Atividades integradas

São atividades interdisciplinares planejadas de forma compartilhada e pensadas a partir de conceitos comuns às diferentes áreas de conhecimento. Tais atividades podem durar tempos diferenciados, conforme a natureza do trabalho ou a necessidade do grupo de alunos.

Essas atividades têm prioridade na grade de horário e procuram abordar os conceitos identificados como aqueles a serem trabalhados de forma integrada, a partir de um planejamento pensado de forma conjunta entre os professores. Estas atividades contemplam momentos de trabalho coletivo entre os professores, mas também momentos individuais, nos quais cada professor pode aprofundar aspectos relacionados a sua área de conhecimento.

No ano de 2018, as principais atividades integradas foram a OCA (Olimpíadas do Colégio de Aplicação), contemplando as disciplinas de História e Educação Física; o Projeto Mala Pronta, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Teatro; as Presenças Negras, História, Artes Visuais e Língua Portuguesa; entre outras.

 

2019

Iniciamos o ano de 2019 com uma atividade relacionando as áreas de Língua Portuguesa, Música e Teatro visando conscientizar os alunos a respeito do papel da mulher na sociedade. Os estudantes tiveram momentos de diálogo com os professores e ao fim da atividade, executaram uma apresentação teatral demonstrando os machismos e “desmachismos” da sociedade.