O CIESS é uma rede interdisciplinar com ações voltadas para a Educação Social, a Socioeducação e a educação em Direitos Humanos!

Mas você já se perguntou o que é interdisciplinaridade e como ela funciona na prática?

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a interdisciplinaridade é algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

Em outras palavras, interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que consiste na busca sistemática de integração de mais de um ponto de vista sobre determinado assunto ou ciência.

No CIESS isso se dá na integração de projetos de ensino, extensão e pesquisa e com a participação de estudantes, técnicos e professores de  diferentes áreas como pedagogia, psicologia, direito, serviço social, história, filosofia, artes visuais e design.

Mas a interdisciplinaridade não se trata apenas de um conceito, mas sim e principalmente, de uma experiência prática. Por esse motivo, perguntamos para algumas pessoas, de diferentes projetos “o que é Interdisciplinaridade e como você a enxerga na prática do CIESS?

Confira abaixo algumas das respostas:

“Interdisciplinaridade pra mim é o exercício de tentar compreender e apreender uma situação, fenômeno, problemática, história, a partir de diferentes perspectivas e áreas do saber, reconhecendo a complexidade daquilo que é.

No CIESS, a vocação de uma ação interdisciplinar está explicitada na composição das equipes dos projetos/programas e no trabalho com os adolescentes e suas famílias, que toma a execução da medida como uma estratégia de atenção integral.”

Magda Martins – Diretora do CIESS e coordenadora do PPSC

“Quando penso em interdisciplinaridade, me vem à mente a palavra “empatia”. Uma atitude muito importante na interação interpessoal. Interdisciplinaridade implica em colocar-se no lugar do “outro”. Saber escutar, trocando constantemente de perspectiva, ter abertura para compreender o que realmente importa, saber priorizar.

MInha experiência no CIESS ainda é pequena, mas tenho percebido que o grupo, a equipe, se caracteriza pela abertura, do “saber escutar”, atitude que é premissa para desenvolver um trabalho interdisciplinar. Na escuta do outro, nos deparamos com diferenças, outras abordagens, outras perspectivas. Essa alteridade nos estimula a refletir sobre nossas escolhas e ações. Integrar a equipe do CIESS é uma oportunidade de crescer e aprender.

Aprender a ser mais solidária, mais humilde, mais social. Aprender a ser humana.”

Maria do Carmo Curtis – Coordenadora do Fio da Meada

“Interdisciplinaridade é um processo relacional entre diferentes áreas do conhecimento. Significa que uma área do saber não tem condições de compreender o todo das diferentes realidades, a partir de si mesma. Supõe a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento.

No CIESS percebo que a interdisciplinaridade ocorre através da relação das diferentes áreas que participam dos projetos tais como: a Pedagogia, a Psicologia, o Direito, o Serviço Social, o Design, as Políticas Públicas, etc. É difícil compreender a realidade dos adolescentes e jovens, da socioeducação, dos Direitos Humanos e da educação social com os referenciais de apenas uma das áreas. Por isso, o conjunto delas contribui para que se tenha uma visão mais ampla, assim como possibilite o desenvolvimento de práticas mais integrais.”

Maurício Perondi – Coordenador do Ateliê de Jogos Pedagógicos e Observatório da Socioeducação

E para você, o que é interdisciplinaridade?

INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.