Disciplinas 2019/02

DisciplinaDiaHorárioSalaProfessor(es)
Metodologia da pesquisa científica (A)Segunda-feira14h às 17h30min102Dra. Ana Moura
Dr. Rene Gabriel Junior
Metodologia da pesquisa científica (B)Segunda-feira14h às 17h30min103Dr. Rodrigo Caxias
Linguagem e discurso em face à organização do conhecimentoTerça-feira14 às 17h105Dr. Thiago Barros
Comunicação científicaQuinta-feira8h30min às 12h106Dra. Sônia Caregnato
Seminário de culturas populares; práticas e representaçõesQuinta-feira14h às 17h30min106Dr. Valdir Morigi
Métodos de pesquisa em arquivos da web (concentrada)De 04 à 14 de novembro14h às 17hInformatizadaDr. Moisés Rockembach

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA –   Ementa – A prática da pesquisa acadêmica na Ciência da Informação, em nível de mestrado e doutorado. Questões fundamentais da metodologia científica, com ênfase na elaboração dos procedimentos metodológicos adotados em projetos de mestrado e doutorado. Métodos e técnicas de pesquisa mais usados em ciência da informação, biblioteconomia e documentação. Identificação de problemas de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Profs. Ana Maria Mielniczuk de Moura, Rene faustino Gabriel Junior, Rodrigo Caxias de Sousa.

LINGUAGEM E DISCURSO EM FACE À ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO –  Ementa – A linguística é uma área do conhecimento que possui relações profundas com a ciência da informação e a organização do conhecimento especialmente no que se refere ao tratamento temático da informação e nas atividades de representação da informação científica e orgânica, porém, além de abordagens metodológicas a linguística é chave para a compreensão dos fenômenos teóricos da Ciência da Informação. Neste sentido, essa disciplina visa dar suporte no estudo e compreensão dos principais teóricos da linguística como Saussure, Chomsky, Bakhtin e Pechêux  a partir deste suporte possibilitar a aplicação de teorias linguísticas na Ciência da Informação e organização do conhecimento. Especialmente se aprofunda nas relações entre linguagem e discurso. Por fim, partindo-se dos estudos dos elementos de Organização e Representação do Conhecimento, busca evidenciar os elementos linguísticos nos instrumentos de organização e representação do conhecimento e as possibilidades teórico metodológicas para a ciência da informação. Prof. Thiago Henrique Bragato Barros.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA – Ementa – A ciência e seus processos de comunicação. Modelos de publicação científica e seus processos. Ciência e acesso abertos. Fontes de informação. Métricas para o estudo da ciência: indicadores cientométricos, bibliométricos e altmétricos. Dados abertos de pesquisa. Profa. Sônia Elisa Caregnato.

SEMINÁRIO DE CULTURAS POPULARES; PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES – Ementa – Os conceitos de cultura popular, folclore, patrimônio e suas relações. As dimensões da cultura e da cultura popular. Cultura popular e indústria cultural. Celebrações, Festas, folguedos, músicas, cantigas e danças tradicionais. Cultura popular, construções identitárias e suas representações. Os processos simbólicos e as condições de existência dos grupos populares. Práticas culturais da tradição e da memória social das comunidades locais, regionais e nacionais. Manifestações da cultura popular no mundo contemporâneo. Prof. Valdir José Morigi.

MÉTODOS DE PESQUISA EM ARQUIVOS DA WEB – Ementa – Explora os estudos relativos a preservação dos conteúdos disponibilizados na web, área conhecida como arquivamento da web, levando em conta suas origens, o estado da arte, terminologias e estudos de caso. O arquivamento da web proporciona a preservação digital, garantindo que os conteúdos continuarão acessíveis a longo prazo.  Procura servir de ponto de partida para a formação de arquivos da web para os mais diversos fins, tanto instituicionais quanto de pesquisa científica, podendo ser fonte de informação e análise para as mais diversas pesquisas desenvolvidas pelos discentes. Prof. Moisés Rockembach.