Foto: divulgação
Notícia 23 maio, 2016

4° Semana da África discute Educação e Cultura

A quarta edição da Semana da África na UFRGS dará a conhecer ao público os processos de produção e transmissão de conhecimento na África, em perspectiva tradicional e em perspectiva escolar, moderna. A temática “Educação e Cultura” permite perceber a diversidade cultural e social e as dinâmicas que animam as relações humanas no continente, em sucessivas formas de articulação com o mundo atual.

Ao valorizar tais temas assume-se uma perspectiva eminentemente antirracista, pois a ampliação de nosso conhecimento acerca do potencial criativo dos africanos põe por terra a ideia comumente divulgada de sua incapacidade civilizatória. Ao mesmo tempo, contribui para dar visibilidade aos aportes civilizacionais de origem africana na sociedade brasileira, através da oralidade, da corporeidade, dos valores ancestrais e da espiritualidade.

Nos dias do evento, pelas manhãs, ocorrem os minicursos sobre assuntos relacionados ao tema do evento. Mahfouz Ad Agnane ministra a atividade “Timbuctu, perspectiva histórica de uma cidade saariana. Diversidade e trânsitos de pessoas, saberes e de bens”; “Artes visuais: processos criativos na África contemporânea e suas conexões com o Brasil” será apresentada por Eduardo Veras; e Ana Lúcia Tettamanzy trabalha “Poéticas Integradas: olhares plurais sobre as literaturas africanas.” Grupo de pesquisa ”Letras e Vozes Anticoloniais”. Os minicursos têm inscrições no local e vagas limitadas a 35 pessoas. Outra atividade prevista é a oficina de percussão com Idowu Akinruli, que ocorre na manhã do dia 25.

Às tardes ocorrem conferências. No dia 23, sob o tema “Ensino superior: experiências do PALOP”, Filimone Manuel Meigos aborda “A Universidade e o Ensino Artístico em África: Nós e os Outros” e José Carlos dos Anjos fala sobre a “Implementação da Universidade em Cabo Verde”. No segundo dia, 25, também às 14h, José Rivair Macedo faz a mediação das discussões sobre Educação e Cultura tradicional, em que Acácio de Almeida aborda “Cultura e educação tradicional no universo Akan Baoulé da Costa do Marfim” e Denise Dias Barros fala sobre “Narrar é tecer a existência e o real. Contos e o saber Dogon tematizando loucura e sociedade”.

No último dia serão debatidas as “Interações socioculturais”, com mediação de Laetitia Sena. Nessa sessão, José Rivair Macedo fala sobre “A Rainha de Sabá e os mitos cristãos da Etiópia” e Mohammed Nadir trata de “O Ensino religioso em Marrocos e a colaboração afro-marroquina: entre a segurança espiritual e a ameaça extremista”.

Às noites dos dias 23 e 24 ocorrem apresentações de trabalhos acadêmicos sobre o continente africano. No encerramento, dia 25, à noite, será feito o lançamento da Revista da Semana da África, acompanhado de apresentação musical do artista beninense Kadi.

Detalhes da programação no site do evento. Todas as atividades ocorrem no Salão de Atos. Mais informações 51-3308-2919 neab@ufrgs.br.

Share this:

Tags:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)