Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Especialização Relações Internacionais

Especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas

Quer receber editais das próximas edições? Deixe seu contato.

OBJETIVOS

  • Contribuir para a formação continuada dos egressos de Relações Internacionais, bem como demais áreas afins.
  • Intervir na formação de recursos humanos para as várias funções constitutivas ou relacionadas a este campo de estudo.
  • Favorecer a competência nas dimensões do ensino e da pesquisa.
  • Oportunizar o aprofundamento do conhecimento teórico e do instrumental prático relacionados a diferentes funções e exercícios profissionais vinculados a este campo de estudo.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Curso é desenvolvido em 1 ano e 9 meses, com aulas presenciais durante 1 ano e 2 meses, sendo o restante do período destinado à realização do trabalho de conclusão.

As aulas ocorrem nas sextas-feiras, no turno da noite (das 19:00 às 22:00), e aos sábados pela manhã (das 9:00 às 12:00), semanalmente.

Faculdade de Ciências Econômicas – Campus Centro da UFRGS – Av. João Pessoa, 52 – Centro, Porto Alegre – RS, 90010-281

O investimento individual consiste em 18 parcelas de R$ 600,00 reais.

DISCIPLINAS

Objetivo: Propiciar referências para a compreensão das diferentes agendas de segurança internacional no Pós-Guerra Fria.

– Professor: Eduardo Munhoz Svartman

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Discutir o processo de formação dos Estados africanos, as relações interafricanas e sua inserção internacional. Analisar, a situação pós colonial, as dificuldades para a construção do Estado Nacional, bem como as relações internacionais do continente africano, de 1960 aos dias atuais. 

– Professores: Andre Luiz Reis da Silva e Cintia Vieira Souto

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo:  Estudo da evolução política dos Estados latino-americano, da formação de seu sistema diplomático securitário e de sua inserção política e econômica mundial. 

– Professor: Eduardo Ernesto Filippi

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo:   1) Organizar e expandir os estudos de área sobre Ásia e suas macrorregiões
2) Estimular a reflexão crítica acerca da importancia estratégica central das Relações Internacionais da Ásia para o Século XXI
3) Prover instrumentos de análise que auxiliem na expansão e aprofundamento das relações do Brasil com países asiáticos, com destaque para a Cooperação Sul-Sul 
 

– Professor: Cintia Viera Souto

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Analisar os padrões de política externa do Brasil, a partir de suas rupturas e continuidades, bem como dos desafios estratégicos. Analisar as tranformações recentes da diplomacia brasileira, dos paradigmas em disputa, bem como os principais atores e interesses na formulação e implementação da políticas externa, de defesa e de segurança brasileiras. 
 

– Professor: Andre Luiz Reis da Silva

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Compreender a evolução e as transformações recentes da economia mundial capitalista, enfatizando as relações entre poder e dinheiro. 
 

– Professor: Luiz Augusto Estrella Faria

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Analisar as relações internacionais da Europa e da América do Norte, seus recursos de poder e inserção internacional. 
 

– Professor: Fabiano Pellin Mielniczuk 

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Refletir sobre as implicações teóricas dos novos temas e atores para o campo das Relações Internacionais, e abordar tais implicações a partir do estudo aprofundado de temáticas específicas: ambiental e migratória. Apresentar o contexto internacional contemporâneo de proteção internacional ambiental, bem como o regime jurídico-institucional de proteção a migrantes e refugiados. 
 

– Professora: Verônica Korber Gonçalves

– Carga Horária: 30 Horas-aula
– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Orientar os alunos na construção de seus projetos de monografia de conclusão de curso. 
 

– Professora: Silvia Regina Ferabolli

– Carga Horária: 15 Horas-aula

– Plano de Ensino: Download

Objetivo: O objetivo da disciplina é desenvolver a capacidade do aluno identificar as mudanças ocorridas no mercado internacional com a globalizaçãos, verificar como tem se comportado os fluxos de comércio internacional e analisar os mercados internacionais avaliando os aspectos estratégicos e a competitivos das empresas. 
 

– Professora: Jacqueline Angelica Hernandez Haffner

– Carga Horária: 30 Horas-aula

– Plano de Ensino: Download

Objetivo: Propiciar aos estudantes um espaço para a construção de saberes sobre as relações internacionais do Oriente Médio contemporâneo. 
 

– Professora: Silvia Regina Ferabolli

– Carga Horária: 15 Horas-aula

– Plano de Ensino: Download

Objetivo: 1) Analisar do significado e a importância dos Regimes e das Organizações Internacionais. Discutir sobre suas origens, funções, limitações e benefícios. Familiarizar o aluno com as principais organizações internacionais e suas áreas de atuação. 

2) Compreender as teorias, práticas e processos através dos quais as políticas mundiais estão organizadas e como seus reflexos sociais, políticos e econômicos são “governados”. Nós exploraremos o significado da governança global e como esta funciona em diferentes áreas. 
 

– Professora: Augusto Jaeger Junior

– Carga Horária: 30 Horas-aula

 – Plano de Ensino: Download

PROFESSORES

Érico Esteves Duarte

Coordenador. Doutor e Mestre em Ciências da Engenharia da Produção pela Universidade do Brasil, Coppe/UFRJ.

Eduardo Ernesto Filippi

Coordenador Substituto. Doutor em Economia Política (Université de Versailles - Saint-Quentin-en-Yvelines, França, 2004), Mestre em Economia Rural (UFRGS, 1997.

André Luiz Reis da Silva

Pós-doutorado em Relações Internacionais pela School of Oriental and African Studies/ University of London. Doutor em Ciência Política, Mestre em História. Coordenador do PPGEEI.

Augusto Jaeger Junior

Doutor em Direito Comunitário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Eduardo Munhoz Svartman

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) com pós-doutorado na George Washington University (2016)

Jacqueline Hermamdez Haffner

Mestrado e Doutorado em História Econômica (1999) e Pós-Doutorado em Economia (2001). Líder do Grupo de pesquisa dos BRICS (NEBRIC/UFRGS)

Luiz Augusto Estrella Faria

Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001)

Camilo Pereira Carneiro Filho

Professor do Curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutor em Geografia pela UFRGS (2013). Mestre em Geografia pela UFRJ(2008)

Cintia Viera Souto

Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2016). Realizou doutorado sanduíche no German Institute of Global and Area Studies (GIGA) em Hamburgo na Alemanha (2015). Atualmente é historiadora do Memorial do MP/RS.

Fabiano Pellin Mielniczuk

Doutor em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, é mestre em Relações Internacionais pelo mesmo Instituto. Diretor da Audiplo: Educação e Relações Internacionais (www.audiplo.com), Colaborador do PPGEEI da UFRGS (2015-2020) e professor da ESPM-Sul.

Verônica Korber Gonçalves

Doutora em Relações Internacionais pela UnB. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora na área de relações internacionais e meio ambiente.

Sílvia Regina Ferabolli

Doutora em Política e Estudos Internacionais pela School of Oriental and African Studies, SOAS, University of London. Atuou como Teaching Fellow. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

PROCESSO SELETIVO

  • Ocorre em duas etapas: A) Análise do Currículo; B) Entrevistas
  • Em cada etapa a pontuação máxima é 20 pontos
  • A nota final equivale à soma das notas obtidas nas duas etapas.
  • As entrevistas São agendadas previamente com todos os candidatos
  • Todo o processo seletivo pode ser feito à distância. Possibilidade de realização da entrevista Via Skype

Trabalho de conclusão e Orientações

  • O trabalho de conclusão deve ser entregue ao final do período do curso (1 ano e 9 meses)
  • Para cada aluno é designado professor orientador, conforme disponibilidade, interesse mútuo e tema de pesquisa proposto pelo aluno.
  • Acesso a todas as bibliotecas da UFRGS (Consulta e empréstimo)

Quer receber Editais das próximas edições? Deixe seu contato.

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol