Especialização Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas 2019

Seminário Brasil-Moçambique qualifica 22 doutorandos em Estudos Estratégicos Internacionais

Na semana passada, ocorreu o Seminário Doutoral PPGEEI-ISRI, na cidade de Maputo, Moçambique. O objetivo do Seminário foi realizar, em uma única semana, os exames de qualificação dos doutorandos do PPGEEI na turma especial fora de sede, que ocorre em parceria com o Instituto Superior de Relações Internacionais. Além das qualificações, foram realizadas oficinas de pesquisa, palestras e debates, que discutiram múltiplos aspectos da cooperação, da segurança internacional e da política externa. Participaram das bancas de qualificação 8 professores do ISRI, bem como 6 professores do PPGEEI, que se deslocaram até Moçambique para o Seminário. Os professores do ISRI que participaram presencialmente foram André Reis, Érico Duarte, Eduardo Svartman, Eduardo Filippi, Jacqueline Haffner e Verônica Gonçalves.

Esta é mais uma importante etapa do Projeto de Doutorado Turma fora de Sede em Moçambique, que colabora com a formação de recursos humanos de alto nível no país parceiro. Um dos resultados desta parceria se materializou exatamente na semana passada, durante o Seminário, quanto a Presidência da República de Moçambique transformou o ISRI em Universidade Joaquim Chissano (UJC), com a nomeação de Joaquim Magode como seu primeiro reitor. A formação doutoral em parceria com a UFRGS consistia numa das etapas para que o ISRI se transformasse em Universidade. No encerramento do evento, a UFRGS e seus diversos órgãos foram citados pela contribuição na construção da Universidade Joaquim Chissano e o professor André Reis da Silva, ex-coordenador do PPGEEI, recebeu uma homenagem pelas ações em prol do aprofundamento destas relações.

Desta forma, o PPGEEI-UFRGS cumpre sua missão institucional com a nucleação e desenvolvimento de formação avançada em Relações Internacionais e Estudos Estratégicos para o Brasil e parceiros em outros países e reforça sua internacionalização acadêmica.

Chamada de inscrições para a Winter School on the Global South  

A Winter School on the Global South é um curso intensivo multidisciplinar para alunos de pós-graduação, ministrado totalmente em inglês, que ocorrerá entre os dias 02 a 06 de setembro, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a participação do Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade de Cambridge. 

 

O programa completo da WSGS e o formulário de inscrição estão disponíveis no nosso site: https://www.ufrgs.br/winterschool/

 

Informações detalhadas sobre o programa também podem ser encontradas aqui.

 

O prazo final para inscrições é 22 de abril!

 

WSGS Team

Edital Bolsa administrativa

O Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais divulga oportunidade de 1 Bolsa administrativa no valor de R$ 500,00 mensais. Horários à combinar.

Edital Bolsa PPGEEI

Edital Pós-doutorado

A  coordenação  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Estudos Estratégicos Internacionais torna pública a abertura de inscrições para o  processo  de  seleção  de  candidatos  para  uma  vaga  de  pós-doutorado, para atuar junto ao PPGEEI na pesquisa, no ensino e na extensão com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), nos termos da Portaria CAPES 086, de 03 de julho de 2013, para o período que terá início em maio de 2019.

 

Clique aqui para fazer download o edital

 

 

Edital aluno especial – Refugiados e Portadores de Visto Humanitário

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) comunica que estão abertas as inscrições para ingresso como Aluno Especial (matrícula em até duas disciplinas) para estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário. As áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais.

As inscrições, gratuitas, estão abertas de 07 de fevereiro a  07 de março de 2019. O programa concederá até 5 vagas, no total, nas disciplinas oferecidas em 2019/1 pelo PPGEEI, que iniciarão em março.

Os candidatos aprovados serão admitidos para frequentar até uma disciplina por semestre, com um número máximo total de duas disciplinas no ano. O candidato aprovado será considerado “aluno especial”. Para ser aluno regular do programa, deverá posteriormente participar do processo seletivo anual.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

INSCRIÇÕES PELO LINK: https://www.ufrgs.br/ppgeei/refugiados/

 

Inscrições Aluno Especial 2019/1

            Os candidatos aprovados serão admitidos para frequentar até uma disciplina por semestre, com um número máximo total de duas disciplinas. O candidato aprovado será considerado “aluno especial”. Para ser aluno regular do programa, deverá posteriormente participar do processo seletivo anual.
AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol