Centro Cultural recebe piano com projetos voltados para alunos da música

Numa época em que se lamenta a falta de tempo, a experiência de audição da música pode ser ofuscada pela fugacidade cotidiana. Como possibilidade de pausa dos compromissos rotineiros, aliada a apreciação de composições, o Solo Piano, novo projeto do Centro Cultural da UFRGS em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, busca resgatar o tempo da contemplação, do olhar e da escuta por meio de recitais de piano (da marca Kawai e manutenção da Person Pianos). A cerimônia de abertura da série acontece em 18 de setembro, às 17h, com saudação musical do professor e pianista Ney Fialkow.

Sempre às 12h30 da última segunda-feira de cada mês, o Espaço Paineira do Centro Cultural da UFRGS servirá de palco para recitais de piano de alunos de pós-graduação em música da UFRGS e eventuais convidados de outras instituições do país que se dediquem à construção de um portfólio musical. O curador da série, Ney Fialkow, receberá indicações de outros docentes e ainda selecionará os músicos sob o critério de desempenho acadêmico.

“Nós achamos a ideia esplêndida, abraçamos o projeto e temos orgulho que possamos, dentro da universidade, contar com um espaço qualificado, que expanda os horizontes para a comunidade acadêmica e geral, e permita a apreciação do repertório de piano. Além disso, é uma oportunidade para os próprios profissionais que estão se formando dentro do âmbito universitário”, expressou Fialkow.

Além dos recitais, o Centro Cultural também abre as portas para que alunos ligados ao Departamento de Música da UFRGS realizem ensaios no piano instalado no segundo andar do prédio, mediante agendamento por formulário online. As práticas poderão ocorrer de segunda a sexta-feira, entre 12h30 e 13h20 (exceto na última segunda-feira de cada mês, quando o espaço estará destinado aos recitais do Solo Piano).

Segundo a diretora do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Cláudia Boettcher, “a ideia do projeto é fazer com que as pessoas possam apreciar uma boa música durante o intervalo de almoço”. A chegada do piano até o Centro Cultural foi resultado da parceria entre o DDC-UFRGS, a Fundação Médica do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas.

Faça a reserva do seu ensaio ao piano clicando aqui.

Deixe uma resposta

X