Palestra: “A Intervenção no Rio de Janeiro: concepção e avaliação”

O NERINT, em parceria com o Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul (NEE/CMS), irá receber o Cel Carlos Eduardo DeFranciscis, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), para palestra “A Intervenção no Rio de Janeiro: concepção e avaliação”. O evento será realizado na próxima sexta-feira na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e tem entrada franca.

Obra sobre a Argentina e o Brasil no contexto mundial

LANÇAMENTO DE LIVRO – A inserção internacional de ambos os países, seus interesses na integração, na cooperação regional e suas estratégias de segurança regional e defesa nacional são temas do livro que será lançado no dia 25 de abril, quarta-feira, às 16h30min, na Escola de Engenharia da UFRGS, em Porto Alegre.
A Editora da UFRGS lança a obra Inserção internacional da Argentina e do Brasil: desafios da política externa e de defesa, organizada por André Luiz Reis da Silva e Eduardo Munhoz Svartman. A obra reúne textos, em português e espanhol, de pesquisadores de sete universidades da Argentina e do Brasil.

Os textos que integram a publicação foram produzidos no âmbito da rede associada “Análise comparada das políticas exteriores, de defesa nacional e de segurança internacional da Argentina e do Brasil no início do século XXI”, articulando pesquisadores de sete universidades dos dois países: Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Universidade Nacional de Rosário (UNR), Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), Escola de Defesa Nacional da Argentina (Edena), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro é voltado para acadêmicos e profissionais das áreas de relações internacionais, ciências sociais e políticas, políticas públicas, administração pública e estudos de governo.

 

Sobre os organizadores                                                                                                        

André Luiz Reis da Silva possui pós-doutorado em Relações Internacionais pela School of Oriental and African Studies – Uni­versity of London Doutor em Ciência Política, mestre em His­tória, bacharel e licenciado em História pela Universidade Fede­ral do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e coordenador do PPG Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). É coordenador adjunto do Grupo de Pesquisa em Segurança e Política Interna­cional (Gespi) da UFRGS e pesquisador do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov).


Eduardo Munhoz Svartman
fez pós-doutorado na Elliot School of International Affairs, George Washington University, nos Esta­dos Unidos. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professor dos Programas de Pós-Gradua­ção em Ciência Política e de Estudos Estratégicos Internacionais dessa Universidade. É membro do Grupo de Estudos em Segurança e Política Internacional, membro do Centro de Estudos Interna­cionais sobre Governo (Cegov) e integrante do Grupo de Pesquisa em História Militar. Professor visitante na Universidade Nacional de Rosário (2014) e na George Washington University (2016). Foi diretor acadêmico da Associação Brasileira de Estudos de Defesa e editor executivo da Revista Brasileira de Estudos de Defesa.

www.ufrgs.br/editora/news/a-insercao-internacional-da-argentina-e-do-brasil

Resultado Preliminar Especialização

Divulgamos Resultado da seleção do Curso de Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas 2018/2019. Entraremos em contato por e-mail com os aprovados.

Edital Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)

 

O CDEA – Centro de Estudos Europeus e Alemães, centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na PUCRS e na UFRGS, visando a fomentar 22 Programas de Pós-Graduação da PUCRS e da UFRGS e a ajudar nas investigações de seus pesquisadores-fundadores, assim como na formação de uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e da Alemanha oferece diversas oportunidades:

 

Grade de Disciplinas 2018/1

Divulgamos abaixo a  grade de disciplinas do semestre 2018/1. As matrículas, tanto para alunos do PPGEEI, quanto para alunos de outros programas da UFRGS, devem ser realizadas pelo portal do aluno.

Inscrições abertas Especialização 2018 [Inscrições prorrogadas]

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Curso de Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas 2018/2019.

 

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 18/03

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol