Definição do conceito
Cerimônia é um ritual não punitivo através do qual uma Aia concebe um filho para uma Esposa de Comandante infértil. A Cerimônia ocorre uma vez por mês, no dia em que a Aia está mais fértil. O ritual ocorre em dois momentos: um na sala de estar da casa e outro, subsequente, no quarto da esposa. Na sala de estar, na presença dos moradores da casa, o Comandante dos Fiéis — ou outro homem qualificado para ter uma Aia — faz a leitura de trechos selecionados da Bíblia e solicita uma reza silenciosa e individual. A seguir, a Esposa de Comandante, no seu próprio quarto, se estende sobre a cama e fica com as pernas abertas. A Aia se deita entre as pernas da Esposa e coloca a cabeça sobre o estômago desta, estando completamente vestida, exceto pelos calções de algodão. Após, Esposa e Aia seguram as mãos uma da outra, simbolizando que, naquele momento, são a mesma carne, um mesmo ser. O Comandante entra, realiza o ato sexual e se retira. A Aia deve descansar por dez minutos com os pés apoiados em um travesseiro, para melhorar as chances de fecundação. A Cerimônia possui um fim prático, que é a concepção de uma criança, e é desprovida de caráter erótico ou sentimental. O ritual é baseado na passagem bíblica em que Raquel, desesperada por não conseguir engravidar e com inveja de sua irmã Lea — também casada com Jacó e mãe de uma numerosa prole —, pede que o esposo se deite com sua serva Bila, para que possa receber filhos através dela (BÍBLIA Gn 30, 1-3). Na República de Gilead tal prática torna-se importante para reverter os índices de natalidade baixos e decrescentes do período pré-Gilead, com origem incerta, mas que pode ser creditada, ao menos em parte, a fatores como: permissão de uso de métodos contraceptivos e de interrupção de gravidez, ocorrência de deformidades genéticas e bebês natimortos como consequência de desastres ambientais, elevada mortalidade de jovens em idade reprodutiva por doenças, entre outros.
Referência completa da Definição:
ATWOOD, Margaret. O conto da aia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
BÍBLIA, A. T. Gênesis. Português. In: Bíblia Sagrada Online: nova versão internacional. [Matosinhos, c2009]. Cap. 30, vers.1-3. Disponível em: https://www.bibliaon.com/genesis_30/. Acesso: em 11 set. 2022.
Garantia literária
“Cora entra primeiro, depois Rita, esfregando as mãos no avental. Elas também foram convocadas pelo sino, ressentem-se disso, têm outras coisas a fazer, lavar os pratos, por exemplo. Mas precisam estar aqui, todos eles precisam estar aqui, a Cerimônia o exige. Todos nós somos obrigados a presenciar isso, de uma maneira ou de outra.” (ATWOOD, 2017, p. 99).
“Serena começou a chorar. Posso ouvi-la, atrás de minhas costas. Não é a primeira vez. Ela sempre faz isso, na noite da Cerimônia. Está tentando não fazer nenhum barulho. [...]” (ATWOOD, 2017, p. 111).
Nota de citação
ATWOOD, Margaret. O conto da aia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.