Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS foi criado em 1986, sendo o primeiro Programa de Pós-Graduação em Música da região Sul do Brasil. As atividades do curso de Mestrado em Música tiveram início em 1987 com duas áreas de concentração: Práticas Interpretativas e Educação Musical. Em 1995 foi criado o curso de Doutorado em Música, o primeiro do país, posteriormente oferecendo as quatro áreas de concentração atuais: Práticas Interpretativas, Educação Musical, Composição e Etnomusicologia/ Musicologia.
O Programa é um polo gerador de conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical, sintonizado com o princípio de formação de profissionais capazes de gerar conhecimento científico e artístico, qualificando-os para a atuação direta no meio acadêmico-musical do país e do exterior…

leia mais


Últimas Notícias

Edital Seleção 2019

O cronograma de provas do Processo Seletivo 2019 está disponibilizado por área de concentração. Os candidatos deverão comparecer nos dias, horários e  locais das provas indicados, portando carteira de identidade ou  passaporte, bem como todos os materiais necessários para realização das  mesmas. A ausência do candidato em qualquer avaliação/prova/entrevista em  sua área de concentração/nível acarretará a eliminação do candidato no processo seletivo. Divulgação dos aprovados: até o dia 28 de novembro de 2018 nessa página do programa.

Recital De Lançamento Do CD “Fantasy”

O CD “Fantasy” do duo formado pelo contrabaixista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marcos Machado, e do pianista Ney Fialkow, será lançado no dia 1º de Julho, domingo, às 11h, no Instituto de Artes da UFRGS, com um recital e sessão de autógrafos, com entrada franca. “Fantasy” é o segundo CD de uma série de gravações  do duo para o selo norte-americano “Blue Griffin”. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes  da UFRGS é o primeiro de uma turnê de recitais pelo Brasil e pelo exterior . O CD apresenta uma continuidade do primeiro em relação à versatilidade do contrabaixo transitando por diferentes períodos estilísticos e uma perfeita integração com o piano, com obras de Frank Proto, Frédéric Devreese, Korngold, De Falla, e a primeira gravação  da Sonata em Sol Maior para Violino K 379 de Mozart no contrabaixo.  Os comentários do CD são de autoria de Celso Loureiro Chaves. ...

Edital Para Concessão De Bolsas Do Programa Nacional De Pós-Doutorado (PNPD) Processo De Seleção – 2018/2

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul informa que estão abertas as inscrições para o pleito de (01) uma Bolsa de Estudos emnível de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, a partir de outubro de 2018, de acordo com o estabelecido na Portaria CAPES nº 086, de03/07/2013. Edital...

Eventos

  • No upcoming events
AEC v1.0.4 Ver todos