Membros CPPD

Relação dos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD/UFRGS

Gestão 2018 a 2020

 

A CPPD conta em sua composição com 15 membros titulares e seus suplentes, sendo:

  • 12 Professores do Ensino do Magistério Superior, com suplentes;
  • 02  Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com suplentes;
  • 01 Representante Discente, com suplente.

 

 

Presidente: Profa. Luciani Paz Comerlatto

Unidade: Campus Litoral Norte    –  Departamento: Interdisciplinar

Ramal:  ——   e-mail:

CV: Luciani Paz Comerlatto é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em História; Especialista em Psicopedagogia; Mestre e Doutora em Educação. Tem experiência docente desde 1988 na educação básica, e desde 2001 no ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação. Apresenta como principais áreas de atuação, disciplinas e pesquisas voltadas as Políticas e Gestão de processos educacionais; Educação do Campo, Formação de professores. É integrante do grupo de pesquisa: ?Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE)? do PPGEDU/ UFRGS. Suas pesquisas mais recentes tratam das implicações da relação público privada para a democratização da educação e também sobre o potencial crítico emancipador da educação popular do campo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7255746597089635

 

Vice-Presidente: Profa. Fernanda Bulegon Gassen

Unidade: Colégio de Aplicação  –  Departamento:

Ramal:       –  e-mail:

CV: Mestranda em Artes Visuis pela UFRGS, possuindoi Especialização em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria, graduação em Desenho e Plástica Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e graduação em Desenho e Plástica Licenciatura (habilitação para Educação Artística) pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atuou como professora de nível 2 – educação artística da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul (20 horas de 2007-2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho, fotografia, criação textual, arte educação e arte contemporânea.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9077242609731182

 

 

Representantes Docentes:

Prof. Antônio Marcos Teixeira Dalmolin – Titular

Unidade: Faculdade de Educação   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Mestrado em Educação pela mesma universidade (2014). É doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Técnico de Laboratório de Física na Universidade Federal do Pampa. Atualmente é professor do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento CTS, Paulo Freire, Abordagem Temática, Educação do Campo e Políticas de Educação Superior com ênfase na extensão universitária.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0380536740656403

 

Profa. Rosana Aparecida Fernandes – Suplente

Unidade: Faculdade de Educação   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora Adjunto A de Filosofia da Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2001), Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2010), com período de sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Pensamento e Filosofia. Forças políticas do ensinar e do aprender (UERJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI /UFSJ). Rosana Aparecida Fernandes é líder do Grupo Cabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias (AEFI/UFRGS). Pesquisa, especialmente, as seguintes temáticas: Ensino de Filosofia, Filosofia para/com Crianças, Filosofia da Educação, Currículo, Filosofias da Diferença, Cinema, Infância.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8062001367510474

 

Prof. Benito Bisso Schmidt – Titular

Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: É licenciado (1990) e bacharel (1992) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, mestre em História pela mesma instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002), com estágio no Centre d’Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne) (2001). Foi professor do Departamento de Biblioteconomia e História da Fundação Universidade do Rio Grande – FURG (1992-1993). Atualmente, é Professor do Departamento (desde 1994) e do Programa de Pós-Graduação (desde 2003) em História da UFRGS. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHIST (desde 2014). Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón Bolívar do Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine – IHEAL (Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014; professor convidado junto ao Department of Romance and Latin-American Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém, em maio de 2014, e ao Mestrado em Ciências Humanas da Universidad de la República (Uruguai), em maio de 2016; e Distinguished Fulbright Visiting Scholar na Emory University (EUA), de agosto a dezembro de 2017. Foi secretário (2002-2004) e presidente (2006-2008) da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História – ANPUH-RS. Integrou a diretoria da ANPUH nacional como segundo tesoureiro (gestão 2009-2011) e como presidente (gestão 2011-2013). Foi também vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral – ABHO e editor da revista História Oral (2010-2012). Dirigiu o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região entre 2008 e 2011. Integra o Grupo de Pesquisa “Teoria e Metodologia da História” e o Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), ambos vinculados ao CNPq. Ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História e pesquisa sobre temas como: gênero biográfico, história social da memória, história do trabalho, história das relações de gênero e ditaduras na América Latina. De fevereiro a dezembro de 2018, realizou estágio Sênior na Brown University (EUA), com bolsa CAPES.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3067875155143249

 

Profa. Natalia Pietra Méndez – Suplente

Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Licenciada(2002) em História pela mesma instituição. É Professora do Departamento de História da UFRGS, do Mestrado Profissional em Ensino de História, PROFHISTÓRIA (Núcleo UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em História(UFRGS). Foi Professora da Universidade de Caxias do Sul entre 2006 e 2012.Coordenou o PROFHSTÓRIA/UFRGS no biênio 2014-2016. Atuou no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID UFRGS), Subprojeto História, entre 2014 e 2017. Investiga e leciona temas vinculados a: história das mulheres, estudos de gênero, história do feminismo, ensino de história, teoria e metodologia da história.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7580869559349158

 

Prof. César Bastos de Mattos Vieira – Titular

Unidade: Faculdade de Arquitetura   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Arquiteto, Designer Gráfico e Fotógrafo. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), especialista em Marketing no PPGA – Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestre em Comunicação e Informação pela PPGCOM – Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutor em Arquitetura no PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) . Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura e professor convidado do PROPUR – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Fotografia; Design Gráfico.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6677954229372128

 

Prof. Felipe José Comunello – Suplente

Unidade: Campus Litoral Norte   –  Departamento: Interdisciplinar

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Doutor em Antropologia Social (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi estagiário de doutorado no âmbito do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior da CAPES durante o ano de 2012 na École Normale Superieure, em Paris, França. Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (2010) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado CAPES/FAPERGS (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2016. Pesquisa os seguintes temas: identidades regionais, turismo, mercados, consumo, fronteiras, movimentos sociais e agroecologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4621177658252435

 

Profa. Dalva Carmem Tonato – Titular

Unidade: Faculdade de Direito   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora adjunta de Direito Romano, História do Direito e Instituições de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Sistema Jurídico Romanístico pela Università degli Studi di Roma ‘Tor Vergata’. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1210700175477387

 

Prof. Renato Levien – Suplente

Unidade: Faculdade de Agronomia   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Consultor Científico da Revista Engenharia Agrícola; da Revista Ciência Rural, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Revista Ciência e Agrotecnologia e Revista Pesquisa Agropecuária Tropical. Consultoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Ciência do Solo e Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: semeadura direta, manejo do solo, métodos de preparo do solo, física do solo, agricultura de precisão, relação solo-máquina e compactação do solo. É Diretor Substituto da Estação Experimental Agronômica da UFRGS.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0276024314658215

 

Prof. Darci Barnech Campani – Titular

Unidade: Escola de Engenharia   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1978) e em Educação Física pela UFRGS (2008). Atualmente é Vice Presidente de Planejamento e Finanças da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), tendo sido Diretor de Resíduos Sólidos e representante do Brasil nesta diretoria por mais de 10 anos, Membro do Conselho Diretor da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Professor Associado I do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS, na área de Gestão Ambiental e Máquinas Agrícolas, atualmente é o Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS. Tem aperfeiçoamento em Projetos de Máquinas Agrícolas, pela UNICAMP, especialização em Planejamento Energético e Ambiental pela UFRGS , mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo IPH/UFRGS e doutor em Engenharia, área de concentração: Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa, pelo curso de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais da UFRGS. Tendo experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Gestão Ambiental.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9210468543907657

 

Profa. Nádia Assein Arús – Suplente

Unidade: Faculdade de Odontologia   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), especialista em Radiologia Oral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestre em Odontologia – Radiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutora em Odontologia – Radiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora adjunta na área de Radiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia Odontológica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6440952277124933

 

Prof. Fabio Bittencourt Meira – Titular

Unidade: Escola de Administração   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador fundador do Núcleo de Estudos en Gestão Alternativa (NEGA/EA/UFRGS), pesquisador do Centro de Estudos de Governo (CEGOV/UFRGS) e do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (NUPEGS PUC-Minas). Graduado em Filosofia (FFLCH/USP), Doutor e Mestre em Administração (EAESP/FGV). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Pesquisa os seguintes temas: formas alternativas de organização e gestão, economia solidária, ética e responsabilidade social das organizações, ideologia gerencial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8190242701584269

 

Profa. Gina Samoa Neves – Suplente

Unidade: Colégio de Aplicação   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora de música – Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5861990141663531

 

Prof. Henry Daniel Lorencena Souza – Titular

Unidade: Colégio de Aplicação   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, literatura psicologia cognitiva ensino de línguas, português do uruguai, contato espanhol/português e línguas em contato. Integra a equipe de pesquisa do programa Trajetórias Criativas, uma proposta metodológica para jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no Ensino Fundamental.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1251538627089256

 

Profa. Rúbia Liz Vogt de Oliveira – Suplente

Unidade: Colégio de Aplicação   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora de Filosofia do Colégio de Aplicação – CAp, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS. Mestre em Filosofia pela UNISINOS (Bolsista Prosup/Capes). Bacharel e Licenciada em Filosofia – UNISINOS. Licenciada em Letras – Português/Alemão (habilitação Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Alemã e Literatura de Língua Alemã) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisa nas áreas de Filosofia e de Educação: controvérsias, racionalidade soft, ensino de filosofia e educação de jovens e adultos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9913648760574805

 

Prof. Lauro José Gregianin

Unidade: Faculdade de Medicina   –  Departamento:

Ramal: —–   e-mail:

CV: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1987), mestrado em Ciências Medicas: Pediatria, UFRGS (1994) e doutorado em Ciências Medicas: Pediatria, UFRGS (2002). Atualmente é Professor Adjunto 2 da Faculdade de Medicina da UFRGS, ocupando a função de Chefe da Unidade de Internação Onco-Pediátrica do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e atua na preceptoria dos alunos de graduação da Fac Medicina e dos médicos residentes deste Serviço. É membro do Programa Assistencial de Transplante de Células Tronco Hematopoéticas assim como do Colegiado em Oncologia, ambos do HCPA. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, UFRGS, desde Jan/2010, na atividade de ensino e orientação de alunos de Mestrado e Doutorado. Foi Médico contratado do HCPA, Serviço de Oncologia Pediátrica do HCPA (1992 até 2014) e Atuou no Serviço de Oncologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como preceptor dos médicos residentes do Serviço de Oncologia (2002 até 2014). Faz parte da coordenação do “Protocolo Latinoamericano de tratamento do Sarcoma de Ewing”, desde 2003. Tem título de especialista em Oncologia Pediátrica, atuando principalmente na área de tumores ósseos e transplante de medula óssea, Título de Especialista em Hematologia e Hemoterapia e Título de Especialista em Transplante de Medula Óssea. É membro associado do “Pediatric Blood and Marrow Transplantation Consortium” (EUA), membro da Câmara Técnica em Carcerologia do CREMERS e desde Nov 2014 é Membro Associado Internacional do “Childrens Oncology Group” (EUA). Em Dez 2016 é Representante junto à Comissão Permanente do Pessoal Discente, UFRGS.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4649055021444914

 

Profa. Acirete Souza da Rosa Simões – Suplente

Unidade: Instituto de Física   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986). Atualmente é professor Associadoo IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Anderson Model, Kondo lattice, Kondo impurity, real space renormalization e mixed valence.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2450834135791275

 

Prof. Felipe Kirst Adami – Suplente

Unidade: Instituto de Artes   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Felipe Kirst Adami é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Composição e em Piano, Mestrado e Doutorado em Composição Musical pela UFRGS. Tem experiência na área de música, com ênfase em composição musical e piano, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, arranjos, música contemporânea, orquestração, música brasileira, piano e música de câmara.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1065145779207862

 

Profa. Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima – Titular

Unidade: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação    –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail:

CV: Professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016-), curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFRGS (2018-). Professora associada e pesquisadora aposentada (Universidade Federal Fluminense – 1994-2016), atuou na docência dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia (1994-2016) e Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFF (2009-2016). É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialista em Informação Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestre (1994) e doutora (2004) em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT. Tem experiência no ensino e pesquisa e extensão na área de Ciência da Informação, produzindo reflexões sobre: direito à informação, acesso e acessibilidade, censura, memória, avaliação quantitativa da produção científica e usuários de bibliotecas universitárias. Coordenou o grupo de pesquisa “Do Direito à Informação à Informação sobre os direitos” e participa dos grupos Representações, Memória Social e Cidadania e Epistemologia e Filosofia da Informação, ambos da UFRGS. Realizou estágio pós-doutoral no Centro Brasileiro de Pesquisas da Democracia da PUC/RS em 2013 com pesquisa financiada pelo CNPq premiada pelo GT1 do ENANCIB (Florianópolis, SC, 2013)acerca das consequências da LAI sobre a produção brasileira sobre direito à informação no domínio do Direito.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6563330119993372

 

Profa. Sinthia Cristina Batista – Suplente

Unidade: Campus Litoral Norte   –  Departamento: Interdisciplinar

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Campus Litoral Norte / Bacharelado Interdisciplinar – Geografia. Doutora em Geografia pela UFRGS (2014); Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2006); Bacharel (2002) e Licenciada (2004) também pela mesma Universidade. Enfoque de pesquisa na área da Cartografia valorizando o debate da relação entre a geografia e a cartografia fortalecido pela discussão da teoria e do método em Geografia. Trabalha com a cartografia como instrumento de luta social, a partir do debate sobre o sentido, limite e possibilidades da atuação dos movimentos sociais e da resistência à exploração do trabalho e à dominação política, expressos atualmente nas discussões sobre a questão agrária no Brasil.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1559308810679446

 

Profa. Marina Concli Leite – Titular

Unidade: Instituto de Ciências Básicas da Saúde   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9845707095179694

 

Prof. João Henrique Corrêa Kanan – Suplente

Unidade: Instituto de Ciências Básicas da Saúde   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Biochemistry And Applied Molecular Biology – University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Biologia Molecular e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunoparasitologia, aspectos evolutivos do processo inflamatório e imunidade, produção de objetos de aprendizagem em imunologia. Participou da criação do curso de Biomedicina da UFRGS e coordenou a sua Comissão de Graduação entre 2004 e 2008. É cadastrado no Banco de Avaliadores (BASis) do SINAES, sendo avaliador de cursos de graduação de Ciências Biológicas. É membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP pela área de Ciências Biológicas. É coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Graduação do curso de Biomedicina da UFRGS.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9797920029306483

 

Profa. Raquel da Silveira – Titular

Unidade: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: 

Endereço para acessar este CV: 

 

Profa. Simone Valdete dos Santos – Suplente

Unidade: Faculdade de Educação   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora associada 4 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação de jovens e adultos, educação profissional, educação do campo, formação de professores, educação profissional integrada à eja, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016. Desenvolveu estágio de pesquisa em nível de estudos de pós doutorado junto ao Centre Interdisciplinaire de recherche normand en éducation et en formation (CINERF) da Université de Rouen / França de abril a julho de 2018.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0019646535765625

 

Profa. Vera Catarina Castiglia Portella – Titular

Unidade: Escola de Enfermagem   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) ,mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, departamento de enfermagem médico-cirúrgico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenadora da comissão de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comissão de recursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da câmara de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vice-presidente da câmara de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da comissão de recursos doC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, idoso, dor, cuidado de enfermagem e dor crônica. Concluiu doutorado no Programa de Informática em Educação na UFRGS (2012).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9871266897513730

 

Prof. Marcelo Grillo – Suplente

Unidade: Instituto de Ciências Básicas da Saúde   –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretor do Centro de Reprodução e Experimentação Animal – CREAL a partir de 19 de agosto de 2013. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: vanadato, ouabaína, Rhamdia quelen e transporte de aminoácido.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5239929097467433

 

Representantes Discentes:

Sem representação discente indicada.