Universidade realizou rodada de negócios, apresentou seu sistema de inovação e teve pesquisadores participando de debates no evento que reuniu mais de 23 mil pessoas entre os dias 9 e 11 de abril, em Porto Alegre
*Artigo e fotos de UFRGS Notícias publicado em ufrgs.br/noticias
Mais de 23 mil pessoas participaram do South Summit Brazil 2025 entre os dias 9 a 11 de abril, no Cais do Porto, em Porto Alegre. Maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, o South Summit deste ano reuniu representantes de 62 países, mais de 900 investidores, centenas de empresas e palestrantes. A UFRGS esteve presente em várias atividades, com destaque para a promoção da Rodada de Negócios entre Startups e Corporates, que ocorreu na quinta-feira, 10, na Usina do Gasômetro. Foram 44 corporates inscritas e 68 startups. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) e pelo Zenit – Parque Científico de Tecnológico da UFRGS, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Ventuir, o evento teve ainda as presenças das equipes do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI/UFRGS), da Rede RS Startups e do time do South Summit Brazil. As rodadas promoveram diferentes possibilidades de conexão e oportunidades de negócios, mentorias e networking.
Também foi destaque a participação da UFRGS no primeiro dia de evento no estande da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-RS) que destacou os ambientes de inovação das regiões do INOVA-RS.

Equipe da UFRGS no estande da SICT-RS
Formação de talentos
A educação e a formação de talentos para o mercado de tecnologia foi o tema abordado em um dos painéis que contou com a participação da UFRGS. Na quinta-feira, dia 10, no Corner Stage, a reitora Marcia Barbosa foi a mediadora do painel Education and Talent Development for the Technology Market, que contou com representes das três universidades parceiras na Aliança para a Inovação: UFRGS, PUCRS e Unisinos. Pela UFRGS, a pró-reitora de graduação Nadyz Pesce da Silveira falou sobre a tradição de colaboração nas áreas de informática e tecnologia para a formação de profissionais e pesquisadores. Nadya destacou também que atualmente a área da inteligência artificial assume grande importância na Universidade.
O diretor do Zenit, Marcelo Favaro, participou, na quarta-feira, 9, do painel The Role of Science and Technology Parks in Territorial Development, também no Corner Stage.
Startup finalista
A participação da UFRGS no South Summit teve ainda a presença da empresa TideSat, como como uma das 50 finalistas da competição de startups. Incubada no CEI/UFRGS, a TideSat, que teve atuação relevante durante a enchente de maio de 2024 no RS, oferece uma solução inovadora de medição do nível de corpos hídricos, tais como mares, rios e represas.
A quinta edição South Summit Brazil está confirmada para 25, 26 e 27 de março de 2026 em Porto Alegre.
*Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-promove-conexoes-no-south-summit-brazil