Notícia 23 junho, 2016

Projeto “Escolas da Paz” lança livro

Realizado em nível de aperfeiçoamento pela UFRGS com financiamento do MEC, na esfera da Extensão, o Projeto Escolas da Paz acaba de lançar seu livro impresso: “Escolas da Paz: Reflexões e Práticas de Professores da Educação Básica”. A publicação tem a maior parte de sua tiragem destinada a escolas públicas, coletivos e projetos, além de universidades. “É um trabalho do qual temos muito orgulho, tanto pela temática importante e, também, pela ação em direção à formação de professores e multiplicação desses saberes e práticas na Educação Básica”, afirma a professora Luciane Cuervo, coordenadora da iniciativa.

Em 2015, o Projeto lançou um e-book, disponibilizado integral e gratuitamente no site do projeto e também um documentário curta-metragem Escolas da Paz, disponível no Youtube. Artigos oriundos do trabalho foram publicados em eventos da área de educação e no Brasil e em Portugal e podem ser conferidos aqui.

A ideia embrionária para o Projeto surgiu há alguns anos, por iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares sobre Espiritualidade (NIETE/UFRGS), em articulação com o Movimento pela Paz Sepé Tiarajú RS, e foi desenvolvida como curso livre no âmbito da Extensão da UFRGS, com equipe voluntária. O projeto Educação Integral: Escolas da Paz foi tomando forma em 2014, sendo viabilizado por edital do Centro de Formação de Professores (FORPROF) da UFRGS, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal através da Rede Nacional de Formação de Professores (RENAFOR). O curso foi destinado a professores da rede pública e particular do Rio Grande do Sul, com carga horária total de 330 horas e abriu 120 vagas, tendo suas aulas iniciadas em agosto de 2014, nas modalidades presencial e a distância.

Mais informações sobre o Projeto podem ser conferidas no site: https://www.ufrgs.br/edupaz

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)