Grupos de Pesquisa

Comunicação Científica

O grupo desenvolve pesquisas teóricas e aplicadas na área de Ciência da Informação e Comunicação, dedicando-se especialmente às temáticas de Produção Científica, Bibliometria, Cientometria, Citação, Coautoria e Colaboração, Periódicos Científicos, Fluxo da Informação Científica, Busca e Uso de Informação, Repositórios, bem como à aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas sociais e científicas. Seus membros desenvolvem de forma individual ou coletiva trabalhos em colaboração com grupos de outras Instituições de Ensino Superior, notadamente FURG e USP, no Brasil, e Universidad Carlos III de Madri, na Espanha. O Grupo tem estudado a produção científica e os periódicos de certas áreas do conhecimento, especialmente no que se refere à sua mensuração, indicadores, fator de impacto, bases de dados, processo de avaliação de originais, contribuindo para a maior visibilidade da ciência brasileira.

Líderes:

  • Profa. Dra. Sônia Elisa Caregnato
  • Profa. Dra. Samile Andréa de Souza Vanz

Epistemologia e Filosofia da Informação

O Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Filosofia da Informação busca investigar temáticas teóricas, conceituais e metodológicas no campo da Ciência da Informação, com foco em questões voltadas à Epistemologia da Informação, Filosofia da Informação, Ética da Informação, Políticas de Informação, tais as relações de poder na produção, gestão, circulação e uso do Documento ou da Informação em diferentes suportes, bem como tensões na luta pelo direito à informação e à memória em diferentes grupos sociais. Tem por objetivos debater temáticas alavancadas por tecnologias de informação e comunicação, a partir de fundamentos de ordem epistemológica da Ciência da Informação; compreender fenômenos informacionais e comunicacionais estabelecidos e emergentes, trazendo a lume questões discursivas e de regime relacionadas ao fluxo informacional; aprofundar e desenvolver estudos teóricos, conceituais e metodológicos que contribuam para alicerçar a área de Ciência da Informação.

Líderes:

  • Prof. Dr. Jackson da Silva Medeiros
  • Profa. Dra. Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima

NECIT – Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia

Grupo de pesquisa que investiga a interação entre ciência, tecnologia e inovação, tendo como foco a produção de patentes e as relações com universidades, institutos de pesquisa e empresas. Trabalha com estudos de desenvolvimento tecnológico das áreas de conhecimento; prospecção em base de dados nacionais e internacionais especializadas; vínculo entre pesquisa, desenvolvimento e aplicação das tecnologias e o seu impacto social; estudos métricos em produção científica e tecnológica; e estudo da patente como fonte de inovação.

  • Líder: Profa. Dra. Ana Maria Mielniczuk de Moura

NUAWEB – Núcleo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital

O núcleo de pesquisa tem por objetivo investigar características do arquivamento da web por meio de iniciativas nacionais e internacionais, lidando tanto com as políticas, quanto as tecnologias envolvidas no processo. Estudo de aspectos referentes a preservação, uso e acesso ao longo do tempo de objetos digitais disponibilizados na web de forma retrospectiva e como memória digital (website, som, imagem, vídeo, banco de dados, dados de redes sociais, entre outros), com contribuições da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação e Ciência da Computação.

  • Líder: Prof. Dr. Moisés Rockembach

Representações, Memória Social e Cidadania

O Grupo atua em três eixos articulados: 1) Mídia e Representações, abordando questões relativas às representações e da constituição do imaginário na sociedade. Analisa narrativas, discursos e suas linguagens e os conteúdos significativos em diversos suportes, mostrando como ocorre as mediações das representações que circulam nos diferentes meios. 2) Práticas Informacionais, Mídia e Ambiente, abordando questões relativas à cidade, as práticas culturais e o papel da informação e da comunicação no debate para construção de novas formas de gestão das cidades e mudanças no comportamento dos cidadãos com o ambiente. Memória, tradição e sustentabilidade. As práticas informacionais, os processos comunicativos e os contextos culturais e ambientes digitais, apropriações da informação e os processos de construção da memória social e da cidadania. 3) Informação, Memória Social e Cultura popular, estudando as festas populares, identidade cultural e a cidade. O Grupo de Pesquisa mantém 2 Linhas de pesquisa (Espaço e Problemas Socioambientais; Mediações e Representações Culturais e Políticas)

  • Líder: Prof. Dr. Valdir José Morigi