Em pequena cerimônia na tarde do dia 30 de novembro, foram entregues os prêmios do 1º Concurso de Design do Centro Cultural da UFRGS, que integrou o conjunto de ações do projeto Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias em 2021. A iniciativa buscou estimular estudantes da Universidade a apresentarem projetos de design para a confecção de coletores de resíduos recicláveis e não recicláveis a serem incorporados ao mobiliário do Centro Cultural e seu entorno, no campus central.

Foram selecionados dois projetos, ambos desenvolvidos por estudantes do curso de Design de Produto: um para a área externa, de autoria de Eduarda Martins Turcato, Fernanda Palaoro Buttini, William de Almeida Peters e Gustavo Dias Machado; e outro para a área interna, elaborado por Artur Arend Guazzelli, Debora Renata de Moura Ramos, Pietro Cunha Goidanich e Brenda Cardoso Bosquetti.

Estiveram presentes na cerimônia de premiação a pró-reitora de Extensão da UFRGS, Adelina Mezzari, e os membros da comissão avaliadora Claudia Zanatta, professora do Instituto de Artes; Francisco Milanez, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); Lígia Petrucci, diretora do Departamento de Difusão Cultural (DDC-UFRGS) e do Centro Cultural; e Renata Manara Tonioli, arquiteta do Setor de Patrimônio Histórico.

O projeto “Lixo não é lixo”, do Centro Cultural, propõe um engajamento coletivo na revisão de nossos modos de vida, ratificando a educação ambiental como um processo multifacetado, cotidiano, plural e transversal. Neste ano, também foram realizadas mesas redondas, oficinas e outras ações virtuais que tematizaram questões relacionadas à produção e ao destino de resíduos, que ficaram disponíveis no canal do DDC-UFRGS no Youtube. O projeto terá sequência em 2022, quando também os projetos selecionados no concurso de design devem ser desenvolvidos e concretizados.

 

One Comment

Deixe uma Resposta

X