Prazos

Os prazos para defesa de mestrado e doutorado constam nas Resoluções 001/2018 e 002/2018 do PPG em Psicologia da UFRGS. Lembramos que o aluno, com autorização de seu orientador, deverá encaminhar com antecedência uma cópia do projeto, da dissertação ou da tese, para o relator, juntamente com a carta de encaminhamento padrão, à disposição na página da internet do PPG Psicologia. Após a autorização do relator (que tem prazo de uma semana para fazer a avaliação preliminar do trabalho), o aluno deverá encaminhar o projeto, dissertação ou tese para os participantes da Comissão Examinadora, no mínimo com 20 dias de antecedência da defesa, juntamente com as cartas-convite confeccionadas pela secretaria. É responsabilidade do aluno o envio dos materiais aos membros da banca.

Parecer

Os membros da banca não são obrigados a emitirem pareceres por escrito nas defesas de projeto, dissertação ou tese. Contudo, a banca deve emitir um parecer final, no momento da defesa, que é anexado à ata de defesa. Este parecer é obrigatório para a homologação do título.

Solicitação e Critérios para Banca

A solicitação de banca final de dissertação ou tese só deve ser encaminhada se o aluno tiver cumprido todos os requisitos curriculares e tiver proficiência em língua estrangeira certificada junto ao Instituto de Letras da UFRGS. Cumpridos os requisitos, o aluno deve enviar o formulário de encaminhamento de banca examinadora (defesa de projeto de dissertação e tese, defesa final de dissertação e tese) para o e-mail bancasppgpsico@ufrgs.br com antecedência mínima de 30 dias. Seguem abaixo instruções e critérios para o encaminhamento de bancas de defesa e qualificação:

  1. Os formulários estão disponíveis aqui;
  2. O encaminhamento deve ser realizado pelo aluno com no mínimo 30 dias de antecedência, conforme instruções de seu orientador.
  3. O formulário pode ser encaminhado impresso com a assinatura do aluno e orientador ou em formato digital com assinatura eletrônica do aluno e orientador.
  4. Para os membros da banca que participarão via videoconferência, o aluno deverá entrar em contato com o Sílvio do setor de informática do Instituto de Psicologia – Telefone: 33085339 ou pelo e-mail: silvio.gusmao@ufrgs.br
  5. Caso algum membro da banca necessite de passagem aérea ou diárias, favor informar a secretaria com pelo menos 45 dias de antecedência com os contatos (telefone e e-mail) para que possa ser providenciada a compra das passagens. Lembramos que o PPG não custeia despesas com passagens aéreas e hospedagens para membros de bancas de mestrado. Para membros de banca de mestrado do interior do Estado do Rio Grande do Sul, o PPG pode custear o valor de uma diária para um membro da banca
  6. Para membros da banca que necessitem utilizar o estacionamento, solicitar com 48 horas úteis de antecedência através deste formulário.
  7. É de responsabilidade do aluno o envio de seu trabalho aos membros da banca. O Programa não custeia despesas com remessas pelo correio decorrentes de envio de cópias a membros de banca, nem gastos com bebida, comida e outros itens para a banca
  8. Os critérios para bancas de mestrado e doutorado podem ser observados na Resolução Nº 001/2017 do PPG em Psicologia da UFRGS.