Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Docentes

 

André Luiz Reis da Silva  

Pós-doutorado em Relações Internacionais pela School of Oriental and African Studies/ University of London (2013). Doutor em Ciência Política (2008), Mestre em História (1999), Bacharel (1999) e Licenciado em História (1995) pela UFRGS. Possui curso de Especialização em Processos de Integração pela Universidade de Leiden/Holanda (1999). Membro da Comissão Assessora da área de Relações Internacionais do INEP/Ministério da Educação (2012-2015). Coordenador Adjunto do GESPI da UFRGS e pesquisador do CEGOV e do NEBRICS. Professor visitante junto ao ISRI (Moçambique) em 2015 e 2017. Professor Visitante na Beijing Foreign Studies University (China) em 2017 e na Université de Montpellier (França) em 2018. Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores da área CP e RI da CAPES. Pesquisa Relações Internacionais Contemporâneas, com foco nos países em desenvolvimento, e Política Externa Brasileira.

Linha de pesquisa: Política Internacional.

Email institucional:  reisdasilva@hotmail.com

André Moreira Cunha   

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (2012). Atualmente é professor associado da UFRGS. Pesquisador do CNPq (desde 2005) e Coordenador Adjunto da Área de Economia na CAPES (desde 2015). Professor visitante na Universidade de Leiden (Holanda, 2006) e Pesquisador Associado do Centro de Estudios Brasileños del Instittuto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (Espanha, 2004-2013). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, desenvolvimento econômico, crises financeiras, integração econômica e economias asiáticas.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional: amcunha@hotmail.com

Andrés Ernesto Ferrari Haines  

Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Concursado no Núcleo de Estudos Internacionais da UFRJ. Possui graduação em Economia na Facultad de Ciencias Económicas – Universidad de Buenos Aires (1992) e mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1998). É doutor desde de 2008 pelo Programa de Pós-graduação em Economia com ênfase em Economia do desenvolvimento da UFRGS. Foi bolsista no projeto de pesquisa? Saúde Global: um novo objeto de estudo na saúde coletiva? no ENSP/Fundação Oswaldo Cruz e Bolsista Prodoc na UFF onde era Professor Substituto. Principais temas de atuação: desenvolvimento, modelo neoliberal, história argentina, poder global e geopolíítica e relaçoes internacionais.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional: afhaines@hotmail.com

Carlos Eduardo Schonerwald da Silva   

Possui Doutorado em Economia (Ph.D.) pela University of Utah (2008), Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS (2004) e Graduação em Economia pela PUCRS (2001). Atualmente é Professor Adjunto III da UFRGS. Anteriormente, atuou como Professor da UFRJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, Pesquisador Visitante e Bolsista PNPD do IPEA, Bolsista da Apex-Brasil, Consultor Econômico da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), Professor do PPG em Economia da UNISINOS, Professor da PUCRS, Professor Assistente da University of Utah e Professor Adjunto da Weber State University. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Econometria, em História do Pensamento Econômico e Economia Política, em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Organização Industrial e Comércio Internacional.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional: carlos.schonerwald@ufrgs.br

Eduardo Ernesto Filippi   

Professor Associado DERI-UFRGS. Doutor em Economia Política (Université de Versailles – Saint-Quentin-en-Yvelines, França, 2004), Mestre em Economia Rural (UFRGS, 1997) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFRGS, 1993). Professor e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) e em Desenvolvimento Rural (PGDR). Professor Visitante na Université Paul-Valéry – Montpellier, França (2015, 2016 e 2017). Em 2003/2004 atuou como consultor do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (África do Sul e Moçambique). Membro do OBEC – Observatório de Economia Criativa. Docente e Coordenador do Curso de Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas e Docente no Curso de Especialização em Economia da Cultura. Áreas de interesse/pesquisa: Evolução da Economia Brasileira Contemporânea – Economia e Meio Ambiente – Economia Política Internacional – Cooperação Sul-Sul – Economia dos CPLP – Desenvolvimento socioeconômico.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional: edu_292000@yahoo.com.br

Eduardo Munhoz Svartman   

Doutor em Ciência Política (UFRGS, 2006) com pós-doutorado na George Washington University (2016), é professor do Departamento de Ciência Política e do PPGCP e PPGEEI da UFRGS. Foi professor visitante na Elliott School of International Affairs (EUA), na Universad Nacional de Rosário (Argentina) e no Instituto Superior de Relações Internacionais (Moçambique). Atualmente é Diretor da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Membro do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) e integrante do Grupo de Pesquisa em História Militar. É membro da ABED, da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da Associação Nacional de História (Anpuh) e da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Tem experiência nas áreas de Ciência Política e História, com ênfase em História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: forças armadas, relações militares Brasil-Estados Unidos, políticas de defesa e política externa brasileira.

Linha de pesquisa: Segurança Internacional

Email institucional: eduardosvartman@gmail.com

Érico Esteves Duarte   

Professor de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da UFRGS. Foi professor/pesquisador visitante do Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique (2016), do Centro Corbett de Estudos sobre Política Marítima do Joint Services Command and Staff College do Reino Unido e King’s College (2016), do Instituto para Estudos de Paz e Políticas de Segurança (IFSR) da Universidade de Hamburgo (2015), da Universidade de Leiden (2013), Centro de Estudos de Defesa Hemisférica da Universidade de Defesa Nacional dos Estados Unidos, (2008, 2004). Doutor e Mestre em Ciências da Engenharia da Produção (área de concentração Estudos Estratégicos) pela Universidade do Brasil, Coppe/UFRJ. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Áreas de pesquisa são: História e Teoria da Guerra, Segurança Marítima, Política de Defesa.

Linha de pesquisa: Segurança Internacional

Email institucional:  ericoduarte@gmail.com

Fábio Costa Morosini   

Pesquisador do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Professor Associado da Faculdade de Direito da UFRGS. Professor do PPGEEI-UFRGS. Hauser Global Fellow (2015/2016) da New York University School of Law. Fellow da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ph.D. em Direito Internacional pela University of Texas at Austin (2007) (bolsista CAPES), mestrado em Master of Laws pela University of Texas at Austin (2001) e mestrado em D.E.S.S. Droit et Globalisation Économique pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e Institut d’Édutes Politiques de Paris (Sciences Po) (2004), especialização em Direito Internacional pela UFRGS (2000) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2000). É coordenador do Centro para Direito Globalização e Desenvolvimento, do Núcleo sobre Tribunais Internacionais Simulados e do Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas (UFRGS). É pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estratégias e Relações Internacionais e do Centro Brasileiro de Estudos Africanos, ambos da UFRGS.

Linha de pesquisa: Política Internacional

Email institucional:  fabio.morosini@ufrgs.br

Fernando Ferrari Filho   

Professor Titular do Departamento de Economia da UFRGS e Pesquisador do CNPq. Doutor em Economia pela USP e pós-doutorado em Economia pela University of Tennessee e pela University of Cambridge. Ex-Visiting Scholar no Departament of Economics da University of Illinois, Fleming Visiting Fellow in Economics no Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e Glynn Visiting International Scholar na The Williams School of Commerce, Economics, and Politics da Washington and Lee University. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais (tais como Revista de Economia Contemporânea, Revista de Economia Política, Ensaios FEE, Nova Economia, Revista Análise Econômica, Journal of Post Keynesian Economics, Journal of Economic Issues e Investigación Económica), de capítulos de livros e de livros, relacionados aos seguintes tópicos: teoria pós-keynesiana, macroeconomia aberta, políticas de estabilização e sistema monetário internacional.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional: ferrari@ufrgs.br

Jacqueline Angélica Hernández Haffner   

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), Especialização em Finanças pela PUCRS (1991), Mestrado e Doutorado em História Econômica pela PUCRS (1999) e Pós-Doutorado em Economia pela UFRGS (2001). Professora Adjunta na ULBRA (2003-2010). Professora em Graduação em Administração de Sistemas e Serviços na UERGS (2003). Professora em Graduação em Ciências Econômicas na UFRGS (2000-2018). Atualmente é professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI-UFRGS), onde ministra aulas na Graduação em Relações Internacionais, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI), Líder do Grupo de pesquisa dos BRICS (NEBRIC/UFRGS) . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica e Economia Internacional.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional: jacqueline_haffner@hotmail.com

José Miguel Quedi Martins   

Possui graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2003) e especialização em Integração Regional e Mercosul pela (UFRGS, 1998), doutorado em Ciência Política (UFRGS, 2008). Atualmente professor adjunto na graduação em Relações Internacionais e pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Anteriormente, foi professor de História na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), na graduação e pós-graduação. É pesquisador do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT-UFRGS) e do Grupo de Trabalho de Políticas de Defesa, Inteligência e Segurança do Centro Estudos Internacionais Sobre Governo (CEGOV/UFRGS), com ênfase nos temas Integração Regional, Conflitos Internacionais, Guerra Local e Digitalização.

Linha de pesquisa: Segurança Internacional

Email institucional: jose.martins@ufrgs.br

Luiz Augusto Estrella Faria   

Possui graduação em Ciências Econômicas (UFRGS, 1979), mestrado em Economia pela (UFRGS, 1991) e doutorado em Economia pela (UFRJ, 2001). Atualmente é professor associado DERI-UFRGS. Atua nos cursos de pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e em Economia e nos cursos de graduação em Ciências Econômicas e em Relações Internacionais. Foi pesquisador da Fundação de Economia e Estatística entre 1982 e 2014. Foi também professor visitante na Universidade de Estocolmo (Stockholms Universitet) em 2009 e na Universidade de Economia de Viena (Wirtschaftsuniversitet Wienn) em 1995. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico do Brasil e da América Latina, economia política internacional, integração regional, moeda e sistema financeiro, relações internacionais e economia mundial.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional:  lufaria@ufrgs.br

Marcelo Milan   

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Economia pela University of Massachusetts Amherst (2008). Atualmente é professor Adjunto II de graduação em Economia, de pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa no Centro de Estudos sobre Governo (CEGOV-UFRGS). Professor visitante na Universidade de Wisconsin (EUA, 2011). Foi professor da University of Rhode Island (2007-2008) e na University of Wisconsin (2008-2010). Tem interesse na área de Macroeconomia Financeira, Economia Política Clássica, Economia Política Internacional e Economia Cultural e Criativa, com ênfase em Moeda e Bancos, Finanças, Economia política dos EUA e do Brasil, Poder e Dinheiro e Economia Cultural e Criativa.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional:  milan.econ@gmail.com

Marco Aurélio Chaves Cepik   

Marco Cepik é professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciência Política (IUPERJ, 2001), realizou pós-doutorado na Universidade de Oxford (2005) e no Instituto de Relações Internacionais da PUC Rio (2018). Cepik foi professor do Departamento de Ciência Política da UFMG (1995-2003), além de professor visitante na University of Denver (DU), Renmin University of China (RUC), Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique (ISRI), Naval Post Graduate School (NPS), Facultad Latinoamericana de Ciências Sociales (FLACSO, Ecuador) e Indiana University of Pennsylvania (IUP). Suas linhas de pesquisa são: Segurança Internacional. Inteligência Governamental. Governança Digital. Publicações disponíveis em: http://professor.ufrgs.br/marcocepik. ORCID: orcid.org/0000-0003-4147-5486.

Linha de pesquisa: Segurança Internacional

Email institucional:  mcepik@gmail.com

Sílvia Regina Ferabolli   

Graduação em Comunicação Social (Unisinos, 2002), Mestrado em Relações Internacionais (UFRGS, 2005), Doutorado em Política e Estudos Internacionais pela School of Oriental and African Studies, SOAS, University of London (2012). Atuou como Teaching Fellow entre os anos de 2008 e 2012 junto ao Departament of Politics and International Studies dessa mesma universidade. Suas principais publicações incluem Arab regionalism: a post-structural perspective (Routledge Studies in Middle Eastern Politics 2014 hardcover; 2016 paperback), Relações Internacionais do Mundo Árabe (Juruá 1ªed. 2009; 2ªed. 2013) e Regions that matter: the Arab-South American inter-regional space (Third World Quarterly 2017). Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS.

Linha de pesquisa: Política Internacional

Email institucional: silvia.ferabolli@ufrgs.br

Verônica Korber Gonçalves  

Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Relações Internacionais e do Curso de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Relações Internacionais (UnB, 2016). Mestre em Sociologia Política (UFSC, 2010). Graduada em Direito (UFSC, 2005), mestre em Direito (UFSC, 2009). Professora assistente na UFG (2010-2012). Professora na Uniritter (2014-2015). Professora na ESPM Sul (2016-2017). Consultora na Organização Internacional para Migrações – OIM (2016-2017).  Realiza pesquisas na área de relações internacionais e meio ambiente.

Linha de pesquisa: Política Internacional

Email institucional: veronica.goncalves@ufrgs.br

 

Professores Colaboradores

 

Fabiano Pellin Mielniczuk   

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política e colaborador do PPGEEI da UFRGS. Doutor em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e graduado em Ciências Sociais pela UFRGS, com ênfase em Ciência Política. Também foi Diretor da Audiplo: Educação e relações Internacionais (2013-2018), professor de Relações Internacionais da ESPM-Sul (2014-2018), do Programa de Pós-Graduação em Relações internacionais do IRI/PUC-Rio (2011-2013), do curso de Graduação da PUC-Rio (2007-2013) e Coordenador de Pesquisas do BRICS Policy Center (2011-2013). Suas áreas de interesse são: Teoria de Relações Internacionais; Relações Internacionais da Rússia, do Espaço da Antiga URSS e da Europa; Segurança Internacional; BRICS

Linha de pesquisa: Política Internacional

Email institucional: fpmiel@gmail.com

Guilherme Ziebell de Oliveira  

Professor de Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPOL-UFRGS). Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI-UFRGS). Possui graduação em Relações Internacionais (UFRGS, 2013), tendo realizado um intercâmbio acadêmico na Université de Toulouse II – Le Mirail no ano de 2011, e graduado em Ciências Econômicas (UFRGS, 2017). Trabalha principalmente com temas relacionados a Política Internacional, Segurança e Defesa e Economia Política Internacional, sobretudo com questões ligadas aos países emergentes e do Sul Global – especialmente do Continente Africano – e à Política Externa Brasileira.

Linha de pesquisa: Segurança Internacional

Email institucional: guilherme.ziebell@gmail.com

José Mário Joaquim Magode 

Moçambicano e Docente e Pesquisador desde 1991 sobre o Estado Pós-Colonial Africano. Possui doutorado em Ciências Políticas – Université Lumiere Lyon 2 (2003). Atualmente é vice-reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais.

Linha de pesquisa: Política Internacional

Email institucional: magodej@gmail.com

Luiza Peruffo  

Professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora pela Universidade de Cambridge com a tese “The Role of Brazil in the International Monetary System, 1994-2014” (2017). Mestre em Economia do Desenvolvimento (UFRGS, 2012) e bacharel em Relações Internacionais (UFRGS, 2010). Seu principal interesse de pesquisa é na área de economia política internacional, com ênfase no sistema monetário e financeiro internacional e nos desafios enfrentados por países emergentes, em especial o Brasil, para formulação de política econômica. Tem interesse também em temas de macroeconomia aberta e de economia monetária e financeira, especialmente no que diz respeito à cooperação monetária e financeira regional.

Linha de pesquisa: Economia Política Internacional

Email institucional:  luizaperuffo@yahoo.com.br

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol