UFRGS e UFCSPA licenciam tecnologia para aplicação nos setores farmacêutico e agrícola

Parceria articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS viabiliza a exploração comercial de processo inovador que transforma exoesqueletos em quitina e carbonato de cálcio, atendendo aos setores farmacêutico e agrícola.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA formalizaram, no final de março, o licenciamento da patente BR 10 2017 022619-0 para a empresa Befer Agroindustrial e Comercial LTDA. A tecnologia consiste em um processo sustentável para a extração de quitina e carbonato de cálcio a partir de exoesqueletos (carapaças) de crustáceos.

Diferente de métodos convencionais, a técnica licenciada emprega inovações que representam uma redução significativa no consumo de energia e no impacto ambiental do processo industrial.

Inovação com impacto circular

A tecnologia é fruto da tese de pós-doutorado da pesquisadora Tania Maria Hubert Ribeiro, sob orientação do professor Carlos Pérez Bergmann da UFRGS com a participação de Edmundo Fernando Amaral da Silva, aluno de Biotecnologia da UFCSPA.

A Befer Agroindustrial, empresa incubada no Centro de Biotecnologia – IECBiot da UFRGS, planeja utilizar a tecnologia e o know-how para produzir bioinsumos voltados à agricultura, indústria farmacêutica e tratamento de água.

“A manifestação de interesse da Befer reflete a maturidade da pesquisa acadêmica em oferecer soluções para a economia circular, reutilizando resíduos para gerar insumos de alto valor agregado”, destaca o contrato assinado pelas instituições.

Aplicações da tecnologia

Divulgação na Vitrine Tecnológica da UFRGS

De acordo com o portal Vitrine Tecnológica da UFRGS, o potencial de aplicação desta inovação é vasto. A quitina obtida no processo pode ser empregada na indústria de higiene como substituta de microesferas em esfoliantes faciais, cremes dentais e géis de banho. Além disso, possui alta capacidade de tratamento de águas, sendo eficaz na adsorção de sulfatos e molibdatos em efluentes industriais. A substância é ainda precursora da quitosana, cujos usos variam desde o fortalecimento de cultivos na agricultura até aplicações avançadas na indústria farmacêutica.

Fortalecimento do ecossistema de inovação

Este novo licenciamento reforça o portfólio de transferência de tecnologias da UFRGS, somando-se a outros sucessos recentes em áreas como saúde e software divulgados pela SEDETEC no portal TechTransfer.

O papel estratégico da SEDETEC 

A formalização deste contrato destaca o relevante papel da SEDETEC como Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da UFRGS. Atuando na proteção do conhecimento gerado na Universidade, a Secretaria — por meio de seu setor de Propriedade Intelectual — garante a segurança jurídica necessária para que as invenções acadêmicas sejam devidamente patenteadas. Além disso, a SEDETEC cumpre a missão fundamental de fazer a ponte entre a Universidade e o setor produtivo, utilizando seu setor de prospecção e transferência de tecnologias para identificar oportunidades de mercado e viabilizar que a excelência científica alcance a sociedade na forma de novos produtos e processos industriais.

Saiba mais:

By |2026-04-15T15:11:25-03:00abril 15th, 2026|Notícias|