Suspensão de atividades presenciais em 17/05 e 18/05

Prezada Comunidade do PGDR

Considerando:

– os alertas meteorológicos para o dia de hoje, 17/05;

A Direção do CISADE comunica a suspensão das atividades presenciais a partir das 11 horas do dia 17/05 até as 08h do dia 19/05, visando garantir a segurança de todos o prédio se manterá fechado.

Informações do aviso do INMET:

Aviso de: Vendaval
Grau de severidade: Grande Perigo
Início: 17/05/2022 12h00min
Fim: 18/05/2022 10h00min
Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 17/05/2022 12:00. Vento variando acima de 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Instruções:
Permaneça em local abrigado e longe de janelas.
Evite se locomover e enfrentar o mau tempo.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para maiores informações você pode ler a Portaria n° 2625 clicando aqui.

Homologação do resultado do processo seletivo para ingresso em 2022/1

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) torna pública a
homologação do resultado do processo seletivo para ingresso em 2022/1, no Curso de Mestrado, regido pelo Edital 02/2022.

Você pode conferir o resultado clicando em Mestrado ou Doutorado.

Livro “Amazônia no Século XXI: Temas de Estudos Estratégicos Internacionais”

O nosso docente, Professor Eduardo Ernesto Filippi, também docente do PPGEEI, junto à Professora Verônica Korber Gonçalves (PPGEEI) publicaram recentemente, como organizadores, o livro “Amazônia no Século XXI: Temas de Estudos Estratégicos Internacionais”.

O livro conta ainda com a contribuição de docentes, discentes e egressos dos cursos PPGEEI e Direito Internacional da UFRGS.

O livro está disponível no link:

https://www.ufrgs.br/ppgeei/wp-content/uploads/2022/05/Amazonia-no-Seculo-XXI-Temas-de-Estudos-Estrategicos-Internacionais.pdf

Confira!

COMUNICADO AOS CANDIDATOS SELECIONADOS NA SEGUNDA ETAPA

A Coordenação do PGDR informa aos candidatos aprovados na segunda etapa dos
processos seletivos para ingresso em 2022/1, regidos pelos Editais 01 e 02/2022 do
PGDR, que desejarem entregar de forma presencial a documentação exigida para
confirmação da vaga, a Secretaria do PGDR estará agendando exclusivamente horários
no dia 17/05/2022, pelo link https://doodle.com/bp/pgdrsecretaria/entrega-dedocumentos-do-processo-seletivo-pgdr.
É importante que a documentação já venha autenticada ou com certificação eletrônica
com validade, conforme consta nos Editais.
O PGDR funciona no Prédio do CISADE, ao lado do RU (Restaurante Universitário)
Centro.
Os candidatos serão atendidos respeitando o horário de agendamento e para o
atendimento, os candidatos devem seguir as instruções do protocolo de segurança
sugerido pela FCE (https://www.ufrgs.br/fce/fce-reitera-uso-de-mascaras-eapresentacao-de-passaporte-vacinal/ ).
Atenção: Conforme normas da UFRGS, o uso de máscara e a apresentação do cartão de
vacinação são obrigatórios. Além disso, na entrada do prédio será solicitado o
preenchimento de um termo de responsabilidade, exigido pela Faculdade de Ciências
Econômicas.
Candidatos que desejarem encaminhar a documentação pelos Correios, seguem vigentes
as orientações dos Editais (item 8.3 dos editais 01 e 02/2022)
A remessa dessa documentação deve ser por carta registrada ou por SEDEX. A data limite
para envio dessa documentação é 18/05/2022.
Solicitamos ainda, que para confirmação da vaga, nos seja encaminhado o código de
rastreamento fornecido pelos correios, para o e-mail pgdrint@ufrgs.br até a data limite
para envio da documentação (18/05/2022).


Endereço do PGDR:
Av. João Pessoa, 31. 1.º andar. Prédio do CISADE.
Centro Histórico. Porto Alegre/RS
CEP: 90.040-000

Você pode ler o comunicado clicando aqui.

Divulgação dos candidatos aprovados na segunda etapa do processo seletivo para Mestrado e Doutorado.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR)
torna pública a relação, em ordem de classificação, dos candidatos aprovados na
segunda etapa do processo seletivo para Mestrado e Doutorado de 2022.

Você pode ver a lista completa clicando em Mestrado e Doutorado.

Divulgação da agenda para entrevistas do processo seletivo regido pelos Editais 01 e 02 de 2022.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulga a agenda para entrevistas do
processo seletivo regido pelos Editais 01 e 02 de 2022.

Acesse as informações clicando aqui.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural divulga a lista de candidatos aprovados na primeira etapa dos processos seletivo. 

Atenção, no dia 13/04, quarta-feira, as instruções e o agendamento das
entrevistas serão divulgadas no site do PGDR. Conforme o edital, as
ENTREVISTAS serão realizadas de forma on-line a partir de 19/04/2022.

Confira lista completa para mestrado e doutorado clicando aqui.


Quaisquer dúvidas e/ou informações, entre em contato por

Email: pgdrint@ufrgs.br

Asae realiza oficina preparatória para os seminários regionais que discutirão a extensão rural

A Asae realizou na última quarta-feira (30/03), em parceira com a AESR, uma oficina preparatória para os seminários regionais que discutirão a extensão rural. A capacitação foi realizada na UFRGS, sala 302 da FACED, e teve a coordenação dos professores Alberto Bracagioli e Rumi Kubo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), e a presença e participação de alunos do mestrado e doutorado da disciplina Construção do Conhecimento e de extensionistas da Emater/RS-Ascar: Albino Motter, Carlos Alberto da Rosa Maciel, Carlos Roberto Vieira da Cunha, Caroline de Quadros, Diego Barden dos Santos, Lauro Edilso Bernardi, Luana Alves, Marcia Barboza Breitencach, Marines Bock, Pedro Urubatan Neto da Costa, Robson Becker Loeck, Tatiane dos Santos e Vanessa Dal Canton.

Como os seminários serão realizados em um único dia em cada região do RS, com vistas a otimizar o tempo, a atividade discutiu o melhor formato a ser utilizado, encerrando um processo “silencioso” do GT Extensão Rural da Asae. Para pensar a realização dos seminários, o GT lançou mão de uma pesquisa (dados no site da Asae) e de mais de 20 reuniões preparatórias com professores da UFSM, da UFRGS e do IFFS, com entidades como a Fetag, Via Campesina e Fetraf, além de representantes de cooperativas e dos púbicos tradicionais (pescadores, indígenas e quilombolas) e da Embrapa e da Epagri.

O primeiro seminário “Repensar da Emater: por uma ATERS Qualificada e Forte” ocorrerá dia 19 de abril, em Porto Alegre. Veja abaixo o cronograma completo dos Seminários:

SEMINÁRIOS REGIONAIS

Porto Alegre – 19 abril
Pelotas – 26 abril
Bagé – 28 abril
Lajeado – 05 maio
Santa Rosa – 10 maio
Ijuí – 12 maio
Santa Maria – 19 maio
Frederico Westphalen – 24 maio
Passo Fundo – 26 maio
Erechim – 31 maio
Caxias – 02 junho
Soledade – 07 junho

SEMINÁRIO ESTADUAL

Porto Alegre – 6 e 7 julho

Pauta AsSsAN: Evento, nos dia 30 e 31 de março, vai escolher as melhores iniciativas sustentáveis através de votação popular

Evento online e ao vivo, nos dia 30 e 31 de março, vai escolher as melhores iniciativas empreendedoras sustentáveis através de votação popular

Promovido pelo AsSsAN Círculo da UFRGS e pelo Vila Flores, o projeto ME CONTA Sociobiodiversidade vai financiar propostas em quatro categorias, que receberão R$2.000,00 para execução em até 30 dias

Ocorre nos dias 30 e 31 de março a escolha popular das melhores propostas que promovam a sociobiodiversidade para receberem financiamento coletivo instantâneo de R$ 2.000,00. O evento é a última etapa do projeto ME CONTA Sociobiodiversidade, que teve início no segundo semestre de 2021, com o objetivo promover ideias, ações e projetos que dêem visibilidade à temática nas suas diferentes manifestações. As iniciativas escolhidas, uma em cada das quatro categorias, terão 30 dias para a execução. Ao todo, foram selecionadas 11 propostas, que serão apresentadas ao público por meio de vídeos durante o evento online. No dia 30 acontecem as exibições e votações das categorias Gastronomia Sociobiodiversa, que considera a valorização de alimentos típicos brasileiros, e Butiá em Destaque, que reconhece a importância e a versatilidade do fruto e de sua palmeira. Já no dia 31, a decisão é nas categorias Da Mata ao Cotidiano, que insere o potencial dos ecossistemas brasileiros no dia a dia, e Arte/Artesanato no PAN Lagoas do Sul, que contempla ações na região litorânea do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Para a coordenadora do AsSsAN Círculo, professora Gabriela Coelho, esse movimento de valorização da sociobiodiversidade no cotidiano dos brasileiros vem sendo fortalecido pelos debates internacionais em torno da mitigação das mudanças climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela explica que o objetivo do ME CONTA Sociobiodiversidade é promover ideias, ações e projetos que tornem a sociobiodiversidade presente no cotidiano das pessoas, a partir de suas diferentes manifestações.

“A sociobiodiversidade é a manifestação da diversidade biológica e cultural brasileira pelas frutas nativas e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e sua culinária, pelas sementes crioulas e sementes de espécies nativas e os seus manejos, pelos artesanatos com fibras vegetais, escamas de peixe, sementes, pelas plantas medicinais e cosmética natural, e tantos outros movimentos e práticas que valorizam os conhecimentos tradicionais e os usos associados à biodiversidade. No ME CONTA, as quatro categorias buscam valorizar essa imensa riqueza, ao mesmo tempo que conectam a movimentos e redes existentes como a Rota dos Butiazais, a Cadeia Solidária das Frutas Nativas e o PAN Lagoas do Sul”, detalha Gabriela.

Para acompanhar o evento e participar da decisão coletiva, basta acessar youtube.com/vilaflores. Além de votar em suas propostas preferidas, o público também pode contribuir financeiramente – adquirindo ingressos solidários por R$10,00 em bit.ly/mecontacontribua – ou através de dicas, contatos, materiais, espaço e até mesmo disponibilizando tempo para ajudar na realização dos projetos.

Serviço:
ME CONTA Sociobiodiversidade

O que? Evento online para financiamento de 4 iniciativas sustentáveis através de votação popular
Quando? Nos dias 30 e 31 de março, às 19h
Onde? Ao vivo em youtube.com/vilaflores
Como? Gratuito e com ingressos simbólicos em bit.ly/mecontacontribua

Confira a programação e os projetos selecionados:

30/03 – das 19h às 21h

Categoria 1: BUTIÁ EM DESTAQUE
– Associação Comunitária Rural de Imbituba – ACORDI
– Butiá para Todxs
– Do Terreno – Naturais e Artesanais

Categoria 2: GASTRONOMIA SOCIOBIODIVERSA
– Cantina Goj Vêso
– Grupo de Feirantes da Feira da Biodiversidade de Maquiné/RS
– Terra Indígena de Nonoai, Aldeia Pinhalzinho

31/03 – das 19h às 21h

Categoria 1: ARTE/ARTESANATO NO PAN LAGOAS DO SUL
– Construção de Móquem
– Trilha das Mulheres no Parque Estatual de Itapuã

Categoria 2: DA MATA AO COTIDIANO
– Mandinga Pura
– Ocupação Kaingang Goj Vêso
– Restaurae – Restauração Ambiental Sistêmica, Valorização da Sociobiodiversidade e Inclusão Social 

O ME CONTA Sociobiodiversidade é um projeto do AsSsAN Círculo da UFRGS e do Vila Flores, em parceria com o coletivo holandês WeTheCity, Coletivo Maria da Paz, Cadeia Solidária das Frutas Nativas, Rota dos Butiazais, Rede RestaurAção, PAN Lagoas do Sul e PAT Planalto Sul. A ação é viabilizada com recursos do Projeto PANexus: Governança da sociobiodiversidade para a segurança hídrica, energética e alimentar na Mata Atlântica Sul, através da Chamada Nexus do CNPq e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Mais informações em bit.ly/mecontasociobiodiversidade.