PIE00021 – Seminário Avançado: Inteligência Artificial (turma VI)

Linha de Pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Turma: VI (Rosa Maria Vicari)

Código da Disciplina: PIE00021 – Seminário Avançado

Título da Disciplina: Inteligência Artificial 

Professor Responsável: Rosa Maria Vicari

Disciplina destinada a:

  • Disciplina ofertada a todos os interessados: 15 vagas

Dia da semana: quartas-feiras

Horário: 14:00 às 17:00

Local: Laboratório (sala 331)

Créditos: 4

Carga-horária: 60 h/a

Súmula: A disciplina visa aprofundar os conteúdos da disciplina anterior de Sistemas Tutores Inteligentes, com foco específico nos conteúdos envolvidos nas teses de doutorado em andamento no PGIE e no PPGC. Tratará da implementação dos projetos de pesquisa em andamento no grupo. 

Objetivos: Apoiar com estudos teóricos de artigos científicos relevantes para os projetos dos alunos da linha de pesquisa;
Apoiar o desenvolvimento de cada tese de doutorado ou de mestrado, em particular nos aspectos que envolvem a utilização de técnicas de IA aplicadas à cada projeto em andamento. 

Programa (conteúdo): Estudo e implementação de técnicas para a representação do modelo do estudante visando, principalmente a utilização de tecnologias de inteligência Artificial preditiva (data mining, redes bayesianas, redes neurais e métodos estatísticos). O programa envolve o estudo e a implementação destas tecnologias de IA, de acordo com a necessidade de cada projeto dos alunos da disciplina.

Método de trabalho (principais atividades): Leitura e discussão de artigos científicos; teste de métodos de representação do conhecimento, em particular redes bayesianas e data mining; implementação de algoritmos de IA nos projetos individuais de cada aluno participante da disciplina, testes dos algoritmos implementados. 

Procedimentos e/ou critérios de avaliação: O conceito será atribuído de acordo com o avanço das atividades dos projetos individuais de cada aluno. 

Bibliografia sugerida: Artigos científicos que serão selecionados pelo professor e pelos próprios alunos.