Fatores de Risco para Diabetes

9 abril, 2017    tags: prevenção

O diabetes mellitus desenvolve-se através da interação entre fatores genéticos e fatores ambientais, ou seja, indivíduos que são geneticamente propensos a ter diabetes podem apresentar a doença quando expostos a determinados eventos (fatores ambientais) durante a vida. Os fatores que desencadeiam o diabetes tipo 1 são diferentes daqueles do diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que as nossas células de defesa atacam nosso pâncreas (órgão produtor da insulina). Isto ocorre quando o paciente geneticamente susceptível é exposto a algum gatilho ambiental. Esses gatilhos ativam estas células de defesa e produzem autoanticorpos, causando o ataque ao pâncreas. A pesquisa de autoanticorpos através de exames de sangue pode apontar para pessoas que possuem maiores chances de desenvolver a doença, embora esse teste não seja realizado de rotina. Dente os fatores ambientais, cogita-se que infecções virais podem estar envolvidos no desenvolvimento do diabetes tipo 1, porém esse mecanismo ainda não está muito bem esclarecido. O diabetes tipo 1 é mais comum em brancos do que entre pessoas de outras etnias. O fato de possuir histórico na família desse tipo de diabetes representa risco aumentado de desenvolver a doença, especialmente quando forem os pais ou irmãos do paciente.

No diabetes tipo 2, a relação dos fatores genéticos e ambientais também existe, sendo o fator genético mais fortemente associado nesse tipo da doença em comparação ao diabetes tipo 1. O diabetes tipo 2 é mais comum em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, principalmente quando o acúmulo de gordura se localiza em volta da cintura (chamado de gordura centrípeta). O risco também é maior em mulheres com síndrome de ovários policísticos ou que apresentaram diabetes gestacional anteriormente. Outros fatores como pressão alta, diagnóstico de pré-diabetes, altas concentrações de colesterol e triglicerídeos no sangue, tabagismo, idade avançada e um estilo de vida sedentário, com pouca atividade física e dieta altamente calórica, aumentam o risco do desenvolvimento de diabetes. Afrodescendentes, asiáticos, hispânicos e indígenas apresentam risco maior de diabetes tipo 2 do que brancos.

Alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes podem ser prevenidos. Peça ajuda para a sua equipe de saúde para identificar potenciais fatores de risco já presentes e quais alternativas podem ser utilizadas para modificá-los.