Chamada para trabalhos para o 15º Congresso Nacional da ANAMT

TEMAS LIVRES E POSTERS – REGULAMENTO

De todos os trabalhos encaminhados serão selecionados até 150 (cento e cinquenta) trabalhos científicos para apresentação oral durante o evento em sessões específicas. Dentre estes trabalhos serão escolhidos até 30 (trinta) que serão apresentados durante as Mesas Redondas Especiais promovidas pelas Comissões Técnicas da ANAMT. Independentemente das apresentações orais, todos os autores de trabalho aprovados pela Comissão Científica estão convidados a divulgarem seus trabalhos sob a forma de pôster. Estes ficarão expostos durante todo evento, sendo marcado horário para que o expositor permaneça junto ao pôster conforme será explicado abaixo.

Regras Gerais:
1 – Os textos com os temas livres ou pôsteres deverão ser enviados à Comissão Científica do Congresso através do endereço eletrônico conforme normas abaixo estabelecidas:
http://eventos.wincentraldeeventos.com.br/anamt2013/

2 – O prazo para o envio dos resumos dos trabalhos será 16/12/2012. Os resumos dos trabalhos serão analisados pela Comissão Científica que definirá pela aceitação ou não da apresentação oral do tema livre, ou exclusivamente exposição sob a forma de pôster, conforme o caso. O autor do tema livre ou pôster será informado até o dia 28/02/2013 da aceitação ou não. A íntegra do trabalho deverá ser anexado em seu link de inscrição junto ao resumo expandido, para que possamos preparar os anais do Congresso.

2.1 – Os 150 trabalhos a serem selecionados serão apresentados nas Seções de Temas Livres nas salas do Centro de Convenções das 14:40 às 18:30 horas. Os trabalhos selecionados serão distribuídos nas salas de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Científica.

3 – Os trabalhos escolhidos para apresentação oral nas Mesas Redondas Especiais promovidas pelas Comissões Técnicas serão confirmados ate o dia 30 de março de 2013. Serão escolhidos pelo menos um e no máximo dois trabalhos por Mesa Redonda Especial.

3.1 – Os temas dos trabalhos selecionados deverão ser relacionados pelos autores, com os temas previstos nas Sessões especiais relacionadas neste regulamento.
3.1.1 – Número de autores: cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, já incluindo o autor responsável pela submissão. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho.

3.1.2 – Todo trabalho científico que envolva seres humanos, conforme a resolução 196/96 do CNS (Conselho Nacional de Saúde) precisa ser apresentado a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sendo o parecer recebido anexado na ficha de submissão de resumo. Trabalhos que envolvam experimentos com o uso e manipulação de animais serão aceitos apenas se apresentarem parecer favorável da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), sendo o parecer anexado também na ficha de submissão de resumo. Para os trabalhos que não passaram por um CEP, os autores deverão anexar uma declaração justificando o não envio ao Comité e citando os riscos e os benefícios da pesquisa, como foram abordadas as questões de sigilo, confidencialidade,a liberdade que os sujeitos de pesquisa tiveram em participar da pesquisa, se houve ressarcimento, conflito de interesse, enfim, como os pesquisadores protegeram, em seus aspectos éticos, o sujeito de pesquisa (trabalhador, colaborador). Obs: Segundo a Resolução 196/96, os trabalhos podem ser enviados para qualquer CEP, cadastrado na CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Geralmente há CEPs em universidades, centros universitários, grandes hospitais, além de órgãos públicos.

3.1.3 – Confirmação de Submissão: o autor responsável pelo envio do trabalho deverá observar se o mesmo ficou com o status de “Aguardando Revisão” ao final do processo de envio. Caso não esse esteja com esse status, o trabalho não foi enviado (submetido) corretamente e o autor responsável deverá checar as etapas de envio e concluir a submissão. Solicita-se que não seja feita uma nova submissão do mesmo trabalho a fim de se evitar trabalhos duplicados. Não serão aceitos trabalhos duplicados, ou seja, caso a comissão identifique trabalhos submetidos mais de uma vez, todos serão automaticamente desclassificados.
3.1.4 – Todos os autores dos trabalhos (resumos) aceitos para ENVIAREM O TRABALHO NA ÍNTEGRA devem enviar documento (Anexo B) em que cedem e autorizam a utilização dos direitos autorais para publicação dos resumos na mídia (Anais), sem nenhum ônus e obrigação, por tempo indeterminado.

RELAÇÃO DE ÁREAS TEMÁTICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES

ÁREA TEMÁTICA TEMAS LIVRES
  • Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes
  • Segurança do Trabalho: conceitos, técnicas, metodologias, tendências e perspectivas.
  • Acidentes e traumas relacionados ao trabalho: aspectos clínicos e epidemiológicos; manejo; reabilitação. Ações de promoção da saúde e prevenção da doença.
  • Doenças Crônicas, infecciosas e Degenerativas
  • Doenças cardiovasculares relacionadas ao trabalho: aspectos clínicos e epidemiológicos; manejo; reabilitação. Ações de promoção da saúde e prevenção da doença.
  • O problema das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no trabalho: aspectos clínicos e epidemiológicos; manejo; reabilitação. Ações de promoção da saúde e prevenção da doença
  • Distúrbios metabólicos
  • Saúde do Viajante
  • Imunização
  • Doenças infecciosas relacionadas ao trabalho: aspectos clínicos e epidemiológicos; manejo; reabilitação. Ações de promoção da saúde e prevenção da doença
  • Ensino, Educação Capacitação e Treinamento
  • A Educação Continuada em Medicina do Trabalho: experiências práticas que “deram certo”, tendências, perspectivas;
  • A formação dos profissionais de Saúde do Trabalhador, com ênfase nos médicos (graduação) e nos médicos do trabalho (especialização, residência e pós-graduação estrito senso).
  • Epidemiologia e Gestão da Informação
  • A Epidemiologia como ferramenta da Medicina do Trabalho: usos administrativos e de gestão, usos clínicos e na indicação e interpretação de exames complementares, usos em pesquisa de “causas” de problemas de saúde;
  • A Vigilância em Saúde do Trabalhador e Medicina do Trabalho: evolução dos conceitos, ferramentas, organização, experiências que “deram certo”, resultados e perspectivas.
  • Serviços de Saúde no Trabalho e Gestão em SST
  • Organização dos Serviços Especializados em Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho (SESMT);
  • Sistemas de Gestão de interesse da Segurança e Saúde no Trabalho (OIT, OHSAS, NBR, SA 8000, ISO 26000 e nova NR).
  • Bases legais e normativas do exercício da Medicina do Trabalho em outros países: tendências e perspectivas;
  • Bases legais e normativas do exercício da Medicina do Trabalho no Brasil: evolução, tendências e perspectivas;
  • Causas e consequências do “Absenteísmo” no Trabalho; – Causas e consequências do “Presenteísmo” no Trabalho.
  • Higiene Ocupacional
  • Higiene Ocupacional: conceitos, técnicas, metodologias, tendências e perspectivas.
  • Doenças Relacionadas ao Trabalho
  • Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho: aspectos clínicos e epidemiológicos; manejo; reabilitação. Ações de promoção da saúde e prevenção da doença;
  • Transtornos Mentais Relacionados ao  Trabalho
  • Doenças de pele Relacionadas ao Trabalho
  • Alergologia
  • Neurotoxidade
  • Doenças Respiratórias Relacionadas ao Trabalho
  • Politicas Publicas em Saúde do Trabalhador
  • Papéis das instituições públicas: Ministério Público, Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social, Fundacentro, CESTEH/FIOCRUZ e outras.
  • Políticas Públicas de Saúde e Segurança do Trabalhador;
  • Políticas Públicas de Saúde Ambiental e suas interfaces com a Saúde do Trabalhador
  • Politicas de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador
  • Economia da Saúde, na perspectiva da Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador;
  • Setor Informal e Pequenas empresas
  • Pericias em Medicina do Trabalho
 
  • Gestão da SST em Serviços de Saúde
  • Gestão da Saúde de Trabalhadores de Hospitais, clinicas, laboratórios, e outros.
  • NR32 e sua aplicação
  • PCMSO do setor de saúde
  • Promoção da Saúde no Trabalho
  • Odontologia do Trabalho: conceitos, técnicas, metodologias, tendências e perspectivas;
  • Gestão da SST em Setores Produtivos
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Mineração.
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Siderurgia;
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Trabalho off-shore;
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Cadeia da Indústria Automotiva;
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Indústria de transformação;
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores do Setor Sucroalcooleiro
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Indústria Química
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Indústria da Construção
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores da Indústria de Processamento da Carne
  • Gestão da SST em Setores de Serviços
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores do Setor da Educação;
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores do Setor de Transportes Terrestres, Navais e Aéreos.
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores do Setor Financeiro e Bancário;
  • Gestão da Saúde dos Trabalhadores do Setor Serviço Público
  • Ergonomia e Organização do Trabalho
  • Trabalho em turnos
  • Fatores Psicossociais
  • Analise ergonômica
  • Envelhecimento e Trabalho
  • Álcool e outras drogas
 
  • Toxicologia Ocupacional
  • Metais, solventes e outras substâncias químicas
  • Exposição a Fatores  e Condições de Riscos
  • Radiação, ruído, vibração
  • Gestão da SST em Setores Rural e Agronegócio
 
  • Inclusão Social
 
  • Genero e Trabalho
 
  • Reabilitação e reinserção no trabalho
 

4 – Os trabalhos serão avaliados por referees de notório saber a convite da Comissão Científica.
5 – Os prazos descritos no regulamento e resumidos no quadro abaixo deverão ser rigorosamente cumpridos.

Ações Prazos
Envio do resumo do trabalho à ANAMT 16 de dezembro de 2012
Comunicação da aceitação do trabalho 28 de fevereiro de 2013
Confirmação da Inscrição no Congresso do apresentador 28 de março de 2013
Confirmação dos trabalhos escolhidos para mesas das Comissões Técnicas 30 de março de 2013
Apresentação oral de trabalho 13 a 16 de maio de 2013
Apresentação de pôster 13 a 16 de maio de 2013

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS

1 – Os requisitos de formatação para os resumos a serem entregues no dia 16 de dezembro de 2012 são:

  • Título: deve estar em letras maiúsculas – tipo de letra Arial, tamanho 12, em negrito. Deve-se utilizar o alinhamento central do parágrafo;
  • Nome do(s) autor(es): SOBRENOME (em letras maiúsculas), seguido do nome em letras minúsculas, sem abreviação, seguindo o alinhamento central;
  • Qualificativos do(s) autor(es): formação de graduação, titulação, instituição em que atua, cargo e e-mail. Os dados qualificativos deverão ser mencionados como nota de rodapé e indicados por asterisco referente a cada autor, separados por ponto-final;
  • Corpo do Resumo: deve ser apresentado em parágrafo único, conter até 500 palavras utilizando tipo Arial, tamanho 11, com alinhamento justificado e espaço simples. O resumo deve conter breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do estudo, principais resultados e as conclusões. Os itens introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão devem estar presentes no corpo do resumo e em negrito. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas;
  • Palavras-chave: devem ser indicadas três. Cada palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula e separada por ponto-final.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

1 – Os trabalhos deverão ser preparados no seguinte formato:
1.1 – Editor de texto: Word Windows 97 ou posterior;
Extensão do Arquivo: os arquivos devem ser editados e gravados no formato *.doc ou *.docx.
1.2 – Tamanho de papel: A4 (29,7×21 cm);
1.3 – Margem Superior: 2 cm; Inferior: 2 , 1cm, esquerda 2,5 cm; direita: 2cm
1.4 – Fonte: 12
1.5 – Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas); duplo entre parágrafos
1.6 – Número de páginas: No máximo 15 (quinzes) páginas, incluindo resumo, texto descritivo, ilustrações, bibliografia e notas de final de texto. Não serão aceitos notas de rodapé. Todas as notas deverão estar incluídas como notas de final de texto.
1.6.1 – Os resumos no texto integral deverão ser apresentados em português e em inglês, e devem seguir as orientações descritas no item NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS (acima).
1.7 – As ilustrações, tabelas, quadros, gráficos deverão ser produzidos em Excell ou Power Point, vinculados ao Word.

2 – Como já referido anteriormente, o envio do trabalho será através do endereço eletrônico disponível no site: http://eventos.wincentraldeeventos.com.br/anamt2013/

O autor deverá certificar-se da chegada do trabalho na ANAMT através do status de “Aguardando Revisão” no sistema de envio de trabalhos do Congresso.

3 – A Comissão científica adotará os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos:
3.1 – Clareza na apresentação geral, redação do texto, gráficos, tabelas, quadros – até 1,5 ponto;
3.2 – Estrutura e organização do tema, subdivisão de tópicos que contribuam para a clareza, precisão e desenvolvimento da exposição – até 1,5 ponto;
3.3 – Relevância do tema e o seu grau de importância para o desenvolvimento da saúde no trabalho – até 2,5 pontos;
3.4 – Qualidade Técnica e científica, incluindo referências científicas e citações corretas das mesmas no corpo do trabalho – até 2,5 pontos;
3.5 – Originalidade, grau de ineditismo – até 2 pontos.

4 – Serão aceitos para apresentação oral os 150 (cento e cinqüenta) trabalhos com melhor avaliação, desde que tenham atingido no mínimo 7,0 pontos.
4.1 – Será aceito para apresentação exclusivamente como pôster o trabalho que atingir no mínimo 6 pontos. Quando o autor expressar seu desejo de apresentar somente como pôster, esta será a opção definida, sempre obedecida a pontuação mínima.
4.2 – Os autores dos trabalhos aceitos para apresentações orais estão convidados a apresentarem seus trabalhos também sob a forma de Pôster.

5 – Os trabalhos após serem encaminhados à Comissão Científica serão enviados aos avaliadores (referees) sem a identificação dos autores;
6 – Os autores dos Temas Livres selecionados para apresentação oral terão 10 (quinze) minutos para apresentação e 5 (cinco) minutos para debates com a platéia.
7 – Para que conste no Programa Científico do Seminário o autor principal ou o apresentador do Tema ou Pôster deverá estar inscrito no Congresso até 28 de marco de 2013.