DDC promove Exposição e Seminário sobre as obras de Magliani

Maria Lídia Magliani foi a primeira mulher negra a formar-se na antiga escola de artes da UFRGS, em 1966. Como celebração à artista, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS reuniu parte de seu acervo, em parceria com os curadores Maristela Salvatori e Julio Castro, para a Exposição Idioma-imagem na gravura de Magliani. A mostra será realizada na Galeria Maria Lucia Cattani, espaço próprio para a exibição de trabalhos de artistas mulheres. A abertura acontece no dia 25 de abril, às 19h, no mesmo local.

Além da exposição, ocorrerá um seminário sobre as obras da pintora e desenhista pelotense a partir das 17h do dia 25 de abril, na Sala Fahrion (2º andar da Reitoria – Av. Paulo Gama, 110). A atividade contará com a presença de Angélica de Moraes, Julio Castro (Estudio Dezenove), Neiva Bohns (UFPel) e mediação de Maristela Salvatori.

A exposição Idioma-imagem na gravura de Magliani apresenta uma série de obras que carregam temas dramáticos como a dor e a solidão, características das gravuras de Maria Lídia Magliani. Além dessas temáticas, a artista visual firmou-se como uma das profissionais gaúchas de maior reconhecimento na área, por meio de um trabalho que ilustra a luta feminina.

Exposição

Galeria Maria Lucia Cattani
Térreo da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Abertura: 25 de abril de 2019, às 19hs
Visitação até 31 de julho de 2019
De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Seminário

Quando: quinta-feira, 25 de abril, 17h
Onde: Sala Fahrion – Segundo Andar da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Certificados mediante solicitação

Obras de Maria Lídia Magliani

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
X