SAI divulga a avaliação de infraestrutura da UFRGS

No período do dia 2 a 31 de dezembro, a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) estará disponibilizando a avaliação de Infraestrutura da UFRGS, para alunos de graduação, pós-graduação e docentes. A avaliação da Infraestrutura é um quesito solicitado pela Lei Federal Nº 10.861/2004 que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). É de suma importância a participação da comunidade acadêmica na avaliação, tendo em vista a  melhoria da qualidade da Universidade. O preenchimento do instrumento é por meio do Portal do Aluno/Servidor. 

Nau /Fabico faz levantamento de dados sobre a Unidade

No intuito de entender as dimensões da Fabico e da transparência às informações institucionais, o Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) fez um levantamento de dados quantitativos da Unidade relacionados ao número de envolvidos. Para tantoforam levados em  consideração a quantidade de servidores técnico-administrativos, monitores, docentes e discentes da graduação e da pós-graduação.

Futuramente, buscará também coletar dados relacionados ao número de projetos de extensão produzidos na Unidade. A intenção é acompanhar esses dados ao longo dos semestres e produzir uma observação longitudinal, que possibilitará um comparativo.

Segue abaixo a tabela com os dados fornecidos pela Secretaria e Coordenadores da Fabico:

Tabela 1: Números da Fabico

Fonte: Nau/Fabico 2019.

NAU entrega RAAI Fabico 2019

O NAU Fabico fará a entrega do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI) de 2019 no próximo dia 30, atendendo às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que exige que o documento seja produzido anualmente. Para redigir o relatório, foram considerados aspectos internos e externos presentes na Unidade, além de reflexões acerca das potencialidades, fragilidades e possíveis ações e estratégias futuras na busca de melhorias. Outro ponto considerado foi  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os resultados das avaliações realizadas pela Secretaria de Avaliação (SAI) e NAU Fabico realizadas durante 2019. Além disso, foram ainda consultados os coordenadores das Comgrads, coordenadores da Pós-graduação, chefes dos departamentos (DECOM e DCI) e direção, para que se fizesse uma descrição das atividades realizadas neste ano na Fabico e uma autoavaliação. A publicação do RAAI Fabico 2019 está prevista para março de 2020, no site da SAI.

Equipe do Nau em reunião no dia 07/11/2019.

 

Nau da Fabico analisa pesquisa com Programas de Pós-graduação

Desde o ano de 2018, os cursos de pós-graduação passaram a fazer parte do questionário de avaliação da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) da UFRGS. Os programas de pós-graduação da Fabico que fazem parte da pesquisa são o Programa de Pós graduação em Comunicação (PPGCOM), Programa de Pós graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) e desde o primeiro semestre de  2019 o Programa de Pós graduação em Ciências da Informação (PPGCIN).

O questionário preenchido pelos discentes contém 17 perguntas e é aplicado a cada fim de semestre. No primeiro semestre de 2019 a Fabico teve 43,72% de respondentes.

Veja a seguir a série comparativa de cada PPG referente a 2019/1 :

Tabela 1: comparativo quantitativo entre os PPGs da Fabico em 2019/1.

Fonte: Nau/Fabico 2019.

Nota-se que as médias obtidas pelos três Programas de Pós-graduação da Fabico é considerada, pelos padrões do ENADE, um conceito 5, portanto ótima. Quanto a porcentagem de respondentes, o PPGCIN apresenta o maior índice de respondentes entre os programas.

As questões aplicadas no questionário são apresentadas abaixo) :

Q1 – O professor utilizou metodologias adequadas ao conteúdo e nível de ensino.

Q2 – O professor trabalhou os conteúdos em nível de profundidade e atualidade condizentes com o nível de estudos e com os objetivos da atividade de ensino.

Q3 – O professor manteve postura de respeito e cortesia no trato com todos os discentes.

Q4 – O professor forneceu retorno das atividades avaliativas.

Q5 – Os conhecimentos desenvolvidos contribuíram para minha formação.

Q6 – O orientador contribuiu para o desenvolvimento de minhas pesquisas.

Q7 – O orientador me tratou com respeito.

Q8 – Recebi orientação e incentivo para a divulgação dos resultados da pesquisa.

Q9 – O orientador me incentivou a participar de eventos científicos.

Q10 – O Programa disponibilizou ambiente de estudo com os recursos necessários.

Q11 – O Programa disponibilizou infraestrutura e insumos necessários para a realização de pesquisas de campo e/ou de laboratório.

Q12 – O Programa ofereceu conteúdos e práticas apropriadas para minha formação como pesquisador/docente.

Q13 – O Programa possui inserção internacional e/ou políticas de mobilidade acadêmica.

Q14 – O Programa disponibilizou informações claras, completas e atualizadas sobre suas normas e procedimentos.

Q15 – O Programa disponibilizou conhecimentos sobre metodologia científica.

Q16 – O Programa favoreceu uma cultura de sustentabilidade (ambiental, social, econômica, etc.)

Q17 – A minha participação no grupo de pesquisa contribuiu para o desenvolvimento da minha tese/dissertação.

As questões do instrumento de avaliação da Pós-Graduação estão disponíveis no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA), www.ufrgs.br/cpa. Estão disponíveis também a Decisão da CPA Nº 06/2015, que aprova o Instrumento de Avaliação da Pós-Graduação e na Decisão da CPA Nº 03/2018, com as regras para a aplicação de instrumento e geração de relatórios.

Acesse o relatório completo da pesquisa com análises de dados quantitativos e qualitativos: Análise Qual-Quantitativa da pós graduação

Fórum oportuniza exposição de ações do Nau/Fabico

Nova edição do Fórum dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) foi realizada no dia 29 de abril, no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia, no Campus Saúde da UFRGS. O Nau da Fabico participou do Fórum na parte final da programação em que foi realizada a partilha de boas práticas, com relatos de representantes das unidades. No momento “Boas Práticas dos NAUs“, o Nau da Fabico apresentou as ações de avaliação desenvolvidas e expostas no Relatório de Autoavaliação Institucional de 2018. Destacou ainda o planejamento do site do Núcleo. 

O encontro foi o primeiro realizado em 2019 – 13.º ao longo do tempo- e reuniu representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e dos Núcleos de Avaliação de Unidade. O Fórum tem o objetivo de compartilhar boas práticas de trabalho dos NAUs e busca estimular o intercâmbio de experiências, no sentido de ampliar o conhecimento sobre avaliação institucional e potencializar o seu trabalho nas Unidades.

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Veja a cobertura do 9º Fórum dos Naus no site da UFRGS: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/naus-realizam-forum-e-preparam-a-semana-de-avaliacao-da-ufrgs

Confira os resultados da Fabico no Enade desde 2006

A avaliação institucional nas universidades é um diagnóstico que possibilita melhorias na gestão e planejamento dos setores ou unidades das instituições. Esta avaliação, vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), está subdividida em duas partes: interna e externa. A avaliação interna, na UFRGS, conta com a participação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e dos Núcleos de Avaliação da Unidade (Nau). A avaliação externa, por sua vez, é uma maneira do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliarem a qualidade da educação de cada universidade ou faculdade e, consequentemente, do país. Os instrumentos de avaliação externa atualmente são as visitas realizadas por profissionais avaliadores representantes do MEC e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O Enade, de acordo com o site do Inep, é uma prova aplicada aos concluintes de cada curso e avalia o seu rendimento na graduação. Os parâmetros avaliados versam os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O exame é realizado a cada 3 anos, sendo que na Fabico ocorreu em 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018 com os cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação.
O próximo Enade na Fabico acontece em 2021 e envolve a graduação em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda. Com o objetivo de mostrar aos discentes os resultados obtidos nos Enades anteriores, o NAU preparou uma análise dos últimos dados relacionados ao Exame destes cursos. O curso de relações públicas não participa do ENADE desde o ano de 2012, recebendo a visita in loco como método avaliativo.

Gráfico 1: Comparação do conceito entre os cursos da Fabico ao longo dos anos

Fonte: Nau/Fabico 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

Pode-se observar que houve um salto em relação ao conceito entre 2006 e 2009 nos três cursos (Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), que passaram de 2 (conceito considerado insatisfatório) para 5, conceito máximo. Este conceito se manteve nos anos seguintes, o que demonstra, de forma geral, a manutenção da qualidade do ensino. A seguir, o gráfico comparativo entre as médias obtidas pelos cursos da Fabico em relação a média dos mesmos cursos de todo o país.

Grafico 2: Comparação das médias da IE com as médias do Brasil

Fonte: Nau/Fabico 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota-se que em 2006 os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas obtiveram média inferior à média do Brasil. Já a partir de 2009 esse número mudou e as médias da comunicação na FABICO se mostraram superiores à média do Brasil.

Para conferir mais informações, acesse o relatório completo: Relatório ENADE

Nau da Fabico publica pesquisa no 4º Avalies

Em 2019, o Simpósio Avaliação da Educação Superior (Avalies) realizou a sua 4ª edição e ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, em Salvador, Bahia. Nele foram apresentados trabalhos e experiências relacionados à Avaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior das diferentes regiões do país.
O Nau da Fabico submeteu um artigo nesta 4ª edição do Avalies em que relatou a avaliação interna feita a partir da análise dos comentários deixados no questionário de avaliação respondido por estudantes e professores ao fim de cada semestre. O trabalho, intitulado “Pesquisa de Avaliação da Educação Superior: do Diagnóstico ao debate sobre Diversidade”, foi aprovado e publicado nos anais do evento.
O artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo explorar os dados de viés qualitativos levantados pelos questionários de Avaliação Discente e Autoavaliação Docente que são geridos pelo sistema da Universidade no contexto da Fabico. Os comentários de estudantes e professores da Fabico, do Departamento da Comunicação (Decom) e do Departamento de Ciências da Informação (DCI), de 2017, 2018 e 2019, foram lidos e categorizando, promovendo análise e visibilidade às questões abertas.
Em complemento à pesquisa, o artigo relata a realização de um evento que surgiu a partir dos resultados da investigação dos comentários os quais apontavam questões problemáticas como a discriminação e preconceito. Assim, como proposta de ir além da avaliação e o diagnóstico e combater a intolerância na Universidade, o Nau da Fabico promoveu um seminário, com o título “Diversidade em sala de aula”, no dia 27 de junho de 201, que envolveu especialistas, professores e estudantes. A atividade contou com cerca de 40 participantes e provocou uma discussão produtiva sobre as temáticas.
O Avalies acontece desde 2015 e tem a proposta de discutir a avaliação institucional em suas múltiplas dimensões. Visa ainda estimular a geração do conhecimento em avaliação institucional, debater o seu estado da arte e provocar a interação entre pesquisadores da área e público em geral, buscando qualificar as Instituições de Educação Superior, explorando, especialmente, a avaliação externa.
Link para o site do evento: http://www.avalies2019.ufba.br/
Link para o artigo: Artigo Avalies

Trabalho de Pesquisa do Nau/Fabico é apresentado no Salão de Ensino

No dia 23 de outubro, o Nau/Fabico participou do XV Salão de Ensino da UFRGS com um trabalho na sessão sobre a temática “Avaliação Institucional”. O estudo, que tem como título “Da avaliação institucional ao debate sobre a diversidade em sala de aula na Fabico”, foi apresentado pela bolsista Isadora Carolina Ergang e teve co-autoria de Vitória Silva Moraes. A proposta versa sobre a análise dos comentários deixados no Questionário de Avaliação da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI). Inclui também um evento promovido pelo Nau/Fabico que surgiu a partir dos resultados dessa pesquisa.
A pesquisa, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Temático (GTT) – Estudo Qualitativo dos Resultados dos Questionários de Avaliação Institucional da Fabico, vem sendo realizada desde o semestre de 2017/1 e se caracteriza por possuir um caráter longitudinal, uma vez que as análises crescem a cada ano o que possibilita uma comparação entre os comentários a cada semestre, por departamento. O estudo tem um caráter qualitativo mas as observações são de cunho quantitativo, isso devido ao método de categorização implementado.
As análises das respostas abertas inspiraram uma ação para mudança, que foi a realização do debate na Semana de Avaliação da UFRGS intitulado “Seminário de Avaliação Institucional na Fabico: Diversidade em Sala de Aula”. O evento foi realizado no dia 27 de junho de 2019 e na ocasião o Nau apresentou os dados de Avaliação dos comentários. Para mais informações sobre o evento acesse: http://www.ufrgs.br/fabico/diversidade-em-sala-de-aula-e-debatida-em-seminario-de-avaliacao

Professora Fabiane, coordenadora do Nau, e bolsistas

Veja no link a versão completa da apresentação do trabalho “Da avaliação institucional ao debate sobre a diversidade em sala de aula na Fabico”: Apresentação

Acesse aqui o link com o resumo: RESUMO

Bolsistas do Nau/Fabico conhecem sede do Nau/Esefid

No dia 6 de setembro, as bolsistas do Nau/Fabico realizaram uma visita técnica ao Nau da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) com o objetivo de conhecer outras maneiras de se fazer avaliação institucional. As estudantes Isadora Carolina Ergang e Vitória Silva Moraes foram recebidas pela coordenadora do NAU/Esefid, Cintia Bueno Marques, que apresentou as instalações do Núcleo, os projetos realizados e as  pesquisas em andamento. Um dos destaques da visita foi a oportunidade de conhecer o Grupo de Pesquisa em Avaliação Institucional (GEPAI/Esefid), primeiro grupo de pesquisa oficializado pela PROPESQ/UFRGS junto ao CNPQ. 

Durante essa visita técnica, as bolsistas puderam observar ideias e metodologias diferenciadas que podem servir como base para novos projetos no Nau/Fabico. Isadora  ressaltou a eficiência com que o Nau/Esefid entrega as recomendações apontadas pelos estudantes nos estudos de avaliação, provendo melhorias na infraestrutura, nos currículos e no setor administrativo, por exemplo. Considera também que a cultura de avaliação institucional que se formou na Unidade contribuiu para que a comunidade da Esefid se comprometesse mais nas pesquisas. Vitória complementou falando sobre a importância do engajamento dos estudantes da Esefid nas pesquisas de avaliação institucional realizadas pelo NAU e pelo GEPAI, que é intensificada pelo fato de verem suas demandas postas em prática. Além da autoavaliação institucional do docente pelo discente, outras formas de avaliação são aplicadas ao longo do semestre, propondo, assim, formas mais específicas e complementares para analisar a unidade, sendo de grande importância para reconhecer fragilidades e potencialidades e efetuar as mudanças necessárias. 

Veja no link o relatório completo da visita: https://docs.google.com/document/d/1X1g7lgvF15mXolCGq8Fo48PonuCXdOIhlhe7lZMlZfs/edit?usp=sharing

NAU da Fabico realiza Seminário sobre Diversidade

O Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU/Fabico) promove o Seminário de Avaliação na Fabico: Diversidade em Sala de Aula que se realiza na próxima quinta-feira, 27 de junho, às 14h, no Auditório 2 da Fabico. O evento tem como objetivo apresentar os resultados das avaliações da unidade e abrir o debate sobre o respeito à diversidade no ambiente universitário. Participam do Seminário a membro da comissão coordenadora do Comitê Contra a Intolerância e a Discriminação da UFRGS, Denise Jardim, a integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade (NUPSEX), Flávia Novais, e o estudante cotista do curso de Jornalismo da UFRGS e participante do coletivo Afronta Fabico, Emerson dos Santos. Professores e técnicos devem se inscrever pelo site  www.ufrgs.br/edufrgs, na aba “Inscrições Abertas”. Já os estudantes devem se inscrever no local. A participação no evento vale como atividade de extensão. O Seminário integra a Semana de Avaliação da UFRGS com programação disponível no site http://www.ufrgs.br/sai.