Objetivos do Programa

OBJETIVO GERAL

Esse programa tem como objetivo promover a assistência, o ensino e pesquisa em crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que apresentem sintomas de Transtorno Bipolar.

Funcionará dentro do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência e da Residência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência, que é um dos únicos programas de Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Brasil. Poderá assim formar profissionais capazes de lidar adequadamente com esta patologia.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ASSISTÊNCIA
Arrow Avaliar crianças com suspeita de Transtorno de Humor Bipolar;
Arrow Formular diagnóstico de acordo com as evidências científicas disponíveis;
Arrow Oferecer tratamento multimodal com abordagem psicofarmacológica e psicossocial;
Arrow Estabilizar sintomas. Após a estabilização de sintomas, os pacientes serão encaminhados aos seus postos de saúde de origem para acompanhamento com retornos programados para revisão do caso.
Arrow Manter o atual Centro de Atendimento (Ambulatório de Psicofarmacologia, do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCPA), redimensionando o tempo de permanência dos pacientes na estrutura ambulatorial.
Arrow Capacitar residentes em psiquiatria da infância e adolescência e profissionais da rede pública na difícil tarefa de acompanhar os pacientes e suas famílias ao longo de recaídas e recorrências de um transtorno crônico e de difícil controle dos sintomas.
Arrow Orientar os professores do ensino regular, demais profissionais e familiares, através de palestras mensais, sobre os vários aspectos do THB em crianças e adolescentes, gratuitas e abertas para a comunidade, dentro do HCPA;

ENSINO
Arrow Criar um Centro de Ensino no diagnóstico e manejo do THB em crianças e adolescentes, com Cursos de Extensão e Capacitação sobre transtorno bipolar na infância e adolescência, tanto dentro do HCPA como em outras Universidades, desde que com a concordância das instâncias administrativas pertinentes, da UFRGS, visando habilitar aos profissionais da rede pública, para que possam vir a atender as crianças triadas pelo PROCAB;
Arrow Capacitar profissionais, residentes e cursistas em Psiquiatria da Infância e Adolescência, no reconhecimento, diagnóstico, tratamentos disponíveis e, especialmente na difícil tarefa de acompanhar os pacientes e suas famílias ao longo de recaídas e recorrências de um transtorno crônico e de difícil controle dos sintomas.

PESQUISA
Arrow Criar um banco de dados abrangente para promover conhecimento cientifico de qualidade baseado nos mais modernos recursos da metodologia científica no que se refere a diagnóstico de certeza, apresentação clínica nesta faixa etária, tratamentos eficazes e evolução do transtorno até a vida adulta.
Arrow Produzir publicações em periódicos com alto índice de impacto, livros específicos, apresentações em congressos nacionais e internacionais.
Arrow Criar um centro de pesquisa com nível internacional no que se refere ao Transtorno de Humor Bipolar em crianças e adolescentes, tanto na pós-graduação Lato Senso (residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência) como na pós-graduação Strito Sensu (Mestrado/Doutorado em psiquiatria, usando critérios da medicina baseada em evidências, tanto na pesquisa experimental como na realizada nos humanos.