22 de maio de 2017

Linhas de Pesquisa

Grande Estratégia do Brasil para o Século XXI

ACESSE O ESPELHO DO NERINT NO CNPQ  

A proposta desta linha de pesquisa é promover o debate sobre uma Grande Estratégia para o Brasil. O objetivo é conjugar esforços em diversas esferas da sociedade para garantir a soberania, a segurança e o desenvolvimento nacional e conceder maior autonomia de ação frente ao Sistema Internacional. Deste modo, serão analisados temas chave para a inserção estratégica brasileira: A Política Externa e de Defesa do Brasil; o Entorno Estratégico Sul-Americano; e as Relações de Cooperação Sul­-Sul.

Relações Internacionais do Continente Asiático

ACESSE O ESPELHO DO NERINT NO CNPQ  

Aborda as principais dinâmicas de política e segurança internacional vigentes no continente asiático, enfatizando as balanças de poder regionais, a interação entre diferentes áreas da Ásia, bem como o papel do continente no tabuleiro geopolítico global e na interação entre as grandes potências. Especificamente, busca-­se analisar o continente asiático através do estudo de quatro regiões: Oriente Médio e Ásia Central; o subcontinente Indiano e o Oceano Índico; a Rússia e seu entorno; a Ásia Oriental e o Pacífico.

Hegemonias, Crise e Transformação

ACESSE O ESPELHO DO NERINT NO CNPQ  

Estudo teórico, histórico e estratégico do Sistema Mundo, com foco na compreensão da alternância entre ciclos hegemônicos e de crises (caos sistêmico). Análise desse processo como elemento de transformação do próprio sistema, com especial ênfase ao período pós-Guerra Fria. Também busca identificar possíveis situações de ruptura do Sistema Mundo e o crescente papel do Brasil dentro dele.