Boletim elaborado por:
Maria Adélia Minghelli Pieta
Doutora em Psicologia pela UFRGS
NOTÍCIAS
Jornada Egressos PPG Psico UFRGS – 30 anos do Programa. Você já parou para se perguntar como foi a trajetória profissional de algum(a) psi que você admira? Quais foram os desafios enfrentados, e as estratégias utilizadas durante o seu percurso? Em comemoração aos 30 anos do PPG Psicologia UFRGS, nos dias 22 e 23 de maio, das 08h às 17h, o Programa promoverá um evento inédito. Serão oferecidas palestras por egressos do PPG Psico UFRGS, que atuam em diversas áreas, como docência (pública, privada, e no exterior), consultoria e empreendedorismo em psicologia, entre outras. Aproveite a oportunidade para ouvir o compartilhamento das experiências de doutores com trajetórias diversas, que estão atuando em diferentes áreas. O evento “Inserção profissional após a tese: possibilidades e desafios” é gratuito e aberto ao público (estudantes de graudação e pós – dentro e fora da UFRGS – e profissionais da psicologia). Ocorrerá em formato híbrido: presencialmente para membros do PPG Psico UFRGS, e online para graduandos e pós-graduandos em psicologia de qualquer instituição, assim como para profissionais da psicologia. Dúvidas via e-mail: eventoegressosppgpsico@gmail.com. As inscrições estarão abertas até 21/05/2025 em bit.ly/evento_ppg_psico.
Psicologia: Reflexão e Crítica. A revista Psicologia: Reflexão e Crítica recebe pelo segundo ano consecutivo o selo Springer Nature SDG Programme que reconhece que mais de 50% dos artigos publicados na revista em 2024 estavam relacionados a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Confira aqui.
OPORTUNIDADES
Mobilidade, bolsas e financiamentos
International Senior Fellowship Programme – Research Alliance Ruhr /Alemanha. Estão abertas as inscrições ao International Senior Fellowship Programme 2026/2027 do College for Social Sciences and Humanities , que é um Instituto de Estudos Avançados criado em 2021, como parte da Research Alliance Ruhr, uma iniciativa conjunta da Universidade de Duisburg-Essen, da Ruhr University Bochum e da TU Dortmund University sob a égide da University Alliance Ruhr (UA Ruhr). Sediada em Essen/Alemanha, no coração da região do Ruhr, um dos cenários científicos mais densos e vibrantes da Europa, a faculdade oferece um excelente ambiente acadêmico para pesquisadores internacionais de destaque que buscam trabalhar em um projeto de pesquisa auto-selecionado em estreita colaboração com parceiros locais da UA Ruhr. As Bolsas de Estudo Sênior internacionais serão concedidas por seis meses e podem começar em 1º de março de 2026 ou 1º de setembro de 2026. Elegibilidade: podem se candidatar pesquisadores seniores avançados e bem estabelecidos (preferencialmente nível R4) que sejam membros ativos de uma universidade ou instituição de pesquisa estrangeira (tanto no momento da inscrição quanto durante a bolsa), que tenham um perfil de pesquisa excepcional em ciências sociais e/ou humanas (comprovado principalmente por um histórico significativo de publicações excelentes), que tenham concluído seu doutorado pelo menos seis anos antes da candidatura e que busquem iniciar ou intensificar a colaboração em pesquisa com um colega pesquisador da UA Ruhr. Como o Senior Fellowship Programme se baseia no princípio da colaboração, os candidatos devem identificar um parceiro compatível da UA Ruhr antes de se candidatarem. Prazo: 25/05/2025 (23:59 CEST).
Mobilidade de pós-doc PRIME/DAAD – Alemanha. Devem abrir neste mês de maio as inscrições ao programa Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (PRIME), do DAAD, destinado a pesquisadores estrangeiros ou alemães, de todas as áreas, interessados em seguir carreira na Alemanha com uma perspetiva de longo prazo. O programa permite um contrato de trabalho numa universidade alemã por 18 meses (12 meses de investigação numa ou mais instituições fora da Alemanha e seis meses de reintegração na universidade alemã anfitriã). A princípio, o prazo para candidaturas é final de agosto de 2025.
Financiamento para estudos de violência – Harry Frank Guggenheim Distinguished Scholar Awards. O programa Harry Frank Guggenheim Distinguished Scholar Awards financia pesquisadores líderes que se propõem a dar uma contribuição significativa para esclarecer uma questão de violência. A iniciativa acolhe propostas das ciências naturais e sociais e disciplinas alinhadas que busquem aumentar a compreensão das causas, manifestações e controle da violência e da agressão. É dada prioridade a pesquisas que abordam problemas urgentes e atuais de violência – o que a produz, como funciona e o que a previne ou reduz. O interesse é em violência relacionada a assuntos que incluem (mas não estão restritos a): Guerra; Crime; Terrorismo; Relacionamentos familiares e parceiros íntimos; Instabilidade climática e competição pelos recursos naturais; Conflito racial, étnico e religioso; Extremismo político e nacionalismo. Os candidatos podem ser cidadãos de qualquer país. Embora quase todos os contemplados possuam doutorado, não há requisitos formais de graduação para o financiamento. Os concorrentes também não precisam ser afiliados a uma instituição de ensino superior, embora a maioria dos que receberam financiamento sejam professores universitários. Período de inscrições: 01/07/2025 a 01/08/2025.
Financiamento para doutores Ambizione – Swiss National Science Foundation, Suíça. Pesquisadores suíços e estrangeiros que obtiveram seu doutorado há no máximo quatro anos podem obter financiamento de até quatro anos de duração para seus projetos de pesquisa por meio do programa Ambizione da Swiss National Science Foundation, da Suíça. Confira aqui informações sobre esse programa de financiamento e candidaturas. Prazo: 04/11/2025 17:00 CET.
Bolsas para estudantes Fundação Botín – Espanha. Estão abertas as inscrições à 16ª edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín, que ocorrerá de outubro a novembro de 2025. O objetivo é promover o desenvolvimento da região por meio de uma rede de servidores públicos com vocação de serviço integral e proativo. A Fundação Botín selecionará estudantes universitários (nascidos entre 01/01/2001 e 31/12/2005) que, entre outros requisitos, tenham um bom histórico acadêmico e um compromisso demonstrado com a transformação dos assuntos públicos em seus países. Esses estudantes também devem ser capazes de trabalhar em rede para o bem-estar da região. Prazo: 20/05/2025.
Bolsas de mobilidade em todos os níveis National Scholarship Programme of the Slovak Republic (NSP) – República Eslovaca. O programa National Scholarship Programme of the Slovak Republic (NSP) oferece bolsas em todos os níveis, de graduandos até professores, para mobilidade internacional na República Eslovaca, de 1 a 10 meses. O programa financia tanto a ida como a vinda de acadêmicos. Prazo: 31/10/2025.
Study in Europe Road Show 2025 – UFRGS. A Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS (Relinter) informa que o evento anual e itinerante para divulgação de oportunidades de estudo e pesquisa na Europa Study in Europe Road Show, organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Campus France, estará na UFRGS no dia 14/05/2025, das 11h às 15h, no Salão de Atos da Universidade. O evento vem sendo realizado há mais de 10 anos nas principais universidades brasileiras e apresenta as oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha e na França, além de possibilidades de bolsas de estudo e parcerias. A programação do evento pode ser conferida aqui.
Oportunidades Acadêmicas em Tübingen: Tradição e Inovação. A Relinter/UFRGS comunica que o Centro Brasileiro e Latino-Americano de Baden-Württemberg da Universidade de Tübingen tem o prazer de anunciar a segunda edição do evento “Oportunidades Acadêmicas em Tübingen: Tradição e Inovação“. O evento será realizado online, pela plataforma Zoom, no dia 15/05/2025 às 18h (horário da Alemanha – CEST, UTC+2), com idioma principal em inglês. Serão realizadas também duas sessões informativas específicas em português e espanhol, direcionadas respectivamente a universidades brasileiras e hispano-americanas.
Concursos/seleções
Investigador(a) Auxiliar em Psicologia Cognitiva – ISPA/Portugal. O Ispa abre vaga para Investigador(a) Auxiliar em Psicologia Cognitiva, por meio de um Concurso internacional no âmbito do programa FCT Tenure. A posição é para o William James Center for Research (WJCR), com contrato sem termo, dedicação exclusiva e a atribuição da Cátedra WJCR. O ISPA procura um perfil com investigação sólida em cognição social e mecanismos cognitivos específicos, produção científica relevante, experiência de ensino e orientação acadêmica, e domínio do inglês. Principais responsabilidades: Desenvolvimento de projetos com financiamento competitivo; Publicação em revistas científicas internacionais; Orientação de mestrado e doutorado; Ensino (até 4h/semana); Colaboração científica nacional e internacional. Prazo: 28/05/2025, 23h (hora de Lisboa).
Professor(a) Auxiliar em Psicologia da Saúde ou Comunitária – ISPA/Portugal. O Ispa – Instituto Universitário abriu concurso internacional para contratação de um(a) Professor(a) Auxiliar, em regime de dedicação exclusiva, com especialização em Psicologia da Saúde ou Psicologia Comunitária. O ISPA está à procura de um perfil com: Doutorado em Psicologia; Experiência em investigação aplicada e interdisciplinar; Trabalho com populações em risco e contextos comunitários; Histórico sólido de publicações, projetos e orientação académica. A posição insere-se no âmbito do programa FCT Tenure, reforçando a missão do Ispa de atrair talento académico de excelência. Prazo: 20/05/2025.
Prof. Substituto (20h) – UFF. A Universidade Federal Fluminense (UFF) anuncia a abertura do Processo Seletivo que tem como objetivo a contratação de um Professor Substituto, para atuar no Departamento de Psicologia. De acordo com o edital, a vaga é para a área de Psicologia Social e Institucional. Requisitos: Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Social e Institucional, Políticas Públicas e Formação Humana, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Educação, Antropologia, Antropologia Social, Serviço Social, Artes, Comunicação Social, Arquitetura, Planejamento Urbano, Engenharia de Produção, História, Filosofia, Psicanálise. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 60,00: 05/05/2025.
Prof. Substituto (24h) – Unesp. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anuncia a abertura de Concurso Público, no Campus de Bauru, com objetivo de preencher uma vaga para o cargo de Professor Substituto, na área de Educação/Psicologia da Educação (edital 35/2025). Poderão inscrever-se graduados em curso superior em Educação, Psicologia ou Ensino que tenham, no mínimo, título de Mestre na área de Educação, Psicologia ou Ensino (área CAPES) condizentes com as disciplinas que pretendem lecionar. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 202,00: 12/05/2025 às 17h.
Prof. Substituto (12h-24h) – Unesp A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) por meio da Faculdade de Ciências e Letras divulga a abertura de dois Concursos Públicos, que têm como objetivo a contratação de Professores Substitutos, no campus de Assis, nas áreas: Edital nº 117/2025 – Psicologia Clínica Ênfase 1 -Psicologia e as Pessoas com Deficiência (24h; 1 vaga); Edital nº 118/2025 – Psicologia Clínica Adolescência – Subjetividade e Novos Paradigmas e Psicologia e Ciclo Vital (12h; 1 vaga). Poderão inscrever-se graduados em Psicologia ou áreas afins que tenham, no mínimo, título de Mestre em Psicologia ou áreas afins, da disciplina que pretendem lecionar. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 202,00: 13/05/2025 às 11h.
Prof. Substituto (12h) – Unesp. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a abertura de cinco Concursos Públicos, no Campus de Assis, com objetivo de preencher cinco vagas para o cargo de Professor Substituto, nas áreas: Edital nº 122/2025 – Psicologia Social (1 vaga); Edital nº 123/2025 – Psicologia Social (1 vaga); Edital nº 124/2025 – Psicologia Clínica (1 vaga); Edital nº 125/2025 – Psicologia Clínica (1 vaga); e Edital nº 126/2025 – Psicologia Clínica (1 vaga). Para concorrer a uma das vagas, é necessário que o candidato tenha curso superior em área correspondente à que pretende atuar com, no mínimo, título de Mestre. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 202,00: 20/05/2025 às 11h.
Prof. Substituto (40h) – IFPB. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) anuncia a abertura de Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto, a fim de atuar no campus Sousa, com uma vaga disponível na área de Psicologia da Educação (edital 76/2025). Requisitos: Bacharelado em Psicologia e pós-graduação em Psicologia. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 100,00: 04/05/2025.
Prof. Susbtituto (40h) – UFERSA. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, comunicou a abertura de um Processo Seletivo para Professor Substituto na área de Psicologia e Pesquisa qualitativa em Administração (1 vaga). Requisitos: Graduação em Psicologia com mestrado. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 85,00: 07/05/2025.
Prêmios
Award for Outstanding Contributions to Continuing Professional Development in Psychology. A APA Board of Educational Affairs recebe candidaturas ao prêmio Award for Outstanding Contributions to Continuing Professional Development in Psychology, que reconhece a excelência e a inovação em apoio à educação ao longo da vida e ao treinamento contínuo de psicólogos. A elegibilidade inclui um histórico demonstrado de excelência em relação ao desenvolvimento e/ou implementação de iniciativas significativas que fizeram contribuições substanciais ao campo do desenvolvimento profissional contínuo em psicologia. As contribuições podem incluir desenvolvimentos conceituais, empíricos ou tecnológicos que representam avanços substanciais na geração ou disseminação de novos conhecimentos ou aplicações no campo do desenvolvimento contínuo, de pós-graduação e profissional. Prazo: 01/07/2025.
BBVA Foundation Frontiers of Knowledge Awards. Estão abertas as inscrições aos prêmios Frontiers of Knowledge da Fundação Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA). Os prêmios homenageiam avanços disciplinares ou interdisciplinares fundamentais em uma ampla extensão do mapa do conhecimento do século XXI. As áreas abordadas por essa família de prêmios são: Ciências básicas (física, química, matemática); Biologia e Biomedicina; Tecnologias de informação e comunicação; Mudanças climáticas e ciências ambientais; Economia, finanças e gestão; Ciências Humanas; Ciências Sociais; e Música e ópera. Os candidatos podem ser uma ou mais pessoas físicas de qualquer nacionalidade, sem limitação de número, que tenham feito contribuições independentes ou convergentes para um determinado avanço, seja devido a uma colaboração formal (com os indicados pertencendo a um ou mais grupos) ou a um trabalho paralelo. Os prêmios também estão abertos a organizações científicas ou culturais que possam ser coletivamente creditadas com contribuições excepcionais para o conhecimento científico, a criação cultural, a luta contra as mudanças climáticas ou a conservação do ambiente natural. Autoindicações não são aceitas. Prazo: 30/06/2025 (16:00 GMT).
NOMIS & Science Young Explorer Award. O NOMIS & Science Young Explorer Award está com inscrições abertas. O prêmio, concedido pelos editores da Science e pela Fundação NOMIS, reconhece jovens pesquisadores ousados que fazem perguntas fundamentais na interseção das ciências sociais e da vida; cientistas que realizaram trabalhos interdisciplinares com um entusiasmo que catalisou a colaboração entre campos; pesquisadores que assumem riscos para tratar de questões relevantes e empolgantes com abordagens criativas, independentemente do resultado da pesquisa. Os candidatos bem-sucedidos terão feito avanços significativos na aplicação de técnicas desenvolvidas em um domínio para abordar questões em outro – por exemplo, métodos para investigar problemas de inferência causal, compreender redes complexas ou realizar reconhecimento de imagens foram desenvolvidos em contextos de ciências sociais e ciências da vida. Alternativamente, os candidatos aplicaram informações obtidas nas ciências da vida – como estudos de associação de todo o genoma, imagens cerebrais, imagens celulares, biologia do desenvolvimento ou senescência celular – a questões relacionadas ao comportamento coletivo ou individual de seres humanos nos campos da psicologia, economia, ciência política ou sociologia. Os participantes devem ser cientistas em início de carreira que tenham mestrado ou doutorado e que tenham recebido seu diploma nos últimos 10 anos. O Prêmio será concedido com base no trabalho realizado nos últimos 3 anos. Embora a pesquisa possa fazer parte de um esforço de equipe, o participante deve ser um único indivíduo e a redação deve se concentrar em sua contribuição. Prazo: 15/05/2025.
Prêmio de Ação dos ODS da ONU. Estão abertas as inscrições ao Prêmio de Ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) e pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). As três categorias são: Criatividade; Resiliência; e Agente de Mudanças. Prazo: 07/05/2025.
Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello – CFP. Foram prorrogadas as inscrições à terceira edição do “Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia”, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Ao todo, serão selecionados até nove trabalhos, sendo três para cada categoria, com premiação de até R$ 2 mil para trabalhos que caracterizem avanços em termos de produção de conhecimento nos diversos campos da Psicologia. A iniciativa, instituída pela Resolução CFP n°32/2022, pretende fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de modelos, procedimentos e técnicas da atuação profissional que possam indicar caminhos para o contínuo aperfeiçoamento da prática profissional dos psicólogos, em consonância com os princípios e valores éticos que a orientam. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das seguintes categorias de práticas profissionais: Experiências ou produtos derivados do trabalho profissional; Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de especialização ou de mestrado; Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de doutorado, pós-doutorado ou projetos vinculados a grupos de pesquisa. Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos, estes últimos com autoria de no máximo 6 (seis) autores. Prazo: 30/05/2025.
OPORTUNIDADES JÁ DIVULGADAS
Mobilidade, bolsas e financiamentos
Projetos com a França – Programa CAPES/COFECUB. A nova edição do Programa CAPES/COFECUB pretende selecionar até 35 projetos conjuntos de pesquisa Brasil-França, em todas as áreas do conhecimento, divididos em duas chamadas. Na Chamada 1, poderão ser aprovados até 18 projetos coordenados por “pesquisadores juniores”, ou seja, aqueles que tenham obtido o título de doutor há, no máximo, dez anos. Já na Chamada 2, serão selecionados até 17 projetos coordenados por “pesquisadores experientes”, que tenham obtido o título de doutor há mais de dez anos. Os projetos deverão ter duração de até quatro anos. O valor total de financiamento destinado aos 35 projetos conjuntos de pesquisa será de até R$ 69,9 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 1,9 milhão, a ser repassado ao longo da vigência da proposta. Entre os benefícios previstos estão as missões de trabalho e de estudo, com concessão de bolsas para doutorado, pós-doutorado e professor visitante. A proposta deve envolver, obrigatoriamente, ao menos uma instituição no Brasil e uma na França. Prazo: 11/06/2025.
MSCA Postdoctoral Fellowships – Universidade Complutense de Madrid. No dia 08/05/2025 abrem as inscrições para as Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships (MSCA-PF) na Universidade Complutense de Madrid. Podem candidatar-se pesquisadores que, no prazo da chamada, terão obtido um diploma de doutorado ou defendido sua tese de doutorado. Eles devem ter um máximo de 8 anos de experiência equivalente em tempo integral em pesquisa, contados a partir da data de obtenção do título de doutor. Para os pesquisadores que tiveram certas interrupções durante a carreira, o período de 8 anos será estendido pela duração dessas interrupções (as interrupções reconhecidas pela Comunidade Europeia são listadas neste site). Prazo: 10/09/2025.
Goethe University e JQYA/Alemanha. A Goethe University e a Johanna Quandt Young Academy @Goethe (JQYA) estão oferecendo bolsas de pesquisa para visitantes internacionais em 2025, com duração de 1 a 3 meses. A JQYA oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores em início de carreira. São elegíveis pós-docs internacionais externos e líderes de grupos de pesquisa juniores (R2 e R3 avançados, preferencialmente na primeira fase de aplicação MSCA PF, ERC, EN, etc.). Pré-requisitos: projeto de pesquisa vinculado ao tema da academia JQYA – “Complexity”; forte conexão com áreas de pesquisa de instituições da Goethe University ou projetos conjuntos. Prazo: 31/05/2025.
Chamada CNPq/SETEC/MCTI N° 06/2025 – Apoio a Eventos de Promoção do Empreendedorismo e da Inovação no Brasil. Estarão abertas, a partir de 22/04/2025, as inscrições à Chamada CNPq/SETEC/MCTI N° 06/2025, de apoio à realização de eventos nacionais e internacionais no Brasil nas áreas de promoção do empreendedorismo e da inovação. Prazo: 16/05/2025.
Edital FAPERGS/SEBRAE 03/2025 Programa Doutor Empreendedor. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul – SEBRAE/RS tornam público o Edital FAPERGS/SEBRAE 03/2025 Programa Doutor Empreendedor e convidam os interessados a apresentarem propostas de inovação. O programa visa fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou processos inovadores, conduzidos por doutores apoiados por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) — públicas ou privadas, sem fins lucrativos — sediadas no Rio Grande do Sul. O objetivo é transformar ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologias das universidades e centros de pesquisa para o mercado, e impulsionando a criação ou o fortalecimento de micro e pequenas empresas (MPEs) de base tecnológica. Poderão participar doutores empreendedores sem vínculo empregatício, com ou sem empresa já constituída. Prazo: 27/06/2025.
Bolsa Rhodes Global 2026 – Universidade de Oxford. Estarão abertas, a partir de 02/06/2025, as inscrições para a prestigiosa Bolsa Rhodes, destinada a jovens líderes de qualquer parte do mundo para estudos totalmente financiados na Universidade de Oxford (Reino Unido). Os interessados já podem: verificar elegibilidade no site oficial; ler o guia do candidato e critérios de seleção; identificar quatro pessoas para escrever cartas de recomendação; checar os requisitos de inglês da Universidade de Oxford. Prazo: 31/07/2025.
Mestrado-sanduíche e dupla diplomação – Embaixada da França. A Embaixada da França no Brasil recebe inscrições para a realização de mestrado-sanduíche no país e dupla diplomação, em todas as áreas de conhecimento. Podem se candidatar estudantes de até 35 anos (completos até 01/09/2025) admitido/as em estabelecimentos públicos de ensino superior no ano acadêmico 2025-2026. A bolsa é válida por um período de 10 meses, que vai de 01/09/2025 a 30/06/2026. Prazo: 31/05/2025.
Bolsas de pós-doc – Momentum MSCA/Hungria. Estão abertas as inscrições ao Programa de Bolsas de Pós-doutorado Momentum MSCA, que é uma iniciativa de 5 anos que visa atrair e apoiar até 35 pesquisadores de pós-doutorado excepcionais de todo o mundo, permitindo que eles colaborem com grupos de pesquisa “Lendület” Momentum na Hungria. O programa apoia um amplo espectro de disciplinas dentro dos Grupos de Pesquisa da Momentum “Lendület”, em áreas como Engenharia e Tecnologia, Humanidades e Ciências Médicas, Ciências Naturais e Sociais. Os candidatos aprovados se beneficiarão de um salário competitivo, subsídios, oportunidades de pesquisa de alto nível e amplo suporte de treinamento e desenvolvimento. O período de pesquisa de pós-doutorado varia de um mínimo de 1 ano a um máximo de 3 anos, incluindo um período de destacamento obrigatório de 1 a 3 meses. A duração total de 3 anos é incentivada para maximizar os benefícios do programa e o impacto da pesquisa. A primeira chamada para inscrições abre em 2 de abril de 2025, buscando 15 bolsistas de pós-doutorado. Prazo: 31/05/2025.
Vagas para o Max Planck Postdoc Programe. O Max Planck Postdoc Programme (Alemanha) está com vagas abertas em áreas de interesse para pesquisadores de Psicologia.
Vagas em psicologia MSCA – Europa. Candidatos de todos os países podem se inscrever para vagas na área de psicologia que estão abertas para a realização de doutorado ou pós-doutorado em projetos Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA), na Europa. No portal EURAXESS Jobs, podem ser encontrados os referidos cargos, totalmente financiados, que incluem remuneração competitiva, proteção social, mobilidade, família, licença de longo prazo e subsídios para necessidades especiais.
Busca de host para MSCA PF. Pesquisadores que procuram um host para seu projeto MSCA Postdoctoral Fellowships podem consultar este link. Diversas instituições na Europa oferecem master classes para ajudar interessados a elaborar sua proposta.
Chamada MSCA SE 2025. Estão abertas as inscrições à chamada MSCA Staff Exchanges 2025, que seleciona projetos de pesquisa e inovação de 4 anos, de consórcios internacionais de universidades, instituições de pesquisa, empresas, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e outras organizações não acadêmicas para o intercâmbio de sua equipe por até 12 meses. As instituições da América Latina e do Caribe podem se juntar a qualquer consórcio para enviar uma proposta. Prazo: 08/10/2025.
Bolsas de pós-doc Charleston Postdoctoral Fellowships – Charles University/Tchéquia. A Charles University (Tchéquia) está abrindo inscrições para 10 bolsas de pós-doutorado no âmbito do Programa Charleston, cofinanciado pela iniciativa MSCA (Horizon Europe). O programa Charleston é um esquema de financiamento bottom-up, orientado pela curiosidade, que permite que os candidatos escolham livremente seus tópicos de pesquisa. As equipes de pesquisa da Charles University (CU) abrangem todos os campos científicos, exceto engenharia e veterinária. No entanto, um requisito fundamental é que todos os temas de pesquisa contribuam para alcançar um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (United Nations‘ Sustainable Development Goals – SDGs), que foram selecionados como um tema transversal do programa. A iniciativa reflete o forte compromisso da CU com os SDGs, alinhando-se aos objetivos do programa Horizon Europe. O programa oferece a oportunidade de realizar pesquisas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; Um mandatory secondment obrigatório (3 a 6 meses) em uma instituição não acadêmica para desenvolver experiência intersetorial; Um programa abrangente de desenvolvimento de carreira, incluindo orientação e treinamento especializado. Prazo: 31/05/2025.
Bolsas de pós-doc – Ulam NAWA /Polônia. Estão abertas a pesquisadores internacionais as candidaturas para as bolsas do Programa Ulam NAWA de mobilidade acadêmica na Polônia, para realizar pesquisa em nível de pós-doutorado, em qualquer área do conhecimento, por um período de 6 a 24 meses. Prazo: 12/05/2025 (15:00 CET).
EU-LAC Joint Call for Research & Innovation. Estão abertas as inscrições à chamada conjunta da União Europeia (European Union – EU) e da América Latina e do Caribe (Latin America and Caribbean – LAC) para aprimorar a cooperação birregional em Ciência, Tecnologia e Inovação. Os consórcios transnacionais são convidados a apresentar propostas relacionadas a seis tópicos nos campos temáticos de Desafios Globais, Bioeconomia, Saúde, Energia e Ciência Aberta. Os projetos devem envolver pelo menos 4 instituições de 4 países, 2 dos quais devem estar localizados na Europa e os outros na América Latina e no Caribe, e serão financiados por até 36 meses. Cada instituição de financiamento participante aplica seus próprios regulamentos de financiamento nacionais ou regionais, que devem ser analisados antes do envio de uma proposta. Somente pesquisadores sediados nos países participantes são elegíveis para financiamento, e somente para os tópicos apoiados por sua agência de financiamento. No Brasil, os projetos aprovados receberão financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada (a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS é uma delas). Prazo: 22/05/2025.
Chamada CONFAP & CDTI de pesquisa e inovação tecnológica – Brasil e Espanha. Segue aberta a chamada CONFAP & CDTI 2025-2026 de apoio a projetos colaborativos em pesquisa e inovação tecnológica entre o Brasil e a Espanha. Os projetos aprovados serão apoiados pelo CDTI, na Espanha, e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada no Brasi. Esta chamada abrange propostas de qualquer setor de atividades. Mais informações aqui. Os projetos terão a duração de 12 a 36 meses; a chamada terá dois prazos distintos para submissão das propostas – 26/06/2025 (1ª rodada) e 12/09/2025 (2ª rodada).
MEC seleciona especialistas para projeto Assistec Inova. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), publicou o edital de seleção de especialistas para atuação no projeto Assistência Técnica para a Inovação e para o Empreendedorismo (Assistec Inova). O edital é de fluxo contínuo e podem se inscrever servidores públicos federais que integram o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ou o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, além de servidores do quadro efetivo das redes estaduais. Os candidatos serão avaliados em três etapas: habilitação, autoavaliação e entrevistas. Estão sendo selecionados especialistas de mais de 30 áreas de conhecimento, conforme consta em edital. Os profissionais atuarão na modalidade de teletrabalho em regime de execução parcial, convocados por meio de comunicado a partir de demandas do projeto. Os aprovados trabalharão com os temas: inovação, empreendedorismo e assistência técnica e em diversas áreas de atuação, como pesquisa, assessoria, mentoria, desenvolvimento institucional e produção de documentos. Prazo: 31/08/2025.
Bolsa de estudos – Einstein Fellowship Program/Alemanha. Estão abertas as inscrições para o Einstein Fellowship Program 2026 na Alemanha. Essa é uma bolsa de estudos financiada pelo Fórum Einstein e pela Fundação Wittenstein, com duração de 5 a 6 meses. A bolsa está aberta a todos os cidadãos de todo o mundo. O objetivo do programa Einstein Fellowship é convidar os candidatos interessados a realizar pesquisas em um campo diferente de suas pesquisas anteriores. Os bolsistas se hospedarão no Garden Cottage da casa de veraneio de Einstein em Caputh, Brandemburgo. O IELTS e o TOEFL não são obrigatórios. O programa cobre: bolsa de 10000 (Euros) para despesas de moradia; passagem aérea de ida e volta; acomodação gratuita na casa de verão do Einstein; membros da família são bem-vindos (despesas de viagem não cobertas). Critérios de elegibilidade: os candidatos devem ter menos de 35 anos de idade; devem ter diploma universitário em ciências humanas, ciências sociais ou ciências naturais; o projeto proposto deve ser diferente de sua experiência anterior em pesquisa, bastando demonstrar que o projeto proposto é diferente do trabalho anterior (por exemplo, tese de mestrado, ensaios publicados, livros). Prazo: 15/05/2025.
Bolsas de estudo para doutores – Matsumae International Foundation/Japão. O Japão receberá inscrições de doutores, a partir de 01/06/2025, para realizarem pesquisa em seu país, por meio da Bolsa de Estudos da Matsumae International Foundation (MIF) 2026. A bolsa da MIF oferece uma plataforma para discutir e analisar criticamente os problemas globais atuais com uma rede de intelectuais e articular soluções viáveis. Além disso, o conhecimento do pequisador sobre o assunto será aprimorado e ele poderá tratar de todas as questões em sua área de interesse com uma abordagem aprofundada. As áreas contempladas pela bolsa de seis meses de duração, entre junho de 2026 e março de 2027, são prioritariamente: ciências naturais, engenharia e medicina. Requisitos: não ter mais de 45 anos de idade; ter uma carta-convite da instituição anfitriã japonesa; ter proficiência em inglês ou japonês; estar empregado em seu país de origem e comprometido a voltar após a conclusão da bolsa e a desempenhar seu papel no desenvolvimento do seu país. Prazo: 30/06/2025.
Bolsa para participar de Summit – One Young World Summit Leading Scholarship 2025/Alemanha. Estão abertas as inscrições para o programa One Young World Summit Leading Scholarship 2025, na Alemanha. Esse summit anual é totalmente financiado e ocorrerá em Munique, de 3 a 6 de novembro de 2025. O summit selecionará participantes de todo o mundo. Não há taxa de inscrição, e o IELTS não é exigido. O objetivo do OYW Leading Scholarship é identificar e apoiar jovens líderes excepcionais de países sub-representados. Participantes com habilidades de liderança e que desejam fazer uma mudança positiva em suas comunidades podem se inscrever. O One Young World Summit é a maior e mais impactante cúpula de liderança juvenil do mundo. O programa cobre todas as despesas, pois é uma Cúpula Internacional da Juventude totalmente financiada. Critérios de elegibilidade: ter de 18 a 30 anos de idade; demonstrar comprometimento com mudanças positivas; possuir fortes habilidades de liderança; abordagem de questões globais/locais importantes; histórico comprovado de geração de ideias impactantes e inovadoras. Prazo: 07/07/2025.
Bolsas, financiamentos e prêmios – American Psychological Foundation. Conheça aqui a lista de programas de bolsas, financiamentos e prêmios da American Psychological Foundation (APF). A APF é uma organização filantrópica norte-americana que se dedica a conceder bolsas de pesquisa a psicólogos nos estágios iniciais de suas carreiras e é afiliada à American Psychological Association (APA). Candidatos internacionais de países que mantêm relações diplomáticas com os Estados Unidos e que atendem aos outros requisitos de qualificação podem concorrer aos programas. Não é preciso ser um membro da APA para se qualificar para financiamentos, mas alguns programas exigem que o candidato seja membro de uma divisão específica da APA. Há diversas oportunidades com prazos nos meses de março e abril de 2025.
APS Teaching Fund. O Association for Psychological Science (APS) Fund for Teaching and Public Understanding of Psychological Science oferece subsídios para apoiar o ensino e a compreensão pública da ciência psicológica. Pesquisadores de dentro e de fora dos Estados Unidos são incentivados a se inscrever por meio do portal de submissão online, acessível aos atuais membros da APS. Podem ser submetidas propostas para apoio de até US$ 5.000 para lançar novos projetos que abordem amplamente uma dessas categorias: 1. Bolsa de ensino e aprendizagem (bolsa de estudos de alta qualidade e potencialmente publicáveis, direcionada ao ensino e aprendizagem de ciências psicológicas); 2. Reuniões e conferências (esforços que facilitam a comunicação entre professores de ciências psicológicas que compartilham desafios comuns e que se beneficiariam com o compartilhamento de ideias e recursos); 3. Tecnologia e sites (projetos que aproveitam recursos tecnológicos para melhorar o ensino e a aprendizagem das ciências psicológicas e para aumentar o alcance e a disseminação eficiente de recursos relacionados); 4. Currículos antirracistas (projetos que visam eliminar o preconceito racial nos currículos de ciências psicológicas e incorporar princípios de justiça racial nos currículos de ciências psicológicas); 5. Outros (o fundo acolhe propostas de projetos inovadores para melhorar o ensino e a aprendizagem das ciências psicológicas). Prazo: 01/10/2025.
Bolsas de pós-doc Wallonia-Brussels International (WBI). Pesquisadores de todos os países com doutorado em uma instituição estrangeira que queiram seguir um programa de pós-doutorado em instituições de ensino superior, organizado ou subsidiado pela Federação Valônia-Bruxelas, podem se candidatar às bolsas Wallonia-Brussels International (WBI). Mesmo se estiverem no meio de um programa e ainda não tiverem seu doutorado, interessados podem enviar uma inscrição. Nesse caso, precisarão enviar evidências da conclusão bem-sucedida do programa, no máximo dentro dos seguintes prazos: para bolsas de estudo de longo prazo (para estadias programadas entre setembro e agosto) –15/07/2025; para bolsas de estudo de curto prazo (para estadias programadas entre setembro e fevereiro) – 01/07/2025. O apoio consiste em uma bolsa mensal pela duração do programa de pesquisa. As despesas de viagem de retorno também são cobertas.
Bolsas de Pesquisa CAPES/Humboldt – Alemanha. O Programa de Bolsas de Pesquisa Capes/Humboldt concede financiamento a pesquisadores altamente qualificados, de todas as áreas. São oferecidos dois tipos de bolsas de pesquisa na Alemanha: 1) para estudos de pós-doutorado, destinadas a pesquisadores que concluíram o doutorado há menos de quatro anos, com estadias de 6 a 24 meses; e 2) para pesquisadores experientes, que concluíram o doutorado há menos de 12 anos, com estadias de 6 a 18 meses, podendo ser dividida em até três períodos de no mínimo três meses cada. Prazos: data-limite para solicitação do candidato para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira, caso esta não conste no Sistema de Inscrições da CAPES – 21/05/2025 (às 17h); inscrição das candidaturas: 30/05/2025 (às 17h).
Bolsas de mestrado – Excellence Scholarships (LExS)/Universidade Leiden, Holanda. A Universidade Leiden, a mais antiga da Holanda, oferece bolsas de até 100% para diversos cursos de mestrado, ministrados em inglês, através do programa Excellence Scholarships (LExS). Prazo: 01/10/2025 para programas que iniciam 01/02/2026.
Edital FAPERGS para eventos com realização maio-dezembro de 2025. A FAPERGS lançou o Edital Auxílio para Organização de Eventos (AOE), de apoio à realização de congressos, simpósios, workshops, seminários e outros eventos similares, de âmbito regional, estadual, nacional ou internacional, relacionados à ciência, tecnologia ou inovação e vinculados a programas de pós-graduação. Os recursos são estimados em R$ 2 milhões, tendo a faixa A um valor previsto de até R$ 12 mil para eventos regionais ou estaduais e a faixa B, um valor de até R$ 20 mil para eventos científicos tradicionais, nacionais ou internacionais, ambos organizados no estado do Rio Grande do Sul. Prazo para eventos a serem realizados de 01/09/2025 a 31/12/2025: inscrições de 03/04/2025 a 21/06/2025.
Nova oportunidade para pesquisadores brasileiros participarem de equipes financiadas pelo ERC. Uma nova iniciativa permitirá que mais pesquisadores do Brasil passem de 6 a 12 meses com equipes de bolsistas do European Research Council (ERC), na Europa. A European Commission e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) firmaram um acordo oficial em Bruxelas, em 11/12/2024.
Oferta Formativa da Organização Universitária Interamericana para o ano de 2025. A Secretaria de Relações Internacionais (Relinter) da UFRGS divulgou a Oferta Formativa da Organização Universitária Interamericana (OUI) para o ano de 2025. A Oferta Formativa inclui seminários, capacitações e workshops presenciais e virtuais. A iniciativa da OUI visa a promoção da mobilidade acadêmica no ensino superior. Os cursos oferecidos para o ano de 2025 ainda com inscrições abertas são: 1) Comunicação e visibilidade da Produção Científica (inscrições até o dia 02/05/2025; duração de 12/05/2025 a 09/07/2025); 2) Curso de Gestión y Liderazgo Universitario (IGLU) 2025 (inscrições até o dia 18/07/2025; duração de 11/08/2025 a 05/11/2025); 3) Programa Interamericano de Formación en Gestión de Ambientes de Innovación (inscrições até o dia 29/08/2025; duração de 15/09/2025 a 19/11/2025).
Apoio a pesquisadores brasileiros em projetos Horizon Europe. O Brasil esteve entre os cinco primeiros países não europeus em termos de participação no EU’s 7th framework programme for science and technology (FP7) e entre os seis primeiros no Horizon 2020. Após, passou a ocupar o 9º lugar em participação no Horizon Europe. Tanto pesquisadores individuais quanto entidades brasileiras são plenamente elegíveis para participar de quase todas as chamadas do Horizon Europe. Diferentes esquemas de financiamento estão sendo criados em distintos estados brasileiros, por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), para financiar a participação brasileira em projetos colaborativos do Horizon Europe. Todas as FAPs endossaram o Acordo Administrativo entre a Comissão Europeia e a CONFAP-FINEP e o CNPq (saiba mais neste link). Seis Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil (entre elas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS) já publicaram as modalidades para co-fomento para participar de propostas do programa. Confira aqui.
Grupos de Trabalho da SIC. Profissionais e estudantes associados à Socidade Interamericana de Psicologia (SIP) podem fazer parte de Grupos de Trabalho da SIC.
Bolsas para doutorandos e jovens pesquisadores EDUFI Fellowship – Finlândia. O programa da Agência Finlandesa Nacional para a Educação EDUFI Fellowship, destinado a doutorandos e jovens pesquisadores estrangeiros, de todas as áreas, oferece financiamento inicial para a conclusão de um projeto de pesquisa de doutorado na Finlândia, conclusão de um duplo diploma ou uma visita de estudos. A duração da bolsa de 1.900 euros/mês é de 3 a 12 meses. É preciso que uma instituição de pesquisa aplique para o financiamento. Os candidatos devem solicitar a bolsa cinco meses antes do início do programa. Prazo: contínuo.
Gravação de evento online sobre estudar na Finlândia. A Agência Nacional de Educação da Finlândia (EDUFI) promoveu o Webinário Study in Finland Calling The Americas, cuja gravação pode ser visualizada aqui. O EURAXESS, que é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover a mobilidade e o desenvolvimento de carreira de pesquisadores, além de fortalecer a colaboração científica entre a Europa e o resto do mundo, apresentou , em um de seus boletins, a infraestrutura de pesquisa e inovação da Finlândia, uma visão geral da colaboração em pesquisa entre a Finlândia e a América Latina e o Caribe, além de entrevistas com doutoranda brasileira e professor brasileiro radicado no país nórdico.
Mural de Vagas – HCPA. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) possui um mural online de vagas para Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado ou Apoio técnico. O mural com as vagas atualmente disponíveis pode ser consultado clicando em Mural de Vagas.
Site Academic Positions de vagas acadêmicas. O site Academic Positions apresenta inúmeras vagas de doutorado, de pós-doutorado e de pesquisador. Interessados podem inscrever-se para receber alertas de vagas nesse site e receber oportunidades personalizadas de universidades do mundo todo. É possível personalizar os alertas de acordo com as preferências por área, país, frequência e nível de senioridade.
Pesquisadores e pós-doutorandos em início de carreira. No site Research in Germany, encontra-se uma seleção de programas de financiamento para pós-doutorandos internacionais e pesquisadores em início de carreira, administrados por várias organizações de financiamento. Alguns desses programas têm prazos para inscrições, outros recebem candidaturas o ano todo. A Alemanha é um dos principais destinos para estudantes de doutorado, de pós-doc e pesquisadores seniores. O site Research in Germany ajuda interessados a procurar posições de doutorado, trabalhos de pesquisa ou oportunidades de financiamento. Ele descreve o cenário da pesquisa alemã e ajuda a planejar a carreira e a vida na Alemanha.
Apoio para networking – COST Actions. O programa European Cooperation in Science and Technology (COST) financia redes globais de pesquisa. As COST Actions ajudam a conectar iniciativas de investigação em toda a Europa e fora dela e permitem que investigadores e inovadores desenvolvam as suas ideias em qualquer domínio da ciência e tecnologia, partilhando-as com os seus pares. As COST Actions são redes bottom-up com duração de quatro anos que impulsionam a investigação, a inovação e as carreiras. O programa COST não financia investigação, mas fornece apoio a atividades de networking. Os participantes de uma COST Action podem colaborar através de uma série de ferramentas de networking, tais como reuniões, conferências, workshops, missões científicas de curto prazo, escolas de formação, bolsas de networking virtuais, publicações e atividades de divulgação. As COST Actions estão abertas para todos os tipos de instituições (academias, instituições públicas, PME/parceiros industriais, ONG, organizações europeias/internacionais etc.), todas as fases da carreira (jovens e experientes), todos os membros COST, bem como países vizinhos próximos (elegíveis para apoio COST) e países parceiros internacionais (incluindo todos os países da América Latina e do Caribe). É possível participar de COST Actions já iniciadas (veja aqui como).
Funding & Tenders Portal. O portal da Comissão Europeia Funding & Tenders Portal oferece oportunidades de financiamento na Europa para pesquisadores, universidades, instituições de pesquisa, PMEs, startups, ONGs e público em geral.
Mobilidade de pós-graduação Mitacs Accelerate International – Canadá. O programa Mitacs Accelerate International (Canadá) apoia colaborações bilaterais de pesquisa entre estudantes/pós-docs, universidades e parceiros da indústria, tanto no Canadá como no exterior. Estudantes/pós-docs de países parceiros do Mitacs (o Brasil é um deles) podem realizar projetos no Canadá. Acesse o site do Mitacs para mais informações sobre como aplicar para mobilidade de pós-graduação para o Canadá.
Bolsas para estudantes, pesquisadores e docentes – Canadá. O site oficial do Governo do Canadá EduCanada.ca apresenta bolsas nesse país para estudantes, pesquisadores e docentes, abertas a brasileiros. Confira neste link.
Bolsas da Áustria – BMBWF. O Ministério Federal da Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria (BMBWF) disponibiliza bolsas de estudo e financiamento de pesquisa para estudantes, graduados e cientistas, para o ano acadêmico de 2024/2025. As inscrições podem ser realizadas no banco de dados www.grants.at, disponível em alemão e inglês. Esse banco de dados também contém todas as informações adicionais sobre os programas de bolsas de estudo do BMBWF e de outras instituições austríacas. Para dúvidas, escreva diretamente ao BMBWF: grants@oead.at.
Concursos/seleções
Investigador(a) Auxiliar em Neurociências – ISPA/Portugal. O Ispa – Instituto Universitário abriu concurso internacional para uma posição de Investigador(a) Auxiliar em Psicologia, subárea de Neurociências, no âmbito da 1.ª edição do programa FCT Tenure. A investigação será desenvolvida no William James Center for Research (WJCR) e centra-se na neurociência cognitiva aplicada aos comportamentos aditivos, como o consumo de álcool e substâncias psicoativas. O ISPA procura um(a) candidato(a) com: Percurso científico sólido; Experiência em análise de dados complexos (machine learning, modelação preditiva); Capacidade de atrair financiamento competitivo e publicar internacionalmente; Interesse em colaborar em rede, orientar estudantes e lecionar até 4h/semana. Prazo: 08/05/2025.
Prof. (DE) – UFS. Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu concurso (edital 03/2025) para professor na área de Psicologia Social e Institucional, para ministrar as disciplinas: Tópicos Especiais em Psicologia Social: Psicologia, racialização e processos de subjetivação; Introdução à Psicologia Social; Psicologia Social I; Psicologia Social II; Psicologia Social III; Psicologia e Linguagem; Introdução à Dinâmica de grupo; Dinâmica de grupo e relações humanas; Psicologia e Práticas em Educação; Psicologia e Práticas de Saúde; Psicologia e Práticas do Trabalho; Psicologia Organizacional; Psicologia Aplicada à Administração; Psicologia e Comunidade; Psicologia e Instituição de Saúde Mental; Psicologia Transcultural; Psicologia Hospitalar; Estágio Supervisionado em Psicologia Institucional I; Estágio Supervisionado em Psicologia Institucional II; Tópicos Especiais em Psicologia Social e Institucional. Requisitos: Graduação em Psicologia, com Doutorado em Psicologia ou Saúde Coletiva ou Sociologia ou Filosofia ou História ou Interdisciplinar (Sociais e Humanidades) ou Letras ou Arquitetura e Urbanismo ou Antropologia ou Educação. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 150,00: 15/05/2025.
Prof. Substituto (12h) – Unesp. A Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) anunciou inscrições para concurso (edital 38/2025) para Professor Substituto na área de Educação, subárea de Fundamentos da Educação (1 vaga; 12h semanais), disciplina de Psicologia da Educação. Requisitos: Graduação em Curso de Psicologia e/ou Pedagogia e Mestrado em Educação, Psicologia ou outras designações equivalentes. Período de inscrições online com pagamento de taxa de R$ 202,00: de 22/04/2025 a 06/05/2025 (às 17h).
Prof. Substituto (40h) – UFCAT. A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás, anunciou inscrições para um novo Processo Seletivo, com o objetivo de preencher uma vaga de Professor Substituto na área de Psicologia Geral. Requisitos: Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia. Período de inscrições online com pagamento de taxa de R$ 50,00: 24/04/2025 a 06/05/2025, às 14h.
Psicólogo – TRF 4ª Região. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região anunciou inscrições para um novo Concurso Público destinado à formação de cadastro reserva de servidores que contempla cargos, incluindo o de Analista Judiciário – Apoio Especializado – Psicologia, para o Tribunal e as Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Requisitos: Graduação em Psicologia. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 100,00: 14/05/2025.
Prof. (Adjunto A, 40h) – UERJ. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu inscrições para um concurso para Professor Adjunto A na área de Psicologia do Trabalho e Organizacional (1 vaga). Requisitos: Graduação em Psicologia e Doutorado em Psicologia ou Psicologia do Trabalho e das Organizações; ou Psicologia do Trabalho e organizacional; ou Psicologia Social; ou Psicologia Social, do Trabalho e das OrganizaçõesPsicologia Social e do Trabalho; ou Administração; ou Saúde Coletiva; ou Políticas Públicas; ou Políticas Públicas e Formação Humana; ou Saúde Pública; ou Políticas Sociais; ou Ciências da Saúde. Prazo para incrições online com pagamento de taxa de R$ 329,05: 27/05/2025.
Prof. (Adjunto A, 40h, DE) – UFAPE. A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) divulgou a abertura de concurso para professor na área de Administração/Administração de Recursos Humanos (1 vaga). Requisitos: Graduação em Administração, Administração de Empresas ou Psicologia; Doutorado em Administração ou Psicologia com tese defendida sobre Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos, Capital Humano, Comportamento Organizacional ou Cultura Organizacional. Prazo para inscrições online com pagamento de taxa de R$ 220,00: 03/05/2025.
Prêmios
Prêmio Jovem Cientista. Estão abertas as inscrições para o 31º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Resposta às Mudanças Climática: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho e conta com patrocínio master da Shell e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. A iniciativa incentiva jovens pesquisadores na busca por respostas às mudanças climáticas, como soluções de produtos sustentáveis e eficazes para o combate a desastres, estratégias de resiliência e adaptação às mudanças climáticas e iniciativas para a agricultura. Mestres e doutores, além de estudantes do ensino médio e superior, podem participar de um dos mais importantes prêmios científicos do país. As cinco categorias contempladas são: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico, que celebra um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição. Prazo: 31/07/2025.
Prêmio Caroline von Humboldt 2025. Estão abertas as inscrições ao Prêmio Caroline von Humboldt, que celebra o talento e a inovação feminina na ciência, oferecendo a uma jovem pesquisadora brilhante apoio financeiro de€15.000 e a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa na renomada Universidade Humboldt de Berlim. São elegíveis ao prêmio pesquisadoras internacionais que concluíram o doutorado nos últimos 7 anos e ainda não possuem cargo de professora titular. São aceitas indicações de docentes afiliados a instituições de pesquisa da Alemanha ou de outros países. Prazo: 18/05/2025.
Prêmio CAPES de Tese 2025. Estão abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese 2025, que reconhece os melhores trabalhos das 50 áreas do conhecimento. O trabalho deve ser inscrito pela coordenação do programa de pós-graduação, responsável pela pré-seleção das teses. As teses precisam estar registradas na Plataforma Sucupira para que seus autores possam concorrer. Para este ano, os critérios foram atualizados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). A avaliação leva em conta a originalidade da tese e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, político, ambiental, da saúde e do bem-estar. Também são levados em conta a metodologia utilizada, o rigor da redação e a organização do texto, o grau de inovação e/ou a interdisciplinariedade do trabalho, além da qualidade e do impacto de produtos dele derivados. Prazo: 20/05/2025.
SfN Awards and Prizes. Estão abertas as indicações aos Society for Neuroscience (SfN) Awards and Prizes. Prazo: 08/05/2025.
Prêmio Fernão Mendes Pinto. A Secretaria e Relações Internacionais da UFRGS (Relinter) informa que estão abertas as inscrições ao Prêmio Fernão Mendes Pinto, destinado a galardoar uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países. A dissertação, escrita em português, tem de ter sido defendida durante o ano imediatamente anterior ao da candidatura. As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP. Prazo: 31/07/2025.
Chamadas de artigos, de revisores e nova revista da APA
Artigos em periódicos APA. Confira aqui a lista de chamadas de artigos de periódicos da American Psychological Association (APA). Com prazos próximos (diversas chamadas não têm prazo de submissão), constam as seguintes chamadas:
– Journal of Psychopathology and Clinical Science. O Journal of Psychopathology and Clinical Science está com a chamada de artigos “Advancing the science and practice of behavioral ‘addictions’ research. A call for clarity and innovation”. Prazo para envio de propostas: 01/08/2025;
– American Psychologist: Intergenerational trauma and community strengths: Theory, research, practice, and policy (prazo para cartas de interesse: 01/06/2025);
– Journal of Personality and Social Psychology: Interpersonal Relations and Group Processes: The psychology of responding to existential threats to humanity (Interpersonal Relations and Group Processes) (prazo para submissões de artigos: 30/06/2025);
– Journal of Psychopathology and Clinical Science: Advancing the science and practice of behavioral “addictions” research: A call for clarity and innovation (prazo para submissões de propostas: 01/08/2025);
– Journal of Psychotherapy Integration: E-mental health in psychotherapy: Using digital technology and AI in the delivery of mental health interventions (prazo para manifestações de interesse: 31/07/2025);
– Psychology of Violence: Understanding violent extremism: Nature, predictors, consequences, and underlying mechanisms (prazo para submissões de artigos: 01/09/2025);
– Translational Issues in Psychological Science: Substance use and addiction (prazo para submissões de artigos: 01/07/2025); Understanding stress and stigma in immigrant communities (prazo para submissões de artigos: 29/06/2025).
Revisores – Psychological Services. A revista Psychological Services, da Divisão 18 da APA (Psicólogos no Serviço Público), recebe inscrições para revisores. O periódico publica artigos de alta qualidade baseados em dados sobre a ampla gama de serviços psicológicos prestados em ambientes de atendimento organizados.
Nova revista APA. A nova revista Educational Psychology for Policy and Practice, publicada pela APA, em parceria com a Division 15 – Educational Psychology, recebe trabalhos empíricos, revisões de literatura e comentários nas áreas de política e prática.
—
Atenciosamente,
Maria Adélia Minghelli Pieta
Doutora em Psicologia pela UFRGS


