Vigna longifolia

Vigna longifolia

© Valmir Bittencourt

previous arrow
next arrow

Nome científico: Vigna longifolia (Benth.) Verdc.
Família: Fabaceae
Conhecida popularmente como: Feijão-da-praia.
Grau de ameaça: NE.¹
Biomas em que ocorre: Amazônia, Mata Atlântica.
Floração: Fevereiro a abril.
Frutificação: Fevereiro a abril.
Sobre essa espécie: É uma planta herbácea, perene e volúvel. Essa espécie é encontrada em campos rupestres, com preferência por solos alagados. As flores apresentam coloração amarelo-alaranjadas e têm de 1,2-1,5 cm de tamanho.

¹Classificação conforme a Lista Vermelha da flora brasileira.


Referências:

BENEDET, H. 2002. Resgate de Ecótipo Espontâneo de Vigna Luteola e Vigna Longifolia na Produção Agrícola Sustentável. 58p. il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas. Florianópolis, Santa Catarina.

SILVA, P. J. et al. “Levantamento florístico de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil,” Rev. Bras. Biociências, v. 11, n. 2, p. 163–183, 2013.

SILVEIRA, F. S. and MIOTTO, S. T. S. “A família Fabaceae no Morro Santana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil: aspectos taxonômicos e ecológicos,” Rev. Bras. Biociências, v. 11, n. 1, p. 93–114, 2013.

Snak, C.; Salinas, A.O.D. Vigna in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB83862>. Acesso em: 01 jul. 2020.

O Flora Campestre é uma plataforma com o objetivo de divulgar conhecimento cientifico para o máximo de pessoas possíveis. A construção desta plataforma é realizada por iniciativa da equipe de divulgação científica do Laboratório de Estudos em Vegetação Campestre (LEVCamp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.