Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Programa


O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) é vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), unidade que também congrega…

Leia Mais!

Ensino


Consulte a oferta semestral de disciplinas do Programa

Continue Lendo

Pesquisa


Conheça as Linhas de Pesquisa do Programa

Continue Lendo

Secretaria


Alguma dúvida? Escreva ou ligue para a Secretaria

Ir para Contato

Bancas e Eventos


Consulte aqui o calendários de defesas e os eventos promovidos pelo Programa

Ir para Bancas
Ir para Eventos

Docentes


Conheça os docentes do Programa

Continue Lendo

Discentes


Conheça os discentes do Programa

Doutorado

Mestrado

Seleção


Como ingressar no Programa

Ir para Programa

Dúvidas frequentes sobre o Programa

Sim. Mesmo não sendo aluno regular, é possível cursar uma disciplina no PPGEDU/UFRGS na modalidade PEC (Programa de Educação Continuada). Para isso, consulte semestralmente a oferta de disciplinas, o número de vagas destinado aos alunos inscritos nessa modalidade e, especialmente, o edital de seleção PEC para detalhes do processo. Veja aqui [linkar no sublinhado] o último edital PEC https://www.ufrgs.br/ppgedu/selecao-de-alunos-pec/

No caso de ingresso no Programa, e uma vez garantida a aprovação na disciplina cursada na modalidade PEC, é possível ainda solicitar o aproveitamento dos créditos obtidos. Aos alunos do mestrado e do doutorado, é permitido o aproveitamento de até 10 créditos de disciplinas cursadas no PEC.

Os processos seletivos do mestrado e do doutorado, em todas suas etapas (inscrição, prova escrita, entrega de documentos, entrevista), ocorrem concomitantemente durante todo o primeiro semestre de cada ano. Uma vez aprovado, o aluno tem seu ingresso no curso a partir do segundo semestre.

Anualmente, o edital de seleção é lançado entre final do mês de dezembro e início de janeiro.

Veja aqui detalhes do último edital

Não. Os cursos de mestrado e doutorado na UFRGS são gratuitos.

Não. Ao aluno é exigida a prova de proficiência apenas para a homologação do título. No caso do Mestrado, a exigência é de proficiência em uma língua estrangeira moderna (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano); no caso do Doutorado, proficiência em duas línguas estrangeiras modernas.

Informativo em Destaque

city

Aula Inaugural do DINTER

Desafios e perspectivas para a pesquisa e a pós-graduação em Educação
Prof. José Gondra (UERJ e Coordenador do Forpred/Anped)
Horário: 14h
Sala: 605

video

Novo vídeo lançado do programa

Acesse o video aqui.

Aula Inaugural PPGEDU/UFRGS
Plágio e a Comunicação Acadêmica em Ciências Humanas
Débora Diniz (UNB/ANIS)

PROCESSO DE SELEÇÃO

MESTRADO/DOUTORADO – 2017

Edital de Seleção Locais das Provas

Sobre

  • Coordenador:
    – Prof.  Luis Henrique Sacchi dos Santos
  • luishss2009@gmail.com

  • Coordenadora Substituta :
    – Profa. Fabiana de Amorim Marcello
  • famarcello@gmail.com


    Secretária Acadêmica:

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) é vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), unidade que também congrega o Curso de Licenciatura em Pedagogia e a formação pedagógica dos demais Cursos de Licenciatura da Universidade. O PPGEdu integra o sistema de Pós-Graduação da UFRGS, composto por 84 Programas, avaliados e reconhecidos pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação, distribuídos em 80 Cursos de Doutorado, 84 de Mestrado Acadêmico e 15 de Mestrado Profissional. O PPGEdu/UFRGS, em suas quatro décadas de existência, articula sua proposta formativa a partir de demandas sociais, científicas e acadêmicas da área. As linhas e projetos de pesquisa, as disciplinas, as teses e dissertações e a produção bibliográfica e técnica do corpo docente e discente expressam a inserção político-social no âmbito dos avanços e impasses da Educação brasileira, em especial a Educação Básica, em consonância com os objetivos históricos do Programa. Iniciado em 1972 como Curso de Mestrado em Educação, foi credenciado em 1974, através do Parecer nº 657/74, e recredenciado pelos Pareceres 534/81 e 645/90 do Conselho Federal de Educação. Em 1976 iniciou o Curso de Doutorado em Ciências Humanas – Educação, credenciado através do Parecer 181/82 e recredenciado pelo Parecer 645/90, ambos do Conselho Federal de Educação. O PPGEdu/UFRGS, que objetiva formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da Educação, até o momento: titulou 1.668 mestres e 809 doutores.

Oferecer Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, com o intuito de formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da Educação.

Mais do que isso, o Programa soma-se ao projeto da atual gestão da Universidade, que busca uma universidade de classe mundial, caracterizada fundamentalmente pela excelência, a partir de quatro aspectos centrais e que se constituíram como objetivos específicos do quadriênio 2013-2016 recém finalizado:

1) desenvolver a capacidade de liderança na pesquisa, através do fomento à vitalidade e atualidade dos projetos, grupos e núcleos de pesquisa de seu corpo docente e discente;

2) divulgar a produção do conhecimento gerado, de modo a que resulte no aumento global das publicações qualificadas de docentes e discentes;

3) exercer sua capacidade de transformação do conhecimento, por intermédio da inserção acadêmico-social, notadamente a atuação de seus docentes, discentes e egressos em sistemas de ensino de todos os níveis e em grupos de pesquisa consolidados, que assumam crescentemente uma feição transnacional;

4) captar recursos para incremento da produção e para assegurar as ações de internacionalização do Programa.

Eventos

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.