Membros CPPD

Relação dos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD/UFRGS

Gestão 2020 a 2022

 

A CPPD conta em sua composição com 15 membros titulares e seus suplentes, sendo:

  • 12 Professores do Ensino do Magistério Superior, com suplentes;
  • 02  Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com suplentes;
  • 01 Representante Discente, com suplente.

 

 

Presidente: Prof. Antonio Marcos Teixeira Dalmolin

Unidade: Faculdade de Educação   –  Departamento: Ensino e Currículo

Ramal: —–  e-mail: ——–

CV: Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Mestrado em Educação pela mesma universidade (2014). É Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atuou como Técnico de Laboratório de Física na Universidade Federal do Pampa. Atualmente é professor do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento CTS, Paulo Freire, Abordagem Temática, Educação do Campo e Políticas de Educação Superior com ênfase na extensão universitária.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0380536740656403

 

Vice-Presidente: Prof. João Henrique Correa Kanan 

Unidade: Instituto de Ciências Básicas da Saúde  –  Departamento: Microbiologia, Imunologia e Parasitologia

Ramal: —–      e-mail: ——-

CV: possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Biochemistry And Applied Molecular Biology – University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Biologia Molecular e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunoparasitologia, aspectos evolutivos do processo inflamatório e imunidade, produção de objetos de aprendizagem em imunologia. Participou da criação do curso de Biomedicina da UFRGS e coordenou a sua Comissão de Graduação entre 2004 e 2008. É cadastrado no Banco de Avaliadores (BASis) do SINAES, sendo avaliador de cursos de graduação de Ciências Biológicas. É membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP pela área de Ciências Biológicas. É coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Graduação do curso de Biomedicina da UFRGS.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9797920029306483

 

Representantes Docentes:

Profa. Rosana Aparecida Fernandes – Suplente

Unidade: Faculdade de Educação   –  Departamento: Estudos Básicos

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora Adjunto A de Filosofia da Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Estudos Básicos (DEBAS). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2001), Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2010), com período de sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Pensamento e Filosofia. Forças políticas do ensinar e do aprender (UERJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI /UFSJ). Rosana Aparecida Fernandes é líder do Grupo Cabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias (AEFI/UFRGS). Pesquisa, especialmente, as seguintes temáticas: Ensino de Filosofia, Filosofia para/com Crianças, Filosofia da Educação, Currículo, Filosofias da Diferença, Cinema, Infância.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8062001367510474

 

Prof. Vinicius Martins Flores – Suplente

Unidade: Instituto de Letras  –  Departamento: Línguas Modernas

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Doutor em Letras – Especialidade em Psicolinguística (UFRGS); Mestre em Letras – Especialidade em Linguística Aplicada (UFRGS); Especialista em Aquisição de Linguagem e Alfabetização (FEEVALE). Graduado em Letras Libras – Bacharelado (UFSC) e em Pedagogia – Licenciatura (ULBRA). É membro do LABICO (Laboratório de Bilinguismo e Cognição) da UFRGS e do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) da UERGS. Exerce a coordenação do Grupo de extensão GETTLibras (Grupo de estudos de Tradução e Terminologia) da UFRGS. Atualmente leciona as disciplinas relacionadas à prática de tradução/interpretação no curso de Letras Libras Bacharelado UFRGS. E exerce a coordenação do curso de Letras Licenciatura / Bacharelado da UFRGS. E é o vice-presidente da ABRAPT (Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução). Interesses de pesquisa: Libras; Bilinguismo bimodal; Aprendizagem e proficiência de Libras como segunda língua; Tecnologia assistiva para Educação de Surdos; Tradução de materiais didáticos para surdos; Interpretação comunitária na área da saúde; Formação de professores ouvintes que atuam na Educação de Surdos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7217654228341536

 

Profa. Daniela Borges Pavani – Titular

Unidade: Instituto de Física   –  Departamento: Astronomia

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora Associada do Departamento de Astronomia do Insitituto de Física da UFRGS,  Física  e Doutora em Ciências, pela UFRGS, subárea Astrofísica. Com pós-doutorados realizados no IAG/USP e no no Instituto de Física da UFRGS. É pesquisadora em Astronomia e Astrofísica com artigos publicados. Atualmente tem se dedicado com mais ênfase a pesquisa na áreas de Ensino de Ciências e as Diversidades Culturais, Étnico-Raciais e de Gênero, Formação Focente e a relação entre Universidade e Escola através da Extensão e Divulgação Científica.  É orientadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Física do IF/UFRGS. Coordena os Programas de Extensão do IF/UFRGS "Observatório Educativo Itinerante", "Ciência, Cultura e Arte no Planetário da UFRGS". Fundou e hoje atua como vice-coordenadora dos Programas "Aventureiros do Universo: Universidade+Escola trilhando juntas novos caminhos", "Astronomia Juruá para Comunidades Ingígenas" e"Meninas na Ciência". No caso deste último é a pesquisadora proponente de projetos contemplados em dois editais CNPq que financiaram (2014) e financiam (2019-2020) o programa, bem como do edital Elas nas Exatas (2018). Integra o Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UFRGS. É mãe de coração do Thiago, 11 anos, e da na Ana Luiza, de 4 anos, filha também gestada no ventre.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1878688743763378

 

Profa. Denise Fagundes Jardim – Suplente

Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas   –  Departamento: Antropologia

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora Titular do Departamento de Antropologia da UFRGS. É antropóloga, doutora em Antropologia pelo PPGAS/MN – UFRJ, mestre em antropologia pelo PPGAS/UFRGS. Professora da UFRGS desde 1993, atualmente integra o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRGS e participa da coordenação do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi). É membro eleita para o conselho científico da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e integra o Comitê de Imigrações e Deslocamentos da ABA. Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Complutense de Madri/Espanha (CNPq) e no Centro de Estudos Sociais em Coimbra (Projeto CAPES/FCT). De 2016 a 2020 coordenou a Coordenadoria de Acompanhamento do programa das Ações Afirmativas da UFRGS. Atua em projetos de extensão e pesquisa sobre: Direitos Humanos, cidadania e política, etnicidade e identidade. Dedica-se a pesquisa, extensão e orientação de trabalhos acadêmicos sobre políticas da identidade, fronteiras, a diáspora palestina e a governamentalidade das imigrações contemporâneas. Organizou as coletâneas “Cartografias da Imigração: interculturalidade e Políticas Públicas” (2007), “Os Árabes e suas Américas” (2008), “Políticas da Diversidade:(In)visibilidades, pluralidade e cidadania em uma perspectiva antropológica” (2013) e “Promessas e Incertezas da Ciência: perspectivas antropológicas sobre saúde, cuidado e controle” (2017). Em 2017 publicou o livro “Imigrantes ou Refugiados? Tecnologias de Controle e as Fronteiras” pela Paco Editoral resultado do Projeto CAPES/FCT.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3296337995365996

 

Prof. Fabio Bittencourt Meira – Titular

Unidade: Escola de Administração  –  Departamento: Ciências Administrativas

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador fundador do Núcleo de Estudos en Gestão Alternativa (NEGA/EA/UFRGS), pesquisador do Centro de Estudos de Governo (CEGOV/UFRGS) e do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social (NUPEGS PUC-Minas). Graduado em Filosofia (FFLCH/USP), Doutor e Mestre em Administração (EAESP/FGV). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Pesquisa os seguintes temas: formas alternativas de organização e gestão, economia solidária, ética e responsabilidade social das organizações, ideologia gerencial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8190242701584269

 

Prof. Davide Carbonai – Suplente

Unidade: Escola de Administração  –  Departamento: Ciências Administrativas

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV:Departamento de Ciências administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (professor adjunto). Doutorado em Sociologia econômica e dos novos trabalhos (Università di Teramo, 2005) e M.Sc. em Ciência Política (Università di Firenze, 2001). Leciona nos programas de pós-graduação em Administração (UFRGS), Ciência Política (UFRGS) e Políticas públicas (unipampa). Foi pesquisador visitante na Université Catholique de Louvain-la-Neuve (2009) e na Università di Firenze (2012).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1654356891323370

 

Prof. Fernando Felizardo Nicolazzi – Titular

Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas   –  Departamento: História

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004-2006) e professor adjunto de Historiografia Brasileira na Universidade Federal de Ouro Preto (2008-2011). Atualmente é professor associado I na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro dos Programas de Pós-Graduação em História da UFRGS e do Mestrado Profissional em Ensino da História/PROFHISTÓRIA. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado/LUPPA-UFRGS e pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade/NEHM-UFOP. Foi coordenador do GT Teoria da História e Historiografia/ANPUH-RS (2012-2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, historiografia moderna e historiografia brasileira.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2763150600907417

 

Profa. Carla Brandalise – Suplente

Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas   –  Departamento: História

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em História Política pelo Institut d’Études Politiques de Paris – Cycle Supérieur d’Histoire du 20ème Siècle. Fondation nationale des sciences politiques (FNSP)- (2003). Atualmente é professora associada de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História-UFRGS. Tem experiência na área de História Política, com ênfase em política contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Nações e Nacionalismos; Regimes, sistemas e partidos políticos; Regimes autoritários: ditaduras-fascismos; História do Tempo Presente. Membro da Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições à Democracia (REFAT); Membro do Grupo de Trabalho História Política da Anpuh-regional e nacional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3380240439932303

 

Profa. Gina Samoa Neves – Titular

Unidade: Colégio de Aplicação  –  Departamento:

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora de música – Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5861990141663531

 

Profa. Mônica Fagundes Acioli – Suplente

Unidade: Colégio de Aplicação   –  Departamento: Ciências Exatas e da Natureza

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999 – 2000), mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atuou como professora substituta no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005 – 2007). Foi Pesquisadora da Unidade Genotox – Royal, do Instituto de Educação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – Royal (2007 – 2011). Desde 2012, é professora da carreira de EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5483193262200791

 

Profa.  Luciani Somensi Lorenzi – Titular

Unidade: Escola de Engenharia   –  Departamento: Engenharia Civil

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Chefe do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Instituto de Desempenho da UFRGS. Doutora em Engenharia Civil na área de Construção: Desempenho de Edificações pela UFRGS, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, RJ) e Graduação em Engenharia Civil pela UFSM. Professor Adjunto do Curso de Engenharia Civil da UFRGS e pesquisadora do Grupo de Gestão e Economia da Construção do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE), área de Gestão de Projeto e Inovação. Membro Titular do Comitê Técnico para Produtos Inovadores do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (CT-SINAT Inovadores) – Ministério do Desenvolvimento Regional. Membro Fundador da Associação Brasileira de Patologia das Construções. Atual Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UFRGS. Atua nas áreas de Gerenciamento em Construção, Planejamento e Controle da Produção, Gestão da Qualidade, Gestão de Suprimentos, Gestão do Empreendimento, BIM, Inovação de Sistemas e Desempenho de Edificações Habitacionais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3986925647353215

 

Prof. Fabricio Mezzomo Collares – Suplente

Unidade: Faculdade de Odontologia –  Departamento: Odontologia Conservadora

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto de Materiais Dentários na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Dentários, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas adesivos, cimentos resinosos e partículas inorgânicas de carga.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1635123002008397

 

Profa. Maria Cristina da Silva Martins – Titular

Unidade:  Instituto de Letras  –  Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV:  Possui graduação em Letras Licenciatura Português-Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado em Filologia Românica na USP (2003-2004) e em Linguística Latina – Edição Crítica – na Universidade de Paris IV – Sorbonne (2010-2011). É professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em língua latina e integra o Grupo de Pesquisa Latium – da Universidade Federal de Uberlândia – MG e o Núcleo de Estudos de Tradução Olga Fedossejeva do Instituto de Letras – UFRGS.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5386443181433182

 

Profa. Sandra Denise Prado – Suplente

Unidade: Instituto de Física –  Departamento: Física

Ramal: ——     e-mail: ——–

CV: Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física Geral, com ênfase em Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: limite semiclássico, caos clássico e caos quântico e espalhamento caótico.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1439240219060111

 

Profa. Maria Paz Loayza Hidalgo – Titular 

Unidade: Faculdade de Medicina –  Departamento: Psiquiatria e Medicina Legal

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), especialização médica em Psiquiatria pela UFRGS/HCPA (1995), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Laboratório de Cronobiologia e Sono do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. De 2006 a 2012 foi Professora no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciência do Comportamento, atuando principalmente nas áreas: Cronobiologia (Ritmos Biológicos) e Psiquiatria. Desde 2012 recebe bolsa de produtividade pesquisadora no CNPq na categoria 2

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0406420832677193

 

Prof. Ariel Behr – Suplente

Unidade: Faculdade de Economia –  Departamento: Ciências Contábeis e Atuariais

Ramal: —–     e-mail: —–

CV: Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA), no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/EA/UFRGS) e no Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCont). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação; Sistemas de Informações Gerenciais; Sistemas de Informações Contábeis; Gestão de Custos; e Educação a Distância.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6735490077837110

 

Profa. Mônica Regina Garcez – Titular

Unidade: Campus Litoral Norte  –  Departamento: Interdisciplinar

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Engenharia Civil pela UFSM (1999), Mestrado em Engenharia Civil e Preservação Ambiental pela UFSM (2002) e Doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS (2007), com período sanduíche no Swiss Federal Laboratories for Material Testing and Research (EMPA-Dubendorf). Atualmente é Professora Associada do Departamento Interdisciplinar da UFRGS, docente permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS), e participa do programa de Internacionalização da UFRGS como professor visitante no Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1701104582931307

 

Prof. Felipe Kirst Adami – Suplente

Unidade: Instituto de Artes  –  Departamento: Música

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Felipe Kirst Adami é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Composição e em Piano, Mestrado e Doutorado em Composição Musical pela UFRGS. Tem experiência na área de música, com ênfase em composição musical e piano, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, arranjos, música contemporânea, orquestração, música brasileira, piano e música de câmara.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1065145779207862

 

Profa. Patricia Weidlich – Titular

Unidade: Faculdade de Odontologia  –  Departamento: Odontologia Conservadora

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Odontologia Conservadora – área Periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: periodontia médica, gestação e doenças periodontais, epidemiologia das doenças periodontais, dor e ansiedade em Periodontia, estratégias de intervenção para mudança de comportamento em Odontologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0519293945755903

 

Prof. Darci Barnech Campani – Suplente

Unidade: Escola de Engenharia  –  Departamento: Engenharia Mecânica

Ramal:  —–   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1978) e em Educação Física pela UFRGS (2008). Atualmente é Vice Presidente de Planejamento e Finanças da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), tendo sido Diretor de Resíduos Sólidos e representante do Brasil nesta diretoria por mais de 10 anos, Membro do Conselho Diretor da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Professor Associado I do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS, na área de Gestão Ambiental e Máquinas Agrícolas, atualmente é o Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS. Tem aperfeiçoamento em Projetos de Máquinas Agrícolas, pela UNICAMP, especialização em Planejamento Energético e Ambiental pela UFRGS , mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo IPH/UFRGS e doutor em Engenharia, área de concentração: Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa, pelo curso de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais da UFRGS. Tendo experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Gestão Ambiental.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9210468543907657

 

Profa. Raquel da Silveira – Titular

Unidade: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança  –  Departamento: Educação Física, Fisioterapia e Dança

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, ciência, lutas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7096433545647878

 

Prof. Benito Bisso Schmidt – Suplente

Unidade: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas  –  Departamento: História

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: É licenciado (1990) e bacharel (1992) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, mestre em História pela mesma instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002), com estágio no Centre d’Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne) (2001). Foi professor do Departamento de Biblioteconomia e História da Fundação Universidade do Rio Grande – FURG (1992-1993). Atualmente, é Professor do Departamento (desde 1994) e do Programa de Pós-Graduação (desde 2003) em História da UFRGS. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHIST (desde 2014). Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón Bolívar do Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine – IHEAL (Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014; professor convidado junto ao Department of Romance and Latin-American Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém, em maio de 2014, e ao Mestrado em Ciências Humanas da Universidad de la República (Uruguai), em maio de 2016; e Distinguished Fulbright Visiting Scholar na Emory University (EUA), de agosto a dezembro de 2017. Foi secretário (2002-2004) e presidente (2006-2008) da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História – ANPUH-RS. Integrou a diretoria da ANPUH nacional como segundo tesoureiro (gestão 2009-2011) e como presidente (gestão 2011-2013). Foi também vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral – ABHO e editor da revista História Oral (2010-2012). Dirigiu o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região entre 2008 e 2011. Integra o Grupo de Pesquisa “Teoria e Metodologia da História” e o Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), ambos vinculados ao CNPq. Ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História e pesquisa sobre temas como: gênero biográfico, história social da memória, história do trabalho, história das relações de gênero e ditaduras na América Latina. De fevereiro a dezembro de 2018, realizou estágio Sênior na Brown University (EUA), com bolsa CAPES.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3067875155143249

 

Profa. Rúbia Liz Vogt de Oliveira – Titular

Unidade: Colégio de Aplicação  –  Departamento: Humanidades

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professora de Filosofia do Colégio de Aplicação – CAp, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS. Mestre em Filosofia pela UNISINOS (Bolsista Prosup/Capes). Bacharel e Licenciada em Filosofia – UNISINOS. Licenciada em Letras – Português/Alemão (habilitação Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Alemã e Literatura de Língua Alemã) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisa nas áreas de Filosofia e de Educação: controvérsias, racionalidade soft, ensino de filosofia e educação de jovens e adultos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9913648760574805

 

Profa. Daniela Cesa Fracasso – Suplente

Unidade: Colégio de Aplicação  –  Departamento: Expressão e Movimento

Ramal: —–    e-mail: ——-

CV: Licenciada em Música e mestra em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora da área de Educação Musical do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2011. Coordenou a Educação de Jovens e Adultos na mesma instituição nos anos de 2015, 2017 e 2019. É integrante do Grupo de Pesquisa Música e Escola (UFRGS) e direciona seus estudos, principalmente, ao ensino de música na educação básica, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7453896513026876

 

Prof. Sergio Leandro dos Santos – Titular

Unidade: Faculdade de Arquitetura   –  Departamento: Design e Expressão Gráfica

Ramal:  ——   e-mail: ——

CV: Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, atua nos Cursos de Graduação em Design de Produto e Design Visual nas disciplinas de: Computação Gráfica I e Computação Gráfica II: Design de Produto. Já foi Coordenador dos cursos de Design desta Universidade (2014-2015 e 2017-2019). Título de Doutor (2016) e Mestre (2009) em Design & Tecnologia pelo PGDesign-UFRGS. Curso de Marketing pela Australian Pacific College (2006). Curso de Tecnologia de Informação pela Sydney School of Business & Technology (2004). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (2002). Tem interesse na área de Design Virtual de produtos, incluindo Computação Gráfica, Modelagem Tridimensional, Desenvolvimento de Software e Interfaces Digitais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2222563000280000

 

Prof. José Ribeiro Gregório – Suplente

Unidade: Instituto de Química –  Departamento: Química Inorgânica

Ramal: ——     e-mail: ——-

CV: Possui Bacharelado (1988) e Mestrado (1992) em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Chimie Organique et Organométallique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie, 1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, epoxidação, hidroformilação, hidrossililação, oleoquímica e química inorgânica. Também atua com formação de professores, a nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/5441094963904299

 

Representantes Discentes:

Sem representação discente indicada.