Bichos da semana

Neste semana recebemos contribuições das discentes Adriana Arias e Natália Vargas para a iniciativa Bicho da Semana.

Natália Vargas nos enviou a foto do sapinho-de-barriga-vermelha da espécie Melanophryniscus pachyrhynus realizando um comportamento chamado “unken reflex”. A foto abaixo, tirada pela discente, será uma das novas imagens a aparecerem no layout do site de agora em diante:

Adriana Arias contribuiu com uma breve descrição do animal objeto de sua pesquisa, o morcego da espécie Noctilio leporinus, e com algumas imagens, dentre as quais escolhemos uma para também aparecer na capa do site.

Segue a descrição enviada por Adriana Arias: “Noctilio leporinus é uma das poucas espécies de morcegos pescadores no mundo. Utiliza a ecolocalização como principal sistema sensorial para a detecção e captura das presas. Apresenta uma ampla distribuição geográfica, desde o sul do México até o norte da Argentina, ocorrendo em diversas condições locais e regionais de temperatura e umidade. Já que o clima impõe uma pressão evolutiva nos chamados de ecolocalização devido a atenuação atmosférica do som, nos perguntamos, existe variação acústica entre as diversas populações ao longo de sua distribuição geográfica? Para responder, testaremos  a hipótese de condução sensorial utilizando chamados de ecolocalização de morcegos pescadores de Norte, Centro e Sul America. Os resultados ajudarão na compreensão de como os morcegos adaptam seu comportamento de ecolocalização às condições climáticas locais e como o clima pode afetar a evolução da variação geográfica acústica.”

Adriana Arias também enviou um link de um o vídeo no qual é possível ver o morcego pescando: https://youtu.be/UTd_anMk9uw.

Agradecemos pelas contribuições e aguardamos mais imagens e informações sobre os animais das suas pesquisas. Lembramos que, para que a imagem possa ir para a capa do site, precisamos que seja de alta qualidade e tenha no mínimo 900x500px.