Edital de Mestrado e Doutorado 2018

O Programa de Pós-graduação  em Estudos Estratégicos Internacionais, da Faculdade de Ciências Econômicas, divulga edital de seleção para mestrado e doutorado . As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 de outubro até o dia 13 de novembro de 2017, sendo realizadas exclusivamente pelo site do PPGEEI (www.ufrgs.br/ppgeei).

São oferecidas 12 vagas cada em cada um dos processos. Não há o compromisso do preenchimento total das vagas. A primeira etapa da seleção consiste na realização de prova escrita, no dia 04 de dezembro, às 09 horas, a partir da bibliografa indicada no edital. Os habilitados, de acordo com o edital, realizarão entrevista em momento posterior.

Edital de Mestrado

Edital de Doutorado

 

Docente e discentes do PPGEEI homenageados no Comando Militar do Sul

Alunos e Professor do PPGEEI receberam homenagem do Comando Militar do Sul (CMS) no dia 25 de Agosto, sendo agraciados com diplomas de colaboradores eméritos do exército. Na ocasião, o professor Marcelo Milan, da área de Economia Política Internacional, e os doutorandos Larleciane Piccoli e Emílio Jovando Zeca, da área de segurança e defesa internacional, foram homenageados, em agradecimento e reconhecimento dos esforços de cooperação acadêmica empreendido pelo PPGEEI com as forças armadas brasileiras. Entre as atividades desenvolvidas no último ano destaca-se o Edital de Seleção para Militares do CMS cursarem mestrado e doutorado no PPGEEI, conforme edital público, por meio da colaboração dos professores Marcelo Milan e José Miguel Quedi Martins e suporte institucional e esforços do coordenador do PPGEEI, professor André Luiz Reis da Silva. É importante ressaltar o esforço de instituições do Estado brasileiro estreitarem seus laços de cooperação e colaboração para promoção e difusão do conhecimento.

 

II ERABED Sul

Inicia amanhã o II Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. O evento ocorrerá nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de agosto de 2017 na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. O II ERABED Sul é uma iniciativa conjunta da Associação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS.
O evento integra o plano de ação da ABED que visa fomentar intercâmbio entre universidades vizinhas, aprofundando o diálogo acadêmico e contribuindo para o incremento na qualidade das pesquisas e publicações ligadas aos Estudos de Defesa no Brasil.

O tema central do evento será o debate dos Os Novos Documentos de Defesa Nacional, submetidos ao Congresso Nacional. O II ERABED Sul terá a seguinte programação:

 

Simpósios Temáticos (STs)

Os cinco STs previstos ocorrerão simultaneamente durante os dois dias do evento. Ali os inscritos (alunos de pós-graduação e profissionais) apresentarão e debaterão suas pesquisas sob a coordenação de um dos membros do Comitê Científico. Os resumos deverão ser enviados previamente para avaliação e seleção. Os textos finais serão publicados em meio digital nos anais do evento. Os STs e seus coordenadores são:

Simpósio Temático / Coordenadores

Política internacional – Lucas Kerr de Oliveira

Segurança Internacional – Graciela Pagliari

História militar – Adelar Heinsfeld

Economia de Defesa – Érico Esteves Duarte

Organizações e operações Militares – Igor Castellano

Mostra de Iniciação Científica

Alunos inscritos em programas de iniciação científica poderão apresentar suas pesquisas através de cartazes que serão exibidos durante o evento em sala específica. Os cartazes serão selecionados pelo Comitê Científico e os alunos aprovados deverão estar junto aos seus cartazes no dia 23 de agosto das 9:00 às 10:00.

Maiores informações:

http://www.erabedsul2017.abedef.org/

Eduardo Munhoz Svartman, UFRGS

Coordenador Geral

Grade de disciplinas 2017/2

O período de matrícula do semestre 2017/2 é de 01 a 09 de agosto, exclusivamente pelo portal do aluno, tanto para alunos do PPGEEI quanto para alunos de outros programas.

CÓDIGO
DISCIPLINA
DOCENTEDIAHORÁRIOSALA*
EEI 21
Digitalização e Guerra Local
José Miguel Quedi Martins Segunda-feira09:0032
EEI 04
Estudos de política Internacional: As Relações Internacionais da Rússia no Pós-Guerra Fria - do fim da URSS aos dias de hoje
Fabiano Pellin MielniczukSegunda-feira14:0032
EEI 10
Tópicos de Economia Política Internacional Teoria e história do sistema mundial capitalista
Luiz Augusto Estrella FariaTerça-feira14:0032
EEI 13
Inserção estratégica do Brasil
André Luiz Reis da Silva
e Letícia Núñez Almeida
Quarta-feira14:0032
EEI 03
Estudos de Economia Política Internacional - Geoeconomia e Geopolítica
Eduardo Ernesto Filippi/ Camilo Carneiro FilhoQuinta-Feira14:0032
EEI 23
Análise Tática de capacidades Militares contemporâneas: Políticas e Estratégias Marítimas
Érico Esteves DuarteSexta-feira09:00CEGOV**
EEI 29
Método e Pesquisa em Relações Internacionais
Sílvia Regina FerabolliSexta-feira14:0032

* Faculdade de Ciências econômicas – Campus Centro
** Anexo da Faculdade de Ciências econômicas – Campus Centro

Grade de disciplinas 2017/2

Inscrições Prorrogadas – Edital Especial

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) comunica que prorrogará as inscrições para ingresso como Aluno Especial (matrícula em até duas disciplinas) para estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário. As áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais.

O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados e portadores de visto humanitário o acesso à formação continuada e aproximação com a Pós-Graduação, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e sua comunidade científica. Para o PPGEEI, a ampliação da circulação e contato com estrangeiros fortalece a Pós-Graduação, tanto no sentido humanitário e de acolhimento, como do aumento da internacionalização e da diversidade no seio da Universidade Pública.

LINK DO EDITAL 

Resultado do Processo Seletivo Mestrado e Doutorado – Militares

A Comissão Especial de Seleção divulga o resultado do Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado – Militares:

PosiçãoNome do Candidato Curso
1Paulo Ricardo da SilvaMestrado
2Alexsandro Souza de SallesMestrado
3Igor Deodoro Sousa LisboaMestrado
4Fabrício FlôresMestrado
1Cleiton Ricardo ZizaDoutorado
2Ben-hur da Silva Dutra LimaDoutorado
3Carlo Gustavo Morais de MeloDoutorado

Ata

Recurso interposto

Resultado do Recurso

A secretaria do Programa entrará em contato com os selecionados para maiores informações.