista dos pesquisadores com pesquisas aprovadas para Winter School UFRGS – ed.2021 aqui.


Contato:

Programa de Empreendedorismo da SEDETEC – UFRGS

Email: empreendedor@ufrgs.br


Realização:


.

 

Apoio:

 .