Seleção para bolsista PPGEEI

O PPGEEI abre inscrições para seleção de bolsista para alunos e alunas de graduação. O período de inscrição é a partir do dia 26/07 até 02/08.

Para mais informações, acesse o edital.

Grade de Disciplinas – 2018/2

As matrículas devem ser feitas pelo portal do aluno a partir do dia 01 até 07 de agosto. As inscrições para alunos especiais, alunos de outras universidades, estão abertas até 05 de agosto.

Acesse a grade de horários aqui.

 

Inscrições abertas: Alunos Especiais – Refugiados

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) oportuniza vagas na categoria de aluno especial a estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário, como formação nas áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais. O candidato aprovado será admitido para frequentar até uma disciplina por semestre, com um número máximo total de duas disciplinas, sendo considerado “aluno especial”.

Confira o Edital e inscrições em https://www.ufrgs.br/ppgeei/refugiados/.

Inscrições abertas – Alunos Especiais

Estão abertas as inscrições para alunos especiais no Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais. Os candidatos aprovados serão admitidos para frequentar até uma disciplina por semestre, com um número máximo total de duas disciplinas.

Inscrições em https://www.ufrgs.br/ppgeei/inscricao-aluno-especial/.

Doutorandos moçambicanos do PPGEEI publicam livro sobre a xenofobia na África

Os doutorandos Emílio Jovando Zeca, Frederico Benedito Congolo e Vasco Banze, de Moçambique, publicaram o livro Os contornos da violência xenófoba na África do Sul e suas implicações para os países vizinhos. O livro reúne estudos sobre os casos de Moçambique, Malawi e Zimbabwe.

“Esta obra coletiva mostra que a agenda de integração da África (austral) pós-apartheid estruturou, sob regime neo-liberal, um espaço sócio-político com epicentro na República da África do Sul. Articulando atores estatais e não estatais num sistema de ação em que a raridade de recursos simbólicos da cidadania suscita, periodicamente, a percepção de insegurança pelos grupos desfavorecidos, o desenvolvimento inclusivo revela-se ser crucial para a prevenção do fenômeno de xenofobia”, comentou José Mário Joaquim Magode, Vice-Reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais e docente colaborador do PPGEEI.

 

 

 

Evento – Rússia: da Revolução Soviética à Era Putin

O evento Rússia: da Revolução Soviética à Era Putin, convida a comunidade acadêmica para o lançamento do livro “Outubro Vermelho: 100 anos (1917-2017)”, do autor José Reinaldo Carvalho.

O evento contará também, com a presença da professora Analucia Danilevicz (UFRGS), o pesquisador Bruno Jubran (FEE/RS), o jornalista José Reinaldo Carvalho (CEBRAPAZ) e será mediada por Larlecianne Piccolli (ISAPE).  O acontecimento marcará o fim do semestre letivo do ISAPE e contará com a presença do linguista e tradutor Oleg Savitskii, Ucraniano e nascido na União Soviética, que nos proporcionará um depoimento único acerca do cotidiano e realidade histórica do país.

Quando: Segunda-feira, 02/07, 18:00
Onde: Auditório da FCE – 3º andar

O evento contará com certificado de participação.

Para mais informações, acesse o link do evento.

 

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol