Centro Cultural oferece ingressos para a mostra A Vertigem do Cinema Moderno

Em parceria com a Fundacine, Cinemateca Capitólio Petrobrás e Prefeitura de Porto Alegre, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS começa, nesta sexta-feira (12/04), a distribuição de vale-ingressos para a mostra A Vertigem do Cinema, que acontece na Cinemateca Capitólio de 17 a 28 de abril. Serão disponibilizadas 110 cortesias distribuídas por ordem de chegada para o público geral no Centro Cultural da UFRGS a partir do dia 12 de abril das 9h às 18h.

Os  vale-ingressos devem ser apresentados na bilheteria da Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), no mínimo 1h antes da sessão que compõe a programação da Mostra de Abril. Após este horário, o vale-ingresso estará condicionado à lotação da sala. Para cada sessão, serão aceitas 50 cortesias.

Confira a programação especial de 2019 no site da Cinemateca Capitólio Petrobrás.

Sobre a mostra

De 17 a 28 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra A Vertigem do Cinema Moderno com filmes de diferentes períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diálogos com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock.

A programação apresenta a cópia restaurada de Um Corpo Que Cai e mais quinze longas-metragens, incluindo Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, Sem Sol, de Chris Marker, Dublê de Corpo, de Brian De Palma, A Estrada Perdida, de David Lynch, e Você e os Seus, de Hong Sang-soo.

A sessão de abertura, no dia 17 de abril, às 20h, apresenta o curta Vertigo Rush, do artista austríaco Johann Lurf e A Névoa Verde, dos canadenses Guy Maddin, Galen Johnson, Evan Johnson, que revisita o enredo do clássico de Hitchcock através de uma colagem de imagens encontradas e reaproveitadas de filmes antigos e programas de televisão rodados em San Francisco. A sessão será comentada pelo crítico, professor e montador Milton do Prado.

A inspiração da mostra é a pesquisa Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno, de Luiz Carlos Oliveira Jr, que investiga a recorrência do filme em toda a história moderna do cinema. O pesquisador participa de um debate após a exibição da obra de Hitchcock no dia 20 de abril, às 18h.

Deixe uma resposta

X