A Confraria da Ilustração iniciou em março de 2018 no Instituto de Artes da UFRGS e em 2019 passou  fazer parte da programação mensal do Centro Cultural/DDC da UFRGS. Neste mês de maio ela retoma, de modo remoto, devido à pandemia do coronavírus e à paralisação de atividades presenciais da UFRGS. O primeiro encontro da edição deste ano será um bate-papo entre Eloar Guazzelli, ilustrador e escritor, e Laura Castilhos, professora no Instituto de Artes da UFRGS e idealizadora do projeto. Guazzelli tem inúmeros livros ilustrados no Brasil e no exterior e atualmente vive em Florianópolis.

O encontro será dia 17 de maio, às 19h, pelo Canal do DDC no YOU TUBE. A duração será de 60 minutos. A atividade é aberta e não há inscrição prévia.

Um dos objetivos da confraria é a analisar e refletir sobre a produção da ilustração nos livros infantis e juvenis de ilustradores e de diferentes gêneros literários – como contos, poemas, crônicas, romances e outras narrativas – e aproximar a ilustração ao ambiente acadêmico. Ainda que não se constitua em uma disciplina, pois seu formato é extensionista, esta atividade busca difundir e analisar a produção em ilustração e agregar profissionais, estudantes e público, interessados em atualizar seus conhecimentos e trocar experiências.

A Confraria volta a ocorrer bimensalmente. Além de Guazzelli estão previstos encontros com a ilustradora e escritora Marília Pirilo (17 de julho), residente no Rio de Janeiro, Rosinha Queiroz  (20 de setembro), ilustradora e escritora de Olinda e Leandro Assis (20 de novembro), roteirista, ilustrador e quadrinista, atualmente vivendo no Porto, Portugal. Nos anos anteriores contou com um ótimo público, cerca de 30 pessoas a cada encontro. Participaram da Confraria vários profissionais relacionados à  ilustração e literatura infantil e juvenil, entre eles, Aline Daka,  Annete Baldi, Andre Neves, Caio Riter, Celso Sisto, Elaine Maritza da Silva, Rodrigo Nuñez, Sílvia do Canto.

Deixe uma resposta

X