Estrutura do Curso

Entre as atividades dos alunos do PPG em Ciências Biológicas – Bioquímica, estão as disciplinas oferecidas pelo curso (atividades eletivas), Seminários do Departamento e Seminários do Grupo de Pesquisa (atividades obrigatórias) – para mestrandos no mínimo 2 (dois) créditos e 4 (quatro) para doutorandos. A disciplina Procedimentos Operacionais Padronizados do Departamento de Bioquímica (BIP00155) é obrigatória, devendo ser cursada preferencialmente no primeiro ano de curso. Também é obrigatório aos mestrandos assistir a 30 (trinta) seminários (defesas, palestras, etc.) ao longo do curso – ao doutorando são exigidas 60 (sessenta) presenças.

Os alunos de Mestrado devem, para a conclusão do curso, totalizar 12 (doze) créditos, obter aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira (inglês) e redigir e apresentar a dissertação de Mestrado. Para os alunos de doutorado é necessário totalizar 18 (dezoito) créditos, obter aprovação na prova de proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo uma obrigatoriamente em língua inglesa e outra da preferência do aluno, entre espanhol, francês, italiano e alemão, assim como apresentar o Exame de Qualificação – de acordo com a Resolução 001/2016, mencionada no artigo 30 do Regimento do Programa, que trata do Exame de Qualificação, que segue abaixo:

  • Os pós-graduandos de Doutorado deverão realizar o Exame de Qualificação no período de 18 a 24 meses após a efetivação da matrícula no PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica (PPGBIOQ);
  • O Exame consistirá em: a) um documento escrito; e b) apresentação e defesa oral do documento escrito (modelo);
  • O documento escrito deverá ser apresentado na forma de um Relatório contendo: data de ingresso do aluno e data de previsão da defesa; Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia e Resultados obtidos até o momento do relatório, Discussão e Perspectivas para conclusão da tese. O documento deverá ser entregue impresso e em arquivo eletrônico na Secretaria do PPG, pelo menos, 15 dias antes da data da apresentação;
  • O doutorando será avaliado por uma banca composta por dois (2) membros: um orientador permanente do PPGBIOQ (na condição de relator) e outro membro que poderá ser orientador permanente, colaborador ou doutor externo ao PPG. A banca deve ser sugerida pelo orientador e doutorando, junto com a entrega do documento. Após o recebimento do documento escrito, o relator terá até 72h para avaliar o formato desse documento e comunicar ao PPG a aprovação ou não desse formato.

Os alunos (Mestrado e Doutorado) que obtiverem bolsa da CAPES deverão obrigatoriamente, por exigência da agência de fomento, realizar Estágio Docência.

Os Projetos de Pesquisa referentes a teses ou dissertações realizada neste PPG devem ser encaminhados para avaliação na Comissão de Pós-Graduação, no período de sessenta (60) dias após a efetivação da matrícula (formulário de encaminhamento disponível na página).

Além destas, outras atividades realizadas pelos alunos podem acumular créditos depois de analisadas pela Comissão de Pós-Graduação. Entre as atividades estão:

  • Estágios em laboratórios;
  • Disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação em Instituição de Ensino Superior (anexar material contendo nome do Programa de Pós-Graduação que oferecerá a disciplina/curso, nome da disciplina/curso, código da disciplina, carga horária, número de créditos, professor responsável);
  • Publicação de artigo científico.

O número de créditos concedidos dependerá da avaliação de relator e de homologação pela Comissão de Pós-Graduação e obedece as seguintes regras:

  • Estágios: número de créditos conforme número de horas realizadas (no máximo 4 créditos por estágio);
  • Os alunos de Doutorado podem solicitar aproveitamento dos créditos cursados no Mestrado, sendo necessário anexar o Histórico Escolar do mesmo;
  • Os pedidos de aproveitamento de créditos por estas atividades devem ser encaminhados à Comissão de Pós-Graduação com formulário assinado pelo aluno, com ciência do orientador e acompanhada pelos documentos comprobatórios adequados;
  • Os alunos que tiverem um co-orientador deverão encaminhar à Secretaria a seguinte documentação a fim de ser analisada pela Comissão de Pós-Graduação: ofício do orientador solicitando o credenciamento do co-orientador (se este não for orientador do curso); ofício de aceite do co-orientador e carta do aluno solicitando a co-orientação. Os mestrandos podem indicar co-orientador até o primeiro ano de mestrado e os doutorando até segundo ano do curso.

Todos os alunos deverão entregar relatório de atividades anualmente, com a ciência do orientador. Salientamos que todas as solicitações do discente, acima citadas, devem conter a ciência de seu orientador.