Sobre

Histórico e Contextualização do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: BIOQUÍMICA iniciou formalmente suas atividades em 1977, com o credenciamento para o Programa de Mestrado.

A partir de 1978, foram estabelecidos intercâmbios com centros de pesquisa de outros países, tais como Argentina, Uruguai, Inglaterra, Estados Unidos da América, Suiça, Espanha e a Alemanha.

Em 1983, através de convênio com a UFPR, iniciamos o programa de doutoramento.

Na década seguinte, foram contratados pelo Departamento de Bioquímica e incorporados ao Programa de Pós-Graduação os Professores Iván Izquierdo e Elena Bernard, da Argentina e Richard Burnard Rodnight, da Inglaterra. Em 1992, o programa atingiu maturidade para autonomamente desenvolver doutorado.

Ao final da década de 90, quando foi desenvolvido ao atual sistema de avaliação da CAPES, o programa recebeu nota 7 até o ultimo quadriênio (com exceção do triênio 2010-2012 – conceito 6). O PPG tem uma forte inserção social, uma ampla cooperação internacional, já formou 402 (quatrocentos e dois) doutores.

Artigos Internacionais (2015 - 2018)

Qualis A1

Qualis A2

Qualis B1

Qualis B2

Infraestrutura

Laboratórios

O Departamento de Bioquímica, ICBS, UFRGS, que sedia o PPG, está situado em um prédio próprio, especificamente construído para pesquisa, dentro das normas de segurança e salubridade. Os laboratórios são adequados. Temos uma demanda crescente ao biotério local e ao biotério Central da UFRGS/CREAL (utilizamos nas nossas atividades de pesquisa cerca de 18 mil animais roedores/ano: ratos e camundongos) e às salas de cultivo celular, que acompanham o crescimento da nossa produção científica e formação de recursos humanos. O PPG (através do PROEX) tem mantido estas atividades, contando ainda com apoio do ICBS e da UFRGS.

Biblioteca

O Portal da CAPES, desde a sua criação e crescente expansão, permitiu um fantástico salto de qualidade da pesquisa e pós-graduação brasileiras. O PPG-Bioquímica utiliza intensamente e constantemente o Portal. Além disto, dispomos de uma biblioteca do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) e bibliotecas de programas afins – HCPA e Biociências, bem como da Biblioteca Central da UFRGS.

Recursos de Informática

A rede de informática da Universidade tem atendido, satisfatoriamente, as nossas necessidades. Contamos com rede sem fio, que atende nossas necessidades. Além disso, a UFRGS permite acesso à rede de alta velocidade para pesquisadores visitantes de outras IES.

Adquirimos um moderno e sofisticado equipamento de videoconferência que permitirá uma maravilhosa articulação e relações interinstitucionais (nacionais e internacionais), aperfeiçoamento pedagógico através da utilização dos meios e tecnologias de informação e comunicação, permitindo atualização do banco de dados e dos materiais de divulgação das atividades de Educação a Distância (EAD) da UFRGS e instituições do Brasil e do exterior. Além disso, quando da composição das bancas de mestrado, doutorado e pós-doutorado haverá uma enorme economia pela redução de despesas de passagem e diárias e economia de tempo dos membros das bancas, contribuindo para melhorar a qualidade das avaliações.

Temos a garantia de assistência aos computadores por técnicos do centro de processamento de dados (CPD) da UFRGS. O PROEX também tem permitido a atualização de programas de informática de uso geral e específicos, necessários ao desenvolvimento de projetos.